Como ensinar habilidades matemáticas com a ABA

Receba nossos conteúdos exclusivos

Intervenção baseada em Evidência Científica

Sumário

No artigo de hoje, vamos falar sobre uma pesquisa que foi publicada na revista internacional Journal of Applied Behavior Analysis (Revista de Análise do Comportamento Aplicada), intitulada “Ensinar habilidades matemáticas a estudantes em risco usando o ensino por pares”.

Como foi realizado o estudo

Esse estudo foi elaborado pelos autores Kristen Mayfield e Timothy Vollmer, nos Estados Unidos, com dois propósitos principais:

1) avaliar se os ganhos acadêmicos poderiam resultar de uma intervenção de tutoria de pares que não incluísse os componentes comuns de tutoria de pares em sala de aula; e

2) implementar a tutoria de pares com crianças previamente maltratadas.

Portanto, participaram da pesquisa quatro crianças, sendo que duas delas viviam com os familiares e as outras duas viviam em um lar para crianças órfãs.

As crianças tinham entre 9 e 16 anos de idade e estavam matriculadas em escolas de ensino regular e de ensino especial.

Durante o estudo, as crianças receberam um valor em dinheiro por cada resposta correta que fosse colocada em uma planilha, relacionada a uma tarefa matemática. O valor recebido foi usado posteriormente pelas crianças para elas comprarem itens de suas preferências.

Mas, as crianças não receberam instrução formal e durante a intervenção o pesquisador ensinou uma criança sobre uma habilidade usando estímulos e reforços.

Quando a sessão de tutoria terminou, a criança completou a planilha e, depois que preencheu a planilha com 100% de precisão, ela passou a ensinar outra criança da mesma maneira.

Ou seja, esse foi um dos pontos mais importantes dessa pesquisa, já que uma criança passou a ser a tutora de outra.

No final da pesquisa, as quatro crianças apresentaram um aumento de habilidades. Além disso, mantiveram suas habilidades matemáticas mesmo após o término da intervenção.

ensinar habilidades matemáticas
via GIPHY

ABA ajuda a ensinar habilidades matemáticas?

Desse modo, esta pesquisa comprovou que as técnicas na Análise de Comportamento Aplicada (ABA) são eficazes para ensinar uma variedade de habilidades para qualquer pessoa, independentemente da sua idade, capacidade ou situação de vida.

Aprender habilidades básicas de matemática é essencial para a vida de qualquer pessoa, pois está relacionado com a capacidade com que ela se relacionará com o mundo e as pessoas ao seu redor.

E a ABA, sem dúvida, é apontada como a alternativa mais eficiente para facilitar o processo de aprendizagem e garantir o domínio dessas habilidades, a exemplo do que foi descoberto com a pesquisa que citamos neste artigo.

Você tem desejo em aprender mais sobre ABA? Então, clique aqui e conheça todos nossos cursos, tanto para pais de crianças com atraso no desenvolvimento, quanto para profissionais que trabalham ajudando o desenvolvimento dessas crianças.

Texto baseado em: https://appliedbehavioralstrategies.wordpress.com/2012/01/05/using-aba-to-teach-math/