O que é o Protocolo VB-MAPP

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Intervenção baseada em Evidência Científica

Sumário

Você conhece o protocolo de avaliação VB-MAPP? Este é um protocolo muito utilizado dentro da análise de comportamento aplicada. Se você tem um aluno ou filho com autismo ou trabalha dentro da área de análise do comportamento, você já deve ter lido a avaliação desta criança.

Por isso, separamos este artigo para você conhecer mais sobre este protocolo e saber os tipos de avaliações dentro dele e quando aplicar.

Conhecendo mais sobre o VB-MAPP

Se você ainda não tem esta avaliação do seu filho ou aluno autismo cobre do seu profissional responsável.

Pois esta é um protocolo de extrema importância e deve ser realizado na criança para sabermos qual o repertorio dela, e o que ela de fato sabe.

E como sabemos, na análise do comportamento aplicada nos trabalhamos com dados reais e não com especulações.

E uma forma de conseguir estes dados é através da avaliação VB-MAPP, aplicada por um profissional competente com dados reais sobre os níveis de desenvolvimento da criança. Esta avaliação também é uma das utilizadas dentro do protocolo de análise do comportamento.

Veja bem, nós sempre podemos utilizar outras avaliações para complementar e obter um resultado ainda mais amplo.

Outros protocolos de avaliação que podem ser usados além do VB-MAPP são ABBLS, AFFLS, entre outras e tudo depende do tipo de dado que você que extrair.

Mas como sabemos qual avaliação usar?

Isso vai depender da idade da criança e do seu nível de funcionalidade.

O profissional que irá aplicar o protocolo que tem o dever de saber qual abordagem será a mais eficiente.

Além disso, o VBMAPP é muito conhecido pela sua avaliação de marcos. Mas o que seria isso?

Esta é uma avaliação para ver em que ponto a criança está em comparação a uma criança de desenvolvimento típico.

Com isso, eu vou fazer esta comparação com base nos protocolos e ver se a criança tem um nível de desenvolvimento em determinado momento da sua aprendizagem.

Um exemplo, minha criança tem 5 anos, mas ela tem um desenvolvimento em marco de uma criança de 0 a 18 meses.

O VB-MAPP utiliza esta métrica porque ele mede o desenvolvimento, esta avaliação se divindade em níveis 1, 2 e 3.

  • Nível 1: 0 a 18 meses
  • Nível 2: 18 a 30 meses
  • Nível 3: 30 a 48 meses

Isso quer dizer que eu só vou realizar o protocolo em crianças com até 48 meses?

Não, pode acontecer de a criança ter 7 anos, mas no VB-MAPP apresentar um marco de desenvolvimento de 30 meses, por exemplo. 

Veja também os Estágios do Desenvolvimento da Linguagem.

Por isso, na hora de decidir qual protocolo utilizar, você precisa ter alguns parâmetros e conhecer a fundo a criança.

Mas o VB-MAPP é só isso? É somente uma avaliação de marcos?

Errado ele possui outros componentes que vamos apresentar a seguir.

Componentes do VB-MAPP

Um dos componentes presentes é a avaliação de barreiras. Esta avaliação é onde nós observamos 24 áreas que podem estar prejudicando o desenvolvimento da nossa criança, muitas vezes nos tentamos ensinar algo para esta criança, mas ela está com alguma barreira de aprendizagem.

É preciso limpar estas barreiras, e para isso o VB-MAPP estabeleceu esta lista com 24 itens que podem estar atrapalhando o desenvolvimento.

Nas avaliações de barreiras você desenvolve uma lista de 0 a 4 para cada barreira e assim determina em qual nível está a criança.

É necessária sim analisar cada uma das 24 barreiras para se ter um panorama mais geral da criança.

Outro componente do VB-MAPP é a avaliação de transição. Este não é muito utilizado no Brasil pois nosso sistema de ensino é diferente dos Estados Unidos, de onde o protocolo foi exportado. Porém a avaliação de transição é quando a criança sai do ensino especial e vai para o regular.

E como saber se a criança está pronta para isto? Com a avalição de transição.

Mas um protocolo utilizado dentro do VB-MAPP é o plano de ensino individualizado. Sendo aqui aonde nós escrevemos de fato o nosso plano de ensino individual para cada criança que acompanhamos.

Task Analysis

O Task Analysis, ou análise de tarefas no português, também faz parte dos componentes  de avaliação do VB-MAPP.

E que seria? Aqui nós pegamos uma habilidade maior e dividimos ela em pequenos pedaços para conseguir chegar no meu objetivo final que é uma habilidade maior. Então eu escrevo meus objetivos de ensino individual com base no meu Task Analysis.

Não se deve tirar da cabeça o que você vai ensinar para a criança autista, você deve se basear em planos de ensino previamente planejados.

Se deve sempre pensar quais são os pequenos objetivos para chegar no meu objetivo maior.

Dentro da análise do comportamento a intervenção que mediamos deve se dar de forma individualizada.

Não há como fazer um plano de ensino único para 10 crianças diferentes. A avaliação VB-MAPP depende do repertório de cada criança.

Uma criança pode levar de 10 a 15 horas para realizar a prova completa, pois ela é bem extensa, mas de extrema importância.

A prova é difícil de ser concluída sim, a criança vai ficar cansada, estressada mas cabe ao mediador contornar essas dificuldades.

E nós não podemos apenas confiar em avaliações clínicas, dentro da analise do comportamento protocolos como VB-MAPP nos ajudam a obter dados mais completos e proporcionar um trabalho personalizado voltado para o perfil daquela criança.

Mesmo se seu profissional terapeuta for experiente, não deixe de realizar a avaliação VB-MAPP , com ele você só estará favorecendo sua criança.

As coisas devem ser testadas, e como nos vimos esta avaliação possui uma série de protocolos que analisam diferentes níveis de desenvolvimento da criança. Devemos registrar, anotar e estudar, com isso, elaborar uma intervenção com base no comportamento aplicado.

Neste artigo você ficou sabendo dos componentes presentes no VB-MAPP, e sua importância na preparação de um plano de ensino individualizado.

Se você gosta de saber sobre os protocolos de avaliação disponíveis para a execução de uma intervenção personalizada, continue nos acompanhando, em breve traremos outras formas de medir o desenvolvimento da sua criança e a melhor abordagem para cada resultado.

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