Entenda a importância dos reforçadores

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Intervenção baseada em Evidência Científica

Sumário

Hoje discutiremos um pouco sobre a importância dos reforçadores durante o processo de educação. Eles consistem em consequências relacionadas a determinado comportamento, que, por produzirem algo agradável ao indivíduo, acabam por estimular a repetição deste comportamento posteriormente.

Vamos entender a importância dos reforçadores no processo educacional, desmistificando alguns fatores sobre este conceito.

O termo reforçadores na Análise do Comportamento Aplicada

reforçadores

O termo reforçadores, numa primeira vista, pode acabar remetendo a um conceito pejorativo, trazendo uma ideia que pode ser vista como ruim, relacionada, por exemplo, ao reforço escolar.

A ideia comum é que, quando alguém precisa de um reforço, é porque alguma coisa não está sendo suficiente, alguma coisa está sendo oferecida menos do que o necessário.

Entretanto, para a Análise do Comportamento, quando falamos de reforçadores, não é sobre isso que estamos falando.

Deixemos o significado habitual da palavra de lado, e vamos entender o que esse conceito significa dentro da Análise do Comportamento.

Reforçadores, para a Análise do Comportamento, consistem em todos os fatores que são responsáveis por aumentar a probabilidade de determinado tipo de comportamento ocorra novamente no futuro.

Por exemplo, se ao fim da leitura deste artigo, você deixa um comentário elogiando e agradecendo pelas informações que recebeu aqui, você estará reforçando o comportamento do autor, de continuar produzindo este tipo de conteúdo para o blog.

O elogio, na situação acima descrita, funciona como um reforçador do comportamento de produzir conteúdo para alimentar o blog.

Desta forma,os reforçadores devem ser entendidos como consequências de determinado comportamento que geram reforço do mesmo, ou seja, que de alguma forma contribuem para que a possibilidade deste determinado comportamento continue acontecendo.

Outra confusão comum, é que o uso de reforçamento na educação seria uma forma de “comprar” a criança para que ela se comporte de determinada forma, o que não deve ser considerado verdade.

É comum que as pessoas tenham uma visão que a emissão de uma resposta esperada não seja nada mais que a obrigação da criança, entretanto, os reforçadores são muito importantes na educação.

E não apenas na educação de crianças, a verdade, é que todos nós precisamos de algum tipo de reforço para que continuemos nos comportando de determinada forma.

Por exemplo, se você trabalha o mês inteiro, e recebe o seu salário como pagamento pela sua prestação de serviços, ou por aquilo que você produz, esse pagamento pode ser considerado um fator reforçador do seu comportamento de trabalhar.

Ainda que trabalhar por si só, já seja um prazer para você, o pagamento é necessário para a sua sobrevivência, desta forma, ele pode e deve ser considerado como um reforço.

Os reforçadores fazem parte de nossas vidas todo o tempo, mesmo que você não consiga entender ou aceitar esse ponto, o tempo todo eles estão muito presentes ao nosso redor.

Variáveis que influenciam o reforçamento

A Análise do Comportamento preocupa-se em analisar o comportamento humano levando em consideração 3 fatores:

  • Contexto antecedente, que é aquilo que precede determinado comportamento;
  • Comportamento, que é a ação do sujeito em si;
  • Consequência, que é aquilo que se segue ao comportamento.

Desta forma, um antecedente de um fator reforçador consiste em uma operação motivadora, ou seja, algo que produz uma consequência agradável para o sujeito, que, em busca da repetição desta consequência, tende a emitir novamente esse comportamento.

Esses reforçadores são individuais, e cada pessoa costuma responder melhor a determinados tipos de operações motivadoras.

Pensando sobre essa questão, é possível perceber o quanto a Análise do Comportamento é capaz de respeitar a individualidade do ser humano, afinal de contas, uma condição que é reforçadora para determinada pessoa, pode não ser reforçadora para outra.

E mesmo dentro do comportamento de um mesmo indivíduo, os fatores de reforçamento podem diferir no decorrer do tempo, de acordo com o contexto em que ele está inserido.

Supondo que, por exemplo, você goste muito de chocolate, mas, coma bastante em um dia. É bem provável que, naquele momento, por estar saciado, o chocolate não seja um reforçador para você.

Para que algo seja considerado um reforçador, é preciso levar em consideração o indivíduo e o fato deste individuo estar saciado ou, por algum tempo, privado desse reforçador.

Além disso, o reforço também depende do poder que determinado reforçador possui para influenciar o comportamento do indivíduo e o quanto determinada tarefa está relacionando ao valor do reforçador para o mesmo.

Desta forma, as variáveis que devem ser consideradas ao se trabalhar com o conceito de reforçadores são:

  • A saciedade;
  • A privação;
  • O grau de dificuldade da tarefa;
  • O tipo de reforçador.

Os reforçadores e as intervenções em Análise do Comportamento Aplicada a educação

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A Análise do Comportamento trabalha a partir de 3 princípios, a saber:

  • Reforço;
  • Punição;
  • Extinção.

Aqui, estamos falando dos reforçadores, que consiste na base das intervenções realizadas a partir da Análise do Comportamento Aplicada ao contexto da educação, uma vez que todo o planejamento de ensino é realizado levando em consideração as condições de reforçamento.

Entretanto, como é comum que se pense, o objetivo da ABA no contexto da educação, não é passar por toda a vida, reforçando o comportamento da criança com a utilização de balas, doces e coisas deste tipo.

Embora, muitas vezes, principalmente no caso de crianças com atraso no desenvolvimento, seja necessária a utilização de reforçadores tangíveis como estes.

Isso se deve ao fato de que essas crianças possuem um repertório comportamental mais limitado, o que torna o reforçamento um pouco mais difícil, sendo complicado encontrar algo que elas gostem.

Por isso acaba sendo necessário, desta forma, a utilização de reforçadores mais primários e tangíveis no processo de educação desta criança, utilizando intervenções baseadas em ABA.

Isso porque através deles, é possível, inicialmente, conseguir captar a atenção dessa criança, e desta forma, ensiná-la mais coisas, e então, aumentar seu leque de opções.

Ainda assim, é muito importante que esse reforço tangível seja aplicado de forma pareada com um reforço social, para que os objetivos da intervenção, que são ampliar o número de reforçadores da criança, bem como, fazer com que ela abandone os reforçadores primários e que os sociais passem a ser suficientes.

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