Como ensinar a imitação para as crianças autistas

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Intervenção baseada em Evidência Científica

Sumário

A dificuldade com o desenvolvimento das habilidades sociais e de comunicação, incluindo a imitação, é uma das características das crianças com atraso no desenvolvimento, como o autismo.

A imitação é uma forma rápida e eficiente de aprender novas habilidades. Ela trabalha por meio da observação e repetição de comportamentos, gestos, expressões e falas das pessoas ao redor.

Crianças de desenvolvimento típico aprendem muitas habilidades observando seus pais, cuidadores, irmãos, colegas, já que essa é uma forma de aprendizado fácil para elas. Porém, isso é diferente para crianças autistas que muitas vezes precisam ser ensinadas a imitar as outras pessoas.

Como ensinar a imitação?

O ensino da imitação deve ser realizado com base nos princípios básicos da Análise de Comportamento Aplicada (ABA), seguindo os passos abaixo:

1- O instrutor (pai, cuidador, profissional) apresenta um exemplo de comportamento desejado;

2- O instrutor pede para a criança repetir o comportamento exemplificado;

3- Depois que a criança imitar o comportamento, o instrutor deve entregar um reforço. Por exemplo, como um brinquedo, um alimento, um elogio, fazer cócegas;

4- O instrutor repete as etapas anteriores diversas vezes usando menos avisos gradativamente para que a criança repita os comportamentos exemplificados, até que ela seja capaz de imitar de forma independente;

5- O instrutor deve considerar como corretas as tentativas da criança cada vez mais próximas do que foi solicitado, até que criança consiga imitar exatamente o comportamento que foi apresentado.

Exemplo de imitação

Para exemplificar, apresentamos abaixo uma situação do dia a dia de uma criança imitando a sua mãe:

A mãe cobre o rosto com as mãos e depois remove rapidamente mostrando um sorriso no rosto e dizendo “Achou!”. A criança tenta repetir o que a mãe fez. Porém, ela tem dificuldade para coordenar os movimentos apresentados pela mãe.

A mãe fornece orientações à criança sobre como cobrir e revelar o rosto. Além disso, a cada tentativa da criança, a mãe faz elogios. Os elogios são feitos mesmo tendo fornecido ajuda. A mãe realiza esse processo diversas vezes até que a criança consiga repetir os movimentos independentemente.

Assim que a criança conseguir imitar o primeiro movimento apresentado pela mãe sozinha, a mãe começa a mostrar movimentos mais complexos. Quando a criança conseguir a imitar sozinha os movimentos mais difíceis, a mãe elogiará apenas o comportamento mais complexo.

Dicas para ensinar imitação para crianças autistas

Como já mencionamos acima, ensinar a imitação para crianças com atraso no desenvolvimento não é um processo tão simples como para as outras crianças. Por isso apresentamos algumas dicas:

  • comece ensinando movimentos motores grossos, que envolvem estruturas musculares maiores, pois eles são mais fáceis de serem compreendidos pela criança;
  • forneça as orientações para a criança imitar o movimento imediatamente, de forma que ela copie o movimento preferencialmente após 3 segundos;
  • misture movimentos diferentes, variando os comportamentos que estão sendo ensinados;
  • depois que a criança conseguir imitar os movimentos motores grossos, passe para as ações motoras finas. Dessa forma, peça para ela imitar pequenos movimentos das mãos e dos pés;
  • com o tempo, adicione objetos aos movimentos a serem imitados pelas crianças, eles são bem úteis para ensinar habilidades interativas de  jogos.

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Texto baseado em: https://www.mayinstitute.org/news/acl.html?id=393