Os estágios de crescimento físico e de aquisição de novas habilidades, como aprender a falar, engatinhar, segurar objetos, caminhar e tantas outras aptidões, são consideradas “marcos do desenvolvimento infantil” e podem variar de criança para criança.
Com um ano e meio a criança tem potencial para brincar de faz de conta, reconhecer pessoas estranhas, apontar para algo ou coisas, e também fazer birra. O bebê de um ano e meio já consegue correr, subir e descer escadas e está começando a comer sozinho.
Prepare-se para começar a se divertir muito com todas as descobertas do seu bebê. Rabiscos podem aparecer nos lugares mais inusitados, demonstrações de carinho também 🙂
Conheça todos esses importantes marcadores na lista abaixo:
Marcadores Social e Emocional
- Gosta de entregar coisas para os outros como brincadeira
- Pode fazer birra
- Pode ter medo de estranhos
- Mostra carinho às pessoas familiares
- Brinca de faz de conta, como alimentar uma boneca
- Pode se apegar aos cuidadores em novas situações
- Aponta para mostrar aos outros algo interessante
- Explora sozinho, mas com os pais por perto
Marcadores de Linguagem / Comunicação
- Diz diversas palavras simples
- Diz e balança a cabeça para “não”
- Aponta para mostrar a alguém o que quer
Saiba mais sobre os Estágios do Desenvolvimento da Linguagem
Marcadores Cognitivo (aprendizado, pensamento, resolução de problemas)
- Sabe quais são as coisas comuns; por exemplo, telefone, escova, colher
- Aponta para chamar a atenção dos outros
- Mostra interesse em uma boneca ou bichinho de pelúcia fingindo alimentá-lo
- Aponta para uma parte do corpo
- Rabisca por conta própria
- Pode seguir comandos verbais de 1 passo sem quaisquer gestos; por exemplo, senta quando você diz “sente-se”
Marcadores do Movimento / Desenvolvimento Físico
- Anda sozinho
- Pode subir degraus e correr
- Pega brinquedos enquanto caminha
- Pode ajudar a se despir
- Bebe no copo
- Come com uma colher
Fique atento a determinados sinais, como por exemplo, se o seu bebê não corresponde quando é chamado, tem dificuldades em andar, não fala ou fala poucas palavras, não imita os outros. Levantamos alguns marcadores importantes que devem ser acompanhados caso não sejam correspondidos:
- Não aponta para mostrar coisas para os outros
- Não consegue andar
- Não sabe para que servem as coisas familiares
- Não copia os outros
- Não adquire novas palavras
- Não tem pelo menos 6 palavras
- Não percebe ou se importa quando um cuidador sai ou retorna
- Perde as habilidades que já teve