6 dicas para facilitar o aprendizado das crianças autistas

Receba nossos conteúdos exclusivos

Intervenção baseada em Evidência Científica

Sumário

O aprendizado das crianças autistas pode ser um processo permeado de dificuldades, e o momento de ensiná-las a ler e soletrar podem ser um grande desafio.

Ainda que o autismo não afete a capacidade de as crianças aprenderem, o transtorno costuma interferir na maneira como elas aprenderão. Dessa forma, podendo ser uma barreira para o aprendizado de forma tradicional.

Por que há dificuldade no aprendizado das crianças autistas?

As informações são processadas diferentemente nos cérebros das crianças de desenvolvimento típico e atípico. Sendo assim, elas variam bastante a forma de assimilação das informações de uma criança autista para outra.

Algumas crianças autistas aprendem melhor com os sons, outras têm dificuldades para diferenciar os sons. Já outras compreendem melhor com figuras em vez de palavras, enquanto outras têm dificuldades com sequências de palavras, números e etapas…

Por esse motivo, o aprendizado das crianças autistas deverá ser realizado de acordo com as características particulares da criança, usando técnicas simples, seguindo o passo a passo, com o objetivo de envolver ativamente as crianças no processo de ensino.

Algumas dicas para facilitar o aprendizado e ensinar leitura e ortografia para as crianças autistas são:

aprendizado das crianças autistas

1. Use a instrução direta

Ensine os conceitos e as habilidades de uma maneira sistêmica, seguindo o passo a passo. Assim, a criança domina o conteúdo de maneira ordenada.

Portanto, diga à criança exatamente o que ela precisa saber e faça revisões periódicas sobre o que foi ensinado anteriormente, para evitar que haja lacunas nas etapas de ensino.

2. Comece pelos conceitos mais fáceis

Para ensinar os conceitos para a criança, comece pelos mais fáceis. Em seguida, passe para os mais complexos somente quando a criança tiver dominado bem os anteriores.

3. Use recursos sensoriais no aprendizado das crianças autistas

Como cada criança autista aprende de uma maneira, faça uso dos recursos sensoriais, como visão, som, toque, de acordo com o que for mais adequado para a criança.

Algumas delas são visuais e preferem ver o que estão aprendendo, outras são auditivas e lidam melhor com as instruções verbais, outras são mais práticas e preferem tocar e manipular os itens.

4. Use exemplos simples e claros

Crianças autistas costumam ter dificuldades para compreender ideais abstratas, tendendo a interpretar tudo de forma literal.

Portanto, devem ser usados exemplos concretos, para evitar que elas se confundam, e simples, pois algumas delas não processam bem as informações quando recebem muitos dados ao mesmo tempo.

5. Registre o progresso da criança

É importante que sejam coletados e analisados periodicamente dados sobre o progresso da criança em relação ao aprendizado, seja por meio de tabelas, gráficos ou outros recursos, como colar adesivos em cada lição aprendida.

6. Faça elogios

Por fim, a cada conteúdo corretamente assimilado pela criança, use palavras simples de encorajamento. Por exemplo, como “Muito bem”, “Bom trabalho”, “Excelente”, para estimular a confiança e a autoestima da criança, de forma que ela se mantenha motivada para continuar aprendendo.

aprendizado das crianças autistas
via GIPHY

De fato, o aprendizado das crianças autistas é cheio de desafios. Mas quando ela conta com uma equipe e pais dedicados ao seu desenvolvimento, os empecilhos se tornam muito menores!

Por isso, nós oferecemos diversos cursos e treinamentos voltados para pais e profissionais que trabalham com o desenvolvimento de crianças e adolescentes atípicos. Quer saber mais? Então, clique aqui e conheça nossos materiais que podem ajudar no aprendizado!

Texto baseado em: https://blog.allaboutlearningpress.com/teach-reading-autistic-child/