Linguagem, fala e comunicação de crianças autistas

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Intervenção baseada em Evidência Científica

Sumário

Há uma certa confusão por aí entre conceitos como “linguagem”, “fala” e “comunicação”. De fato, é pouco falado sobre o que cada uma dessas coisas significam. E, assim, é comum vermos as pessoas usando estes três conceitos como se significassem a mesma coisa.

Neste artigo, vamos te explicar as diferenças entre linguagem fala e comunicação de crianças autistas, mostrando o que cada um desses conceitos quer dizer e a importância de que todo profissional que deseja trabalhar com crianças e adolescentes com atraso no desenvolvimento estude sobre isso. 

O que é linguagem?

Para entendermos o que é a linguagem e, portanto, como ela se relaciona com a fala, audição e comunicação, é  necessário entender exatamente o que a linguagem significa.

A ASHA (Associação Americana de Fala-Linguagem-Audição) diz que a “linguagem é um comportamento governado por regras. É definida pela compreensão e/ou uso de um sistema: falado (escuta e fala), escrito (leitura e escrita) e/ou outro sistema de comunicação por símbolos (Ex.: Língua Americana de Sinais)”.

O que muitas pessoas não sabem é que possível utilizar a língua de sinais (libras) para ajudar crianças autistas que não falam a desenvolverem gradualmente a linguagem falada. 

Sendo assim, a linguagem falada e escrita é composta por dois tipos de componentes:

  • Receptivos: ouvir e ler;
  • Expressivos: fala e escrita.

Basicamente, a linguagem é uma ferramenta que usamos para nos comunicarmos. Por isso, o mais importante da linguagem é se comunicar, sendo este um processo de compartilhar informações, sejam pensamentos, sentimentos e ideias, entre duas ou mais pessoas. 

 A relação de linguagem, fala, audição e comunicação de crianças autistas

Como já mencionei acima, muitas pessoas acham que estes termos significam, no fim, a mesma coisa.

É comum vermos pessoas usando “linguagem” para se referir a “comunicação” e o mesmo acontece quando usam “fala” para dizer que a pessoa se comunica.

Mas entender as diferenças destes conceitos é muito importante, pois se você tem uma criança que não fala é necessário entender de onde vem esse problema/dificuldade: é da linguagem? é da audição? é da comunicação? 

Entender estes processos é importante para você ter clareza de onde está o problema.

Já explicamos acima o que significa a linguagem, mas agora é importante entender o que os outros processos significam:

  • A fala é um processo neuromuscular em que os humanos transformam a linguagem em um sinal de som e transmitem através do ar para um receptor;
  • A audição é o sistema sensorial que permite a fala entrar e ser processa pelo cérebro humano;
  • A comunicação, na sua forma de uma conversa falada entre duas pessoas, envolve linguagem, audição e fala. Mas, em uma conversa entre duas pessoas por uma rede social, pode não envolver a fala, envolvendo apenas a linguagem.

O que é a fala?

A fala é um comportamento voluntário que permite aos humanos expressar a linguagem. Ela é essencial para promover uma comunicação falada. 

Neste tipo de comunicação, depois que a pessoa formula as ideias no cérebro, usando a linguagem, elas devem transmitir a mensagem usando a fala. 

Basicamente, a fala envolve a ativação precisa de músculos em 4 sistemas (respiração, fonação, ressonância e articulação), que representam uma coordenação de um sopro de ar assim que é inspirado e depois expirado dos pulmões e viajam até a traqueia. 

Dentro da traqueia, esse sopro de ar se move através das cordas vocais, que são colocadas em vibração para criar a voz. Em seguia, esse sopro de ar segue para a cavidade nasal e oral, onde ele é ecoado. 

Por fim, o sopro de ar é manipulado pelas articulações orais, incluindo a língua, os dentes, lábios e a mandíbula. 

Por isso, é importante consultar um especialista que pode garantir que está tudo bem com a criança em relação aos seus músculos e ao sistema relacionado à fala.  

Entender estes processos envolvidos para que a fala ocorra é muito importante, pois você pode notar que, muitas vezes, os problemas podem ser mais complexos que parecem à princípio. 

A fala, linguagem e a comunicação exigem estudo e dedicação. Por isso, aqui, nos esforçamos tanto para trazer conteúdos úteis que podem ajudar você a ser um profissional ainda melhor!

Mas, antes de qualquer coisa, precisamos esclarecer que a linguagem não depende da fala. Podemos usar a linguagem por outros meios (escrita, leitura, uso de sinais). No entanto, a fala depende completamente da linguagem, porque é ela que dá significado à fala.

Estes dois processos são independentes, por isso algumas pessoas podem ter uma fala totalmente não funcional, mas ainda assim terem excelentes habilidades de linguagem.

O que é a audição?

Quando as pessoas falam para compartilhar a linguagem, para a comunicação, não só quem está enviando a mensagem (o falante), mas também o receptor (o ouvinte) é necessário.

Dessa forma, a tarefa do ouvinte é receber e compreender a informação trazida pelo falante. E a audição é essencial para isso: receber e compreender a linguagem falada. A audição é a percepção do som, o que inclui a percepção auditiva e a percepção da fala (o som). 

Por isso, para entender a audição e como ela se relaciona com a linguagem e a fala, você precisa compreender sobre a acústica, que é o estudo do som. 

A transmissão e a recepção da fala envolve 4 eventos acústicos: vibração, recepção, compreensão, recepção pelo ouvido, compreensão pelo cérebro.

Por isso, este processo de comunicação de crianças autistas e linguagem que é tão complexo, precisa ser muito estudado na hora de traçar uma intervenção, afinal não é algo tão simples quanto pode parecer a princípio.

As pessoas que estão dentro do espectro autista (TEA) possuem déficits significativos tanto na linguagem quanto na comunicação. Cada um com um nível diferente de atrasos, mas independente do nível de atrasos e as áreas você precisa do que eu chamo de 5 Passos para Ensino da Linguagem e Comunicação, estes 5 passos são constituídas de:

Passo 1: O Processo de Avaliação que nos ajudará na tomada de decisões que serão a base do ensino. 

Passo 2: Elaborar objetivos de ensino que sejam mensuráveis, adequados do pontos de vista do desenvolvimento e individualizados. Esta é a nossa parte do que ensinar?

Passo 3: Além de sabermos O QUÊ ensinar, precisamos focar no COMO ensinar, quais os procedimentos, qual a forma de ensino? 

Passo 4: Uma vez cumpridos os passos anteriores precisamos acompanhar os dados do ensino, coletar dados para checar se os procedimentos de ensino estão apropriados.

Passo 5: Treinamento de Pais: Treinar pais é fundamental no processo de ensino da linguagem e comunicação, e TREINAR não é apenas dar feedbacks, fazer orientações. Treinar Pais, utilizando as melhores evidências científicas é fundamental para o desenvolvimento de habilidades. 

Você quer aprender a utilizar do básico ao avançado estes 5 Passos? 

É o que irei fazer por você no Manual da Comunicação no Autismo (MCA), a nossa Formação definitiva que irá te ensinar tudo que você precisa fazer para desenvolver habilidades de linguagem e comunicação. 

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