Pensando no bem-estar e na segurança das pessoas com transtornos do desenvolvimento, como o autismo, recentemente foi criado, na comunidade internacional, um novo acessório para sinalizar discretamente a presença dos transtornos em pessoas que estiverem realizando viagens, passeios, compras: o cordão de girassol.
O que é o cordão de girassol
Ele corresponde a uma faixa estreita verde, parecida com os cordões usados em crachás, estampada com desenhos de girassóis.
Por meio do uso do cordão, as pessoas que apresentarem transtornos do desenvolvimento estarão enviando uma mensagem discreta para as equipes dos estabelecimentos de que elas poderão necessitar de suporte especial em virtude dos seus atrasos, que muitas vezes não podem ser percebidos imediatamente.
O uso do cordão de girassol já foi adotado por diversos estabelecimentos da comunidade internacional, como, por exemplo, aeroportos, ferrovias, supermercados, atrações turísticas, dentre outros.
No caso dos países do Reino Unido, que já adotaram o uso do acessório, a iniciativa está sendo, inclusive, apoiada por diversas instituições de caridade internacionais, como, por exemplo, Royal National Institute of Blind People, Alzheimer Society, National Autistic Society e Action on Hearing Loss.
Benefícios do cordão de girassol
Dentre os benefícios de usar o cordão, para as pessoas com atraso no desenvolvimento, estão:
- direito de receber informações mais detalhadas sobre os serviços oferecidos pelos estabelecimentos;
- ajuda para ler as placas de sinalização presentes nos estabelecimentos e para locomover-se pelos locais;
- atenção especial para não precisar passar pelos processos rotineiros de segurança dos estabelecimentos;
- possibilidade de não permanecer nas filas caso isso seja algo desconfortável para a pessoa;
- direito de permanecer em salas voltadas para esse público, com mais tranquilidade e menos barulho;
- além disso tudo, mais tempo para preparar-se no check-in dos aeroportos.
Como obter o cordão de girassol
Caso você esteja em algum país que já tenha o adotado, para obter o acessório basta entrar em contato com os serviços de atendimento ao cliente dos estabelecimentos com antecedência para obter mais detalhes . Mas também pode ir diretamente aos balcões de atendimento.
De fato, é importante termos contato com medidas como esta que têm sido adotadas em países onde a preocupação com a assistência e a segurança das pessoas com transtornos de desenvolvimento é mais forte e presente.
Afinal, seria muito interessante que o uso do cordão de girassol passasse a ser utilizado também em nosso país. Pois isso certamente representaria mais uma conquista para essas pessoas, que muitas vezes carecem de suporte especial pelo fato de o seu atraso não ser tão evidente ou mesmo pela desinformação daqueles que os cercam.
Para adquirir um cordão de girassol, indicamos um site que confecciona cordões personalizados: https://primeset.com.br/
Texto baseado em: https://www.rnib.org.uk/rnibconnect/hidden-disabilities-lanyard