Como ganhar o controle instrucional da criança? Super dicas que funcionam!

Receba nossos conteúdos exclusivos

Intervenção baseada em Evidência Científica

Sumário

O controle instrucional da criança é um desafio para muitos pais, terapêuticos e professores. Estimular a criança autista a aprender é uma tarefa muito grande, já que ela tem um atraso no desenvolvimento dificultando o seu interesse pelos estudos.

O modo que se ensina a uma criança com desenvolvimento natural é diferente para uma que tem autismo.

Por isso, a dúvida de muitos pais e outros profissionais é como ter o controle instrucional da criança para que ela aprenda e desenvolva interesse pelas atividades?

Decerto, é necessário criar coisas para estimular o desejo e atrair a atenção da criança, a comunicação com ela é mais ativa.

Confira nesse artigo dicas que irão te ajudar a ganhar o controle instrucional da criança.

6 passos para ganhar o controle instrucional da criança

controle instrucional da criança

1° Dica: Fazer atividades engraçadas

É fundamental que as atividades tenham um conteúdo que venha estimular a criança. Pois, ela precisa de ferramentas que chamem a atenção dela.

Dessa forma, você consegue ter um controle instrucional da criança. De tal forma que esse modo de ensinar ajuda na disciplina.

Você não precisa de forma obrigatória ficar em uma mesa para ter um controle, pois tem diversas maneiras para fazer fora da mesa.

Você pode sentar no chão ou em outro lugar que vai ser mais confortável para a criança aprender e você ter o controle instrucional da criança.

Inventar histórias auxiliam na integração da criança com as atividades pedagógicas.

Caso a criança ainda não tenha aprendido o alfabeto, pode usar figuras e objetos para criar histórias divertidas para ela.

Pode fazer cartolinas para representar e ainda pedir a ajuda da criança para o desenvolvimento das habilidades motoras e visuais.

Dentro das atividades engraçadas inclua perguntas para motivar o interesse pelo aprendizado.

Você precisa ser criativo para obter o controle instrucional da criança, pois sabemos que não é fácil. Mas vale a pena!

2° Dica: Objetos que sejam legais

Os objetos fazem parte desse processo. Portanto, para atrair a visão da criança, o ambiente precisa estar preparado para essa intervenção.

Uma das dificuldades para o controle instrucional da criança é por causa do ambiente que não tem os utensílios certos.

É um modo de incentivar a criança a fazer as atividades e explicar que depois que terminar ela pode brincar com os objetos que mais gosta.

Uma dica importante é dar brinquedos que façam a criança interagir, se comunicar e explorar a imaginação.

Apresente objetos que você vai ter que mostrar como usa, interaja e mostre as formas divertidas de brincar, dessa forma evite que ela brinque sozinha.

Oferecer brinquedos que possam estimular ainda mais a suas habilidades é fundamental e hoje na internet podemos encontrar diversos tipos de objetos.

controle instrucional da criança

3° Dica: Tarefas fáceis

A importância de observar o que a criança autista já sabe fazer auxilia nas atividades, pois você pode começar com tarefas que ela já conheça e depois ir progredindo gradualmente para outras atividades mais difíceis. Desse modo, o controle instrucional da criança fica menos complicado.

Você deve estar sempre atento na atividade que a criança estiver fazendo, pois elas gostam de colocar tudo na boca.

Então, é indispensável não perder de vista enquanto estiver fazendo as tarefas, para que não aconteça nenhum problema.

O principal objetivo

O objetivo não é fazer a criança aprender tudo de uma vez e o mais rápido possível, mas é fazê-la se comunicar com outro ser humano.

O processo é lento e requer paciência, pois a criança autista precisa ver uma empolgação no adulto que está ensinando.

Para que consiga que ela faça as tarefas mesmo que fáceis você necessita estar motivado e fazer uma interação divertida, assim é possível ganhar o controle instrucional da criança e ainda ajuda ela a desenvolver suas habilidades motoras, auditivas, cognitivas entre outras.

controle instrucional da criança

4° Dica: Aumentar gradativamente o nível de dificuldade

Para aumentar a dificuldade é essencial a disciplina nas atividades. Portanto, é importante não se limitar, sempre que possível acrescente outras tarefas além das que a criança já sabe para que venha melhorar o desenvolvimento dela e ajudando você no controle instrucional da criança.

Mas é preciso um cuidado no momento que você deseja dar tarefas mais difíceis para ela.

Uma vez que devem ser atividades que a criança não perceba que o nível está aumentando e criando dificuldades para ela.

De todo modo, mantenha uma postura sempre positiva mostrando que a criança é capaz de enfrentar novos desafios.

Sempre perceba as necessidades da criança, então não seja indiferente e nem tente impor níveis mais difíceis sendo que ela ainda não consegue.

Esteja atento à idade que a criança tem, cada fase tem o seu nível de dificuldade, faça atividades de acordo com a ocasião.

5° Dica: Observar os sinais da criança

Você que trabalha ou cuida de uma criança autista no processo de controle instrucional da criança é importante se atentar aos sinais que ela dá.

Quando ela não quer mais aprender, você não pode forçar para não dificultar o aprendizado dela.

Pois, a criança precisa aprender de forma interativa. Sendo assim, se ela começar a ter comportamentos demonstrando que não quer mais fazer alguma atividade, é melhor parar imediatamente.

Mesmo que ela ainda não tenha feito totalmente a atividade, isso faz parte do controle instrucional da criança.

Pare as atividades antes que a criança comece a ficar irritada ou a chorar, sabemos que o cuidado para que ela não se estresse é importante.

Tudo tem que cooperar para o progresso das habilidades da criança autista, pois é um processo de construção.

controle instrucional da criança

6° Dica: Terminar a atividade enquanto está legal

A criança tem que ver as atividades como um momento divertido do dia dela, por isso a importância de terminar enquanto está legal.

Quando as tarefas são vistas como algo que deixa ela entusiasmada, é mais fácil fazer ela querer aprender todos os dias.

Toda criança que aprende algo e acaba gostando do que aprendeu, sempre vai querer fazer aquela atividade mais vezes.

Dessa forma, quando as atividades param enquanto está legal, a criança vai querer continuar e você diz que no outro dia continuam.

A criança vai continuar motivada e vai incentivar ela a interagir com tarefas divertidas e com outra pessoa.

Agora você tem as dicas que irão te ajudar como ganhar o controle instrucional da criança, se você cumprir o passo a passo ficará mais tranquilo o processo.

Gostou desse conteúdo? Então, continue nos acompanhando para aprender sempre coisas novas! Caso tenha alguma dúvida ou queira fazer alguma observação, deixe o seu comentário!