É possível fazer ABA? A resposta definitiva para essa dúvida!

Receba nossos conteúdos exclusivos

Intervenção baseada em Evidência Científica

Sumário

Para começarmos é já importante entender que não é possível alguém fazer ABA.

A Análise do Comportamento Aplicada é uma ciência, através da qual se desenvolvem técnicas e métodos para lidar com as mais diversas nuances relacionadas ao comportamento humano socialmente relevante.

Dessa maneira, se você já ouviu de alguém que essa pessoa faz ABA ou se você mesmo já usou essa expressão, saiba que essa colocação não está correta.

Não é possível fazer ABA porque não é assim que a Análise do Comportamento funciona. Por isso, usar essa expressão, seja no caso de quem é atendido por um Analista do Comportamento ou no caso de alguém que realiza intervenções baseadas na mesma, não é adequado.

Mas, vamos explicar porque não é possível que uma pessoa afirme que faz ABA.

O que é ABA?

Hoje a intenção é explicar para você que está lendo esse artigo porque não é possível “fazer ABA”.

Não dá para sair por aí afirmando que alguém faz ABA. Isso porque a Análise do Comportamento não é uma coisa que eu possa pegar, fazer e levar de um local para o outro.

A Análise do Comportamento, como já dissemos, é uma ciência que se preocupa em compreender e explicar o comportamento humano a partir de métodos, técnicas e princípios próprios.

A Análise do Comportamento pode ser dívida em duas:

  • a Análise do Comportamento Aplicada, a ABA;
  • e a Análise do Comportamento Experimental.

A Análise do Comportamento se preocupa em explicar e compreender os comportamentos humanos que são socialmente relevantes. Isso quando estamos nos referindo à ciência aplicada. Ou seja, a Análise do Comportamento Aplicada.

é possível fazer ABA?
via GIPHY

Existe também a Análise do Comportamento Experimental. Essa vertente da Ciência do Comportamento por sua vez é aquela que trata de estudar o comportamento humano através de experimentos em ambientes controlados.

Entretanto, devemos ressaltar que o foco deste artigo e do ensino aqui no Instituto de Educação e Análise do Comportamento – IEAC é a ABA.

Ou seja, a Análise do Comportamento Aplicada, que trata dos comportamentos humanos em contextos socialmente relevantes.

Então, não dá para fazer ABA porque ela é uma ciência. Logo, não é um pacotinho que uma pessoa paga, faz e transporta consigo para algum outro lugar.

é possível fazer ABA?
via GIPHY

A Análise do Comportamento Aplicada é um conjunto de métodos, técnicas e princípios baseados na Ciência do Comportamento. Dessa forma, eles servem para criar intervenções com propósito de fazer a pessoa em tratamento aumentar o seu repertório comportamental através delas.

É possível o Analista do Comportamento fazer ABA?

O que um especialista em Análise do Comportamento Aplicada faz então? Pode ser que você esteja se perguntando.

Pois bem, esse profissional é aquele que vai utilizar os princípios e os procedimentos da Análise do Comportamento para então ensinar novos comportamentos para alguém que esteja sob o atendimento do mesmo.

Essa pessoa em tratamento pode ser tanto uma criança, com desenvolvimento atípico ou não. Mas também pode ser uma pessoa já adulta.

Isso significa que o Analista do Comportamento é a pessoa que realizou seus estudos para que pudesse conhecer o que a Ciência do Comportamento propõe e como utilizar isso para montar as melhores intervenções para que a pessoa em tratamento possa ampliar o seu repertório comportamental.

E para fazer isso, uma vez que essa não é uma profissão regulamentada em nosso país, o ideal é que o interessado invista em uma pós-graduação em Análise do Comportamento Aplicada.

Todavia, não é necessário que a graduação anterior do interessado seja necessariamente em Psicologia para que o mesmo possa se tornar um Analista do Comportamento.

Portanto, para fazer uma pós-graduação em Análise do Comportamento Aplicada o interessado por ter se formado anteriormente em qualquer área do conhecimento.

A pessoa em tratamento faz ABA?

E sob o ponto de vista das pessoas que recebem as intervenções de um Analista do Comportamento durante o tratamento que fazem com o mesmo? Essas pessoas podem dizer que fazem ABA?

Na verdade, o que acontece é que a pessoa em tratamento com um Analista do Comportamento especializado na Análise do Comportamento Aplicada também não faz ABA.

Essa pessoa recebe as intervenções que são escolhidas pelo profissional em Análise do Comportamento Aplicada para que possa aprender novos comportamentos a partir daquilo que é proposto pela Ciência do Comportamento.

Essa pessoa também não está fazendo ABA.

Ela está fazendo, na verdade, o acompanhamento com um profissional Analista do Comportamento.

Dessa forma, ela será capaz, de acordo com as intervenções realizadas por ele, de aumentar o seu repertório comportamental. Ou seja, de aprender novos comportamentos que sejam socialmente relevantes.

fazer aba é possível?

E o que é comportamento socialmente relevante, afinal?

Para a Análise do Comportamento Aplicada, comportamento socialmente relevante é qualquer interação entre uma pessoa e o ambiente em volta dela que possa ser caracterizado por uma alteração considerável em um determinado período de tempo.

O resultado disso deverá ser uma alteração no comportamento que possa ser medida e observada em ao menos um aspecto do desenvolvimento da pessoa.

Isso significa, portanto, que comportamento são todas as coisas que uma pessoa faz: ler, escrever, falar, andar, e qualquer outra coisa.

Assim, um comportamento socialmente relevante, que é o objeto de estudo da Análise do Comportamento Aplicada, é qualquer ação de um indivíduo onde ele interage de alguma forma com o meio ambiente no qual está inserido ou com seus pares.

Agora você já sabe que uma vez que a Análise do Comportamento Aplicada é uma ciência através das quais os comportamentos humanos socialmente relevantes são estudados fica mais fácil entender porque não adequada falar algo sobre “fazer ABA“.

Se você gostou deste artigo e quer saber mais sobre a nossa pós-graduação em Análise do Comportamento e sobre o acompanhamento de crianças com desenvolvimento atípico, fique de olho no nosso conteúdo.

Continue acompanhando as nossas publicações e confira as nossas postagens anteriores.

Caso tenha alguma dúvida ou deseje compartilhar algo conosco, se sinta a vontade para poder deixar seu comentário aqui embaixo!