O Desenvolvimento da Linguagem Infantil

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Intervenção baseada em Evidência Científica

Sumário

Todos os profissionais que trabalham com crianças precisam entender o desenvolvimento infantil. E, dentro desta grande área, existe o desenvolvimento da linguagem infantil, o desenvolvimentismo motor, sensorial, social, socioemocional. 

Porém, o que muitas pessoas ainda não sabem é que o desenvolvimento da linguagem infantil é um processo bastante amplo. Para começar a entender, separamos algumas noções gerais básicas que você precisa ter! 

Noções básicas do desenvolvimento da linguagem infantil

Existe uma representação clássica das áreas que compõem a linguagem e elas se distingue em três:

  • Forma da linguagem: é como as palavras, frases e sons são organizados e arranjados para transmitir um conteúdo, você considera a estrutura de frases: uso de substantivos, verbos, prefixo, sufixos e etc.
  • Conteúdo da linguagem: se refere ao significado da linguagem, o porquê das palavras são usadas e o significado delas. Transmitimos a nossa mensagem através do nosso vocabulário e selecionamos e organizamos as palavras para expressar nossas ideias ou para compreender o que os outros estão dizendo.  
  • Uso da linguagem: se refere a como as pessoas reproduzem a linguagem funcionalmente para atender suas necessidades não só pessoais, como sociais. Nisto, você analisa as intenções por detrás das intenções ditas.

Muitas vezes há uma criança que não consegue realizar o uso funcional da linguagem. Por isso, a forma, conteúdo e uso da linguagem se referem a três áreas usadas para representar e organizar as áreas maiores da linguagem. 

No entanto, o estudo se aprofunda um pouco mais e temos também um sistema de cinco componentes utilizado e nos dá uma descrição mais refinada dos componentes de cada uma das três áreas. 

  1. Fonologia (Forma): as normas da linguagem  que governam os sons para formar sílabas e palavras; 
  2. Morfologia (Forma): as regras da linguagem que governam a organização interna das palavras, como o estudo de uso de plural, sufixos, variações de tempos verbais e etc.; 
  3. Sintaxe (Forma): as regras da linguagem que governam a organização interna das sentenças, como as pequenas frases são organizadas dentro de uma sentença e parágrafo;
  4. Semântica (Conteúdo): as regras que governam a linguagem que regem o significado de palavras individuais ou combinações de palavras; 
  5. Pragmática (Uso): o uso da linguagem com propósito social de comunicação e, aqui, há três usos diferentes do uso social da linguagem: usar a linguagem com diferentes funções ou intenções; organizar a linguagem para ter uma conversa; saber o que fazer, onde falar e como falar (convenções sociais).

O desenvolvimento da linguagem faz parte do desenvolvimento infantil. Por isso, todos nós precisamos ter um conhecimento amplo destas áreas, pois elas estão totalmente entrelaçadas.

Um exemplo disso é o fato de que a pragmática está relacionada à habilidade social da criança. Muitas vezes a criança com autismo pode ter problemas de relacionamento social justamente porque o autismo afeta a comunicação social, que é a pragmática. 

Assim, esta criança possui um déficit de usar a linguagem de forma apropriada, estabelecer conversas e estar atento para as convenções sociais que guiam as conversas. 

Por isso, quando se olha para o desenvolvimento da criança é necessário ter uma visão ampla de todas as áreas que podem se relacionar. 

Marcos de aquisição da Linguagem

Entender os marcos de aquisição da linguagem é muito importante para acompanhar o que a criança faz ou não de diferente das outras crianças de sua idade.

Estes marcos servem como um guia para te ajudar a entender se há falhas no desenvolvimento da linguagem infantil.

Por isso, separamos algumas das características que são trazidas pela ASHA (Associação Americana de Audição, Fala e Linguagem):

  • Até os 3 meses

Esta criança faz diversos sons, chora de maneira diferente para diferentes necessidades, sorri para as pessoas.

Além disso, a criança se assusta com sons altos, fica quieta ou sorri quando falam com ela e parece reconhecer vozes das pessoas familiares.  Bebês de até três meses também param de chorar quando alguém está falando. 

Um sinal de alerta nesta fase é um bebê que não sorri ou brinca com os outros.

  • De 4 a 6 meses

A criança passa a mover o olhar na direção dos sons, responde à mudança na entonação de voz (se você fala mais bravo, mais alto, sussurrando), percebe brinquedos que fazem barulhos e presta mais atenção em músicas. 

Nesta faixa etária, a criança começa a balbuciar e reproduzir sons, faz sons iniciais de fala. Além disso, ela começa a dar risadas e sorrisos e fazer sons quando está alegre ou bravo. 

Aos 4 e 6 meses um sinal de alerta do desenvolvimento da linguagem infantil é quando a criança não começa a balbuciar. 

  • De 7 meses a 1 ano

A criança se vira para olhar na direção de sons; olha quando alguém aponta para algo ou algum lugar, se vira quando você a chama pelo nome, entende palavras comuns de itens e pessoas e começa a responder frases e palavras simples, como “vem aqui!”. 

Ela também balbucia sons longos, como “bababababa” ou “papapapa”, e usa sons e gestos para manter a atenção. 

Nesta fase, começa a aponta para objetos e mostra aos outros, faz uso de gestos como dar tchau, dar os bracinhos e balançar a cabeça em sinal de “não”, imita sons de fala e ala de 1 a 2 palavras simples, isso costuma acontecer próximo dos aniversários de um ano, mas os sons podem ainda não serem claros.

O sinal de alerta neste momento é quando a criança só emite alguns sons, não usa gestos como dar tchau ou apontar.

  • De 1 a 2 anos

Entre o primeiro e segundo ano de vida, a criança começa a apontar para algumas partes do corpo quando você pede, segue direções de um passo, e responde a perguntas simples, como “quem é esse?” ou “onde está seu sapato?”.

Ela também passa a escutar histórias simples músicas e rimas, aponta para figuras em um livro, quando você nomeia e passa a usar muitas palavras novas.

Nessa fase, é necessário respeitar a ordem de aquisição de fonemas, sendo necessário entender isso, na hora de elaborar um plano de ensino para a criança. 

A criança começa a fazer perguntas como “o que é isso?”, “o que é aquilo?” e passa a usar duas palavras juntas, como “mais suco”, “dormi não”, “aqui mamãe”.

No primeiro ano, a partir dos 12 meses até os 18, o sinal de alerta para estar atento é quando a criança fala só algumas palavras ou fala nada.

  • De 2 a 3 anos

Nesta idade, a criança começa a compreender as diferenças no significado de coisas simples, como “vai”, “para”, “não pode”, “grande/pequeno”, “em cima/embaixo”.

A criança também passa a seguir direções de dois passos e entende novas palavras com mais rapidez. 

Além disso, a criança sabe o nome de quase todas as coisas que fazem parte do seu dia a dia e fala sobre coisas que não estão no seu mesmo ambiente.

É nesta idade que a criança começa a fase uso de preposições em sua fala, passando a usar 2 ou 3 palavras para falar sobre algo ou pedir alguma coisa. A criança também começa a fazer o uso de “por quê?”.

Com isso, pessoas que conhecem a criança passam a entender quase tudo que ela diz. 

Dos 18 aos 28 meses, você precisa estar atento quando a criança ainda não fala ou não coloca 2 palavras juntas.

Além disso, aos 2 anos a criança precisa falar até 50 palavras diferentes é outro sinal de alerta é quando ela tem problemas ao brincar com outras crianças, tem problemas com habilidades iniciais de leitura e escrita, não gosta de desenhar ou ver livros. 

  • De 3 a 4 anos

Algumas características do desenvolvimento da linguagem infantil nesta fase são bem claras, por exemplo, a criança passa a responder quando você chama de outro cômodo, ela compreende palavras para algumas cores, formas e membros da família, e responde perguntas de quem, quando, o que, onde.

Crianças de 3 a 4 anos também falam palavras que rimam, usam pronomes como: eu, você, meu, nós, eles, e usam plural para algumas palavras.

A maioria das pessoas entende o que a criança fala a partir deste momento, e ela passa a fazer perguntas de “quem” e “onde”, colocando 4 palavras juntas e conversando sobre coisas que acontecem durante o dia, com uso médio de 4 frases por vez.

  • De 4 a 5 anos

Com esta idade, a criança  compreende palavras de ordem, como: primeiro, depois, último. E isso é muito importante nesta fase do desenvolvimento.

Pois, para ensinar conhecimentos matemáticos, a criança precisa ter essas noções que vem do desenvolvimento de linguagem.

A partir dos 4 anos, a criança também compreende palavras de tempo: ontem, hoje, amanhã, segue direções mais longas, com sequências de ações e segue direções em sala de aula.

Ela escuta e entende a maioria do que escuta em casa e na escola, fala todos os sons das palavras, mesmo que ainda cometa alguns erros com fonemas mais complexos.

Ela começa a responder a “o que você disse?”, conversa sem ficar repetindo sons e palavras, consegue nomear letras e números, usa frases que contém mais de uma palavra de ação.

Também reconta histórias curtas, consegue manter uma conversa e consegue ter diferentes tipos de conversas dependendo do seu ouvinte, do local onde está. 

É necessário entender estes marcos de desenvolvimento é importante em um processo de avaliação para mensurar e organizar para entender qual é o repertório completo que esta criança possui e aquilo que ela ainda não tem.

Quando há um atraso no desenvolvimento, os pontos precisam ser quantificados e organizados para ser possível ensinar tudo o que está faltando, enquanto uma criança de desenvolvimento típico aprendem vivendo, sem ser necessário um ensino direto. 

Para que a criança de desenvolvimento atípico aprenda isso, é necessário que tudo esteja bem organizado e estruturado para ser ensinado a ela aquelas habilidades que precisam ser programadas.

A partir disso, o profissional pode começar a planejar o ensino. 

Como ajudar a criança a desenvolver a linguagem?

Existem algumas coisas que você pode fazer quando não há grandes atrasos na linguagem. Estas são dicas simples e gerais, mas que podem promover alguma ajuda: 

  • Conversar, ler e brincar com outras crianças;
  • Ouvir e responder ao que sua criança fala para você;
  • Conversar com a criança da maneira que você se sentir mais confortável;
  • Ensinar a criança a aprender outra língua;
  • Contar sobre o dia do adulto e da criança narrando fatos;
  • Usar palavras diferentes com a criança;
  • Usar frases mais longas à medida que a criança fica mais velha.
  • Coloque a criança para brincar com outras crianças. 

Mas, sem dúvidas, o melhor caminho para investir no desenvolvimento da linguagem infantil é buscando estudar esta área em sua totalidade: do básico ao avançado, entendendo como todo o processo de linguagem e comunicação funciona.

Se você é um profissional que trabalha com crianças com autismo, ou é o pai/mãe de uma criança com autismo, é importante que você invista nesse conhecimento para ajudar esta criança a desenvolver a linguagem e a comunicação funcional. 

Por isso, no IEAC construímos o MCA (Manual da Comunicação no Autismo), uma formação completa composta por 5 passos essenciais para o ensino da linguagem e comunicação. Estes passos são:

  1.  Avaliação das habilidades;
  2. Elaboração dos objetivos de ensino;
  3. Planejamento dos programas de ensino;
  4. Acompanhamento e coleta de dados;
  5. Treinamento de pais e cuidadores.

Uma formação completamente única, com uma metodologia que te leva ao aprendizado com materiais que irão facilitar seu dia a dia de intervenção para ensino de habilidades de linguagem e comunicação com os 5 passos essenciais para ensino.