7 passos para ganhar o controle instrucional com a sua criança

Receba nossos conteúdos exclusivos

Intervenção baseada em Evidência Científica

Sumário

Esse texto é uma tradução resumida do trabalho do autor e analista do comportamento, Robert Scharamm. O texto trata sobre sete passos para ganhar o controle instrucional da criança. (Texto original)

****

Desafios dos pais

Quando os pais trabalham para ajudar suas crianças a superar os sintomas do autismo, muitos deles enfrentam muitos desafios em suas atividades diárias.

Como um consultor que trabalha com Análise do Comportamento Aplicada, eu raramente passo um dia sem que alguém me pergunte:

“Como faço minha criança _________?”

Essa pergunta termina com:

  • ficar sentada durante as refeições,
  • não correr para a rua;
  • usar o banheiro;
  • ou qualquer uma das milhares coisas que pedimos a uma criança autista para fazer. Mas que elas não fazem.
ganhar o controle instrucional
É comum os pais se sentirem frustrados quando não conseguem ganhar o controle instrucional da criança.

As principais dificuldades

De fato, todas essas perguntas são sintomas do mesmo problema. O ponto central destes problemas é que os pais ainda não sabem como ganhar o controle instrucional sob a criança.

E até que eles ganhem, a vida será seguirá sempre assim: tentando apagar os incêndios quando uma demanda é colocada.

Importância de ganhar o controle instrucional

Ganhar o controle instrucional é o aspecto mais importante de qualquer intervenção para crianças autistas e na relação com elas. Pois, sem isso, você estará sem poderes para consistentemente ajudar a guiar a sua criança.

A não ser que você seja capaz de driblar a criança a superar o seu desejo próprio e participar nas atividades de aprendizagem, de brincar que você propõe você não conseguirá ajudá-la de uma maneira efetiva.

O controle instrucional pode ser pensado como uma relação de trabalho positiva. Dependendo da sua escolha para a intervenção você pode ouvir que controle instrucional como um treino de complacência, desenvolvimento de uma relação de aprendizado, ou ganhar o respeito da criança.

Independente do tipo de intervenção que você usar, você não será capaz de ensinar nada se você não ganhar o controle instrucional e a disposição da criança em seguir os seus comandos.

Dependendo da versão de tipo de intervenção que você estiver seguindo, você terá algumas ideias sobre como ganhar o controle instrucional da sua criança.

Ideias gerais de como ganhar o controle instrucional da criança

Geralmente ganhar o controle instrucional envolve parear você mesmo com reforçadores e gradativamente adicionar instruções pequenas e simples a brincadeira.

Essas instruções geralmente são coisas que a criança já faz. Como são demandas que a criança irá seguir será fácil para você reforçar. Consequentemente, isso tornará a atividade mais reformadora e mais divertida.

Com o tempo você aumenta a dificuldade das tarefas, à medida que a criança estiver mais disposta a atender suas demandas.

Para algumas crianças isso é tudo que precisa para o começo de um bom relacionamento. Entretanto a grande maioria das crianças com autismo, essa técnica por si só é insuficiente para ajudar as famílias e profissionais que trabalham com estas crianças.

Para ajudar melhor essas famílias a desenvolverem o controle instrucional das crianças, eu comecei de forma pioneira a usar alguns métodos para resolver estes problemas. Essas orientações se tornaram uma série de 7 passos. Esses passos permite aos pais a terem o ambiente como um aliado na batalha contra o autismo.

ganhar o controle instrucional

Entenda como os 7 passos podem ajudar

Uma vez que você tiver sistematicamente usando estes passos no ambiente da criança, você não precisará mais controlar a criança ativamente. Pois o desejo natural da sua criança será em participar e se juntar as atividades, seguir as instruções e manter interações sociais.

A criança irá ativamente engajar em tarefas mais difíceis porque você terá ganhado dela o desejo de manter uma interação com você. Será somente quando a criança manter a interação com você que você começará a ensinar fora dos limites ao que a criança já está acostumada a aprender.

Os sete passos funcionam porque eles agem como uma barreira, bloqueando a criança de ter acesso a reformadores que ela não “trabalhou” para ganhar.

Isso deixa itens e atividades que agem como reforçadores só estarem disponíveis para que você usá-los aos comportamentos que você de fato quer aumentar. Entretanto a falha em aderir em pelo menos um dos 7 passos pode atrapalhar o equilíbrio e sua criança será capaz de achar um modo de evitar os benefícios do seu ensino.

Os 7 passos para ganhar o controle instrucional

  1. Em primeiro lugar, mostre a sua criança que é você que está no controle dos itens que ele quer acessar. Portanto, é você que decide quando ele pode tê-los.
  2. Em seguida, mostre a sua criança que você é uma pessoa legal. Dessa forma, faça cada interação que você tem com a criança uma experiência bacana. Pois, dessa forma ela irá querer seguir suas direções para ganhar mais tempo com você e compartilhar experiências.
  3. Mostre a sua criança que você é confiável. Então, sempre diga o que você quer dizer e signifique o que você quer dizer. Se você disser que a sua criança deve fazer algo, não deixe que ela acesse o reforçador, até que a demanda seja feita de maneira satisfatória. Isso inclui dar ajuda, se for necessário.
  4. Mostre a sua criança que ao seguir as direções será benéfico para a criança, para que ela obtenha aquilo que ela quer. Sendo assim, dê a sua criança direções fáceis sempre que possível. Em seguida, reforce suas decisões em participar nas atividades, seguindo as crianças em experiências bacanas depois de tomar decisões apropriadas.
  5. Nos estágios iniciais de controle instrucional com a sua criança, reforce estas respostas depois de cada resposta positiva. E depois do comportamento estabelecido reduza a frequência de comportamento.
  6. Demonstre que você sabe as prioridades da criança, tão bem como você conhece as suas próprias. Saiba aquilo que ela gosta, desgosta, o que gosta mais, menos, torne as necessidades da criança a sua prioridade, inclusive aquilo que ela precisa de aprender.
  7. Por fim, mostre a sua criança que ao ignorar suas instruções ou se ela escolher comportamentos inadequados não irá resultar na aquisição do reforçador.

Aprendendo mais

Você tem interesse em aprender mais técnicas para lidar com crianças autistas?

Então, você precisa conhecer nossos cursos. Aqui no IEAC oferecemos diversos tipos de cursos para pais, profissionais da área da saúde e educação que ajudam a entender mais a Análise do Comportamento Aplicada e como você pode usar as técnicas de forma prática no dia a dia. Clique aqui e conheça os cursos!