Discalculia

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Intervenção baseada em Evidência Científica

Sumário

A discalculia é um transtorno de aprendizagem que compromete a capacidade matemática das pessoas, assim como a dislexia faz com as áreas do cérebro relacionadas à leitura. A discalculia as afeta áreas do cérebro que lidam com habilidades e compreensão relacionadas à matemática e aos números.

Os sintomas dessa condição geralmente aparecem na infância, mas os adultos podem ter discalculia sem saber.

O que é discalculia?

A discalculia é um distúrbio de aprendizagem que afeta a capacidade de uma pessoa de entender informações e matemática baseadas em números. As pessoas que têm discalculia lutam com números e matemática, porque seus cérebros não processam os conceitos relacionados à matemática adequadamente. No entanto, suas lutas não significam que sejam menos inteligentes ou menos capazes do que as pessoas que não têm discalculia!

Os sintomas desse distúrbio geralmente aparecem na infância, especialmente quando as crianças aprendem a fazer matemática básica. Porém, muitos adultos têm discalculia e não sabem disso. Pessoas com discalculia geralmente enfrentam problemas de saúde mental quando precisam fazer contas, como ansiedade, depressão e outros sentimentos difíceis.

Há também uma forma de discalculia que aparece mais tarde na vida. Essa forma, a discalculia adquirida, pode ocorrer em qualquer idade. Isso geralmente acontece por outros motivos, como uma condição médica.

Qual a diferença entre dislexia e discalculia?

Dislexia e discalculia são distúrbios de aprendizagem, mas têm diferenças importantes. Em termos mais gerais, estes dois dividem-se da seguinte forma:

Discalculia: afeta a capacidade de uma pessoa de fazer matemática.

Dislexia: afeta a capacidade de leitura de uma pessoa.

Embora sejam diferentes, as duas condições se enquadram no mesmo diagnóstico, “Transtorno de aprendizagem específico” no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais da Associação Americana de Psiquiatria, Quinta Edição (DSM-5 TR). Também é possível que as pessoas tenham discalculia e dislexia!

Qual a população afetada pela discalculia?

A discalculia pode acontecer com qualquer pessoa, mas é comum que ela chame a atenção primeiro quando as crianças estão nos primeiros anos do ensino fundamental (entre 6 e 9 anos).

Quão comum é a discalculia?

A discalculia é incomum, mas generalizada. Especialistas estimam que afeta entre 3% e 7% das pessoas em todo o mundo.

Como a discalculia afeta o cérebro?

Pessoas com discalculia são neurodivergentes. Neurodiversidade é um termo que descreve como duas pessoas não têm o mesmo cérebro, e o cérebro de todos se forma e se desenvolve de uma maneira completamente única. Para pessoas com discalculia, isso significa que seu cérebro funciona de maneira diferente do cérebro de alguém que não tem distúrbios ou condições que afetem o funcionamento do cérebro.

Resolver um problema de matemática como “2+2=?” pode parecer simples, mas são necessárias várias habilidades diferentes decorrentes das mais diversas áreas do cérebro que as gerenciam trabalhando juntas para fazer isso. Alguns deles incluem:

Processamento visual: seus olhos veem todo o problema de matemática e enviam os componentes de volta ao seu cérebro para processamento.

Memória de curto prazo: você usa sua memória de curto prazo para manter as especificidades do problema de matemática enquanto trabalha nele. Por exemplo, os valores numéricos, os símbolos e a ordem em que aparecem.

Linguagem: você usa esta parte do seu cérebro para traduzir os símbolos no problema de matemática para o que esses símbolos significam. É assim que você sabe o que o sinal de mais, o sinal de igual e o ponto de interrogação significam neste contexto.

Memória de longo prazo: Você acessa esse tipo de memória para lembrar o processo de como resolver um problema de matemática. Nesse caso, seu cérebro identifica que se trata de um problema de adição com base no sinal de mais e no sinal de igual.

Compreensão de quantidades e quantidades: seu cérebro traduz o símbolo “2” no entendimento de que representa uma quantidade ou quantidade específica. As crianças geralmente aprendem esse princípio dando-lhes exemplos como frutas ou animais.

Cálculo: Este processo une todos os itens acima, ajudando você a resolver que 2+2=4.

Para uma pessoa neurotípica, todos os processos acima funcionam conforme o esperado. Dependendo da gravidade do caso, as pessoas com discalculia podem ter dificuldades com certas partes do processo.

Quais são os sintomas da discalculia?

Os sintomas da discalculia dependem de quais partes do processo uma pessoa luta mais. Também pode depender da idade da pessoa e das situações que ela encontra com mais frequência.

Crianças pequenas

Para crianças muito pequenas, os sintomas mais comuns incluem problemas com:

  • Contando para cima.
  • Conectar um número a esse número de um objeto (por exemplo, conectar o número 4 a esse número de bolinhas à sua frente).
  • Reconhecer números e símbolos matemáticos.
  • Organizar números, como do maior para o menor ou do primeiro para o último.
  • Reconhecer e usar retas numéricas.
  • Aprender usando dinheiro (como moedas ou notas).

Crianças em idade escolar

Os sintomas da discalculia geralmente chamam a atenção quando as crianças começam a frequentar a escola por volta dos 6 anos de idade. Para essas crianças, os sintomas incluem problemas com:

  • Contar nos dedos com números pequenos (especialmente numa idade em que isso parece desnecessário).
  • Identificar pequenas quantidades de itens apenas olhando (parece precisar contar um por um).
  • Fazendo cálculos simples de memória.
  • Memorizando tabelas de multiplicação.
  • Reconhecer o mesmo problema matemático quando a ordem dos números ou símbolos muda (lutando para entender que 1+7=8 é o mesmo que 8=7+1).
  • Compreender problemas de palavras ou símbolos mais avançados (como > significando “maior que” ou < significando “menor que”).
  • Organizar números por escala (10s, 100s, 1.000s) ou casas decimais (0,1, 0,01, 0,001).

Adolescentes e adultos

Os sintomas em adolescentes e adultos geralmente parecem problemas com o seguinte:

  • Contando para trás.
  • Resolução de problemas de palavras.
  • Quebrando problemas em várias etapas para resolvê-los.
  • Itens de medição.
  • Medir quantidades (como para cozinhar/assar receitas).
  • Usar dinheiro (moedas e cédulas) para pagar itens, trocar cédulas por moedas (e vice-versa) e fazer troco.
  • Entendendo e convertendo frações.
  • Sintomas emocionais.

Além dos sintomas que se relacionam diretamente com a capacidade de fazer matemática, as pessoas com discalculia podem apresentar sintomas emocionais quando confrontados com situações em que a matemática é necessária. Esses sintomas emocionais geralmente incluem:

  • Ansiedade (incluindo ansiedade de teste) ou até mesmo pânico.
  • Agitação, raiva ou agressão (como birras em crianças mais novas).
  • Medo (incluindo medo ou mesmo fobia de ir à escola).
  • Sintomas físicos de qualquer um dos itens acima (náuseas e vômitos, sudorese, dor de estômago, etc.)

O que causa a discalculia?

Na maioria dos casos, especialmente em crianças, os especialistas não sabem por que a discalculia acontece. Há evidências de que distúrbios de aprendizagem, incluindo a discalculia, podem ocorrer em famílias com casos semelhantes. No entanto, mais pesquisas são necessárias para confirmar isso.

Os especialistas sabem que as pessoas com discalculia são mais propensas a ter certas diferenças em algumas áreas do cérebro. Essas diferenças parecem indicar menos desenvolvimento e menos conexões entre as células cerebrais nessas áreas. As áreas afetadas são aquelas que seu cérebro usa ao fazer qualquer coisa que envolva números e cálculos. Entretanto, os especialistas não sabem por que essas diferenças acontecem e como elas influenciam os sintomas desse distúrbio.

Condições relacionadas

A discalculia geralmente ocorre juntamente com outras condições. Embora essas não sejam causas, elas podem ser uma pista para ajudar os profissionais de saúde a reconhecer e diagnosticar a discalculia. As condições que geralmente ocorrem junto com a discalculia incluem:

  • Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).
  • Dislexia, disgrafia ou distúrbios de aprendizagem não-verbal.
  • Distúrbios do processamento sensorial.
  • Transtorno do espectro autista.
  • Pessoas com discalculia também têm um risco maior de transtornos de saúde mental. Os especialistas não sabem se é mais provável que isso aconteça porque uma pessoa tem discalculia, mas esses ainda são fatores importantes que os profissionais de saúde considerarão ao fazer um diagnóstico e recomendar o tratamento.
  • Transtorno de ansiedade ou transtorno do pânico.
  • Distúrbios de comportamento (como transtorno desafiador opositivo ou transtorno de conduta).
  • Transtorno bipolar.
  • Depressão.

Discalculia adquirida

Existem algumas razões pelas quais uma pessoa desenvolveria discalculia, ou mesmo acalculia, uma completa incapacidade de fazer contas, mais tarde na vida. Esta forma, conhecida como discalculia adquirida, não é um distúrbio de aprendizagem. Em vez disso, geralmente envolve danos cerebrais que interrompem áreas relacionadas às habilidades matemáticas. As lesões, que são áreas de dano cerebral, podem acontecer por vários motivos, como acidentes!

É contagioso?

A discalculia não é contagiosa e você não pode pegá-la ou transmiti-la a outras pessoas.

Como a discalculia é diagnosticada?

Os profissionais da educação, geralmente professores, e os pais são os primeiros a perceber os sintomas da discalculia. Se um professor perceber, poderá oferecer recursos e orientações sobre as próximas etapas. Os pais que notam discalculia também podem conversar com o pediatra de seus filhos para aprender mais sobre o processo de diagnóstico e tratamento da discalculia.

Existem dois critérios principais que o DSM-5 lista para sintomas relacionados à matemática de transtorno de aprendizagem específico. Pelo menos um desses dois critérios deve existir por pelo menos seis meses, mesmo com ajuda treinada e especializada para tentar superá-lo.

Dificuldades em dominar o senso numérico, fatos numéricos ou cálculo.

Dificuldades com o raciocínio matemático.

Quais testes serão feitos para diagnosticar a discalculia?

Não há exames laboratoriais, de imagem ou de diagnóstico que possam confirmar a discalculia. Em vez disso, o foco será testar as habilidades matemáticas específicas de uma criança e descartar outras causas possíveis, como problemas de visão ou audição, outras condições relacionadas à saúde cerebral ou mental, etc. Diferentes testes podem ajudar nisso. Um profissional de saúde é a melhor pessoa para explicar que tipo de testes de habilidades eles recomendam.

Como a discalculia é tratada e existe cura?

A discalculia é tratável em crianças porque seus cérebros ainda não terminaram de se desenvolver, possibilitando que aprendam habilidades e desenvolvam as habilidades necessárias para se adaptar a essa condição. O tratamento geralmente assume a forma de programas de aprendizado individual.

Os programas são específicos para sintomas e se concentram no que a criança mais luta. O tratamento também deve começar o mais cedo possível. Quanto mais cedo for iniciado o tratamento, maiores serão as chances da criança se adaptar a essa condição e limitar os impactos.

Infelizmente, a discalculia não é considerada tratável em adultos, a menos que seja discalculia adquirida. Isso ocorre porque seus cérebros estão totalmente desenvolvidos, o que significa que tratamentos como programas de aprendizado têm menos probabilidade de ajudá-los. Para adultos, o foco é ajudá-los a compensar a discalculia usando tecnologia ou outros métodos.

Para discalculia adquirida, existem tratamentos possíveis. Os tratamentos disponíveis dependem de muitos fatores, especialmente da causa subjacente da discalculia. Seu médico pode lhe dizer mais sobre as opções de tratamento e quais são recomendadas para o seu caso.

Tratamento para condições relacionadas

Além de aprender programas para discalculia, as crianças com essa condição podem precisar de tratamento adicional para outras condições que tenham. Os tratamentos para essas condições dependem principalmente da própria condição. Eles podem incluir medicação, psicoterapia e muito mais. Um profissional de saúde é a pessoa mais indicada para lhe informar sobre os tratamentos possíveis, incluindo o que eles recomendam para as necessidades específicas em questão.

Como posso prevenir a discalculia ou reduzir o risco de desenvolvê-la?

A discalculia acontece de forma imprevisível. Isso significa que não é evitável e não há como reduzir o risco de desenvolvê-lo.

O que posso esperar se tiver discalculia?

Dependendo dos sintomas específicos, a discalculia pode dificultar até tarefas simples relacionadas à matemática, como pagar contas, seguir receitas para cozinhar e assar e muito mais. Com o tratamento precoce, as crianças podem se adaptar a essa condição e limitar seu impacto em suas vidas. Os adultos que o têm têm maior probabilidade de lutar contra os efeitos se não receberem tratamento mais cedo na vida. Também é comum que as pessoas com esse distúrbio se sintam envergonhadas com essa condição, e muitas experimentam ansiedade, vergonha e depressão por causa disso.

Quanto tempo dura a discalculia?

A discalculia é uma condição vitalícia. Não há cura, mas o tratamento precoce pode ajudar a reduzir os efeitos mais tarde na vida.

A única exceção a isso é a discalculia adquirida, que pode ser uma condição temporária. Se é temporário ou não depende de fatores como por que aconteceu e quão grave é. Seu médico é a melhor pessoa para lhe dizer se a discalculia adquirida pode ser temporária e quanto tempo pode durar.

Qual é a perspectiva para essa condição?

A discalculia não é uma condição perigosa. No entanto, as pessoas que o têm são mais propensas a lutar contra as condições de saúde mental que ocorrem ao lado dele. Condições como depressão e ansiedade podem ter efeitos maiores, incluindo risco de automutilação ou suicídio, portanto, tratá-los quando necessário é essencial.

Como posso cuidar de mim ou controlar os sintomas?

A discalculia não é uma condição que você pode autodiagnosticar ou tratar. Em crianças, é importante que consultem um profissional de saúde para diagnosticar e tratar essa condição o mais rápido possível. Esperar torna menos provável que os programas de tratamento possam ajudar.

Para adultos com discalculia, não é possível tratá-la diretamente. Para eles, o foco é compensar o transtorno. A tecnologia e outras ferramentas, como aplicativos para smartphones, podem ajudar nisso. Um profissional de saúde pode recomendar aplicativos ou ferramentas específicas que podem ajudar. Para aqueles com discalculia adquirida, um profissional de saúde também pode recomendar possíveis tratamentos ou maneiras de ajudar com essa condição.

A discalculia afeta a inteligência de uma pessoa?

Não, a discalculia não afeta diretamente a inteligência. Embora algumas pessoas com discalculia também possam ter deficiências intelectuais, ter discalculia não torna automaticamente uma pessoa menos inteligente. Na verdade, é comum que as pessoas com discalculia tenham uma pontuação acima da média nos testes de QI. As pessoas com discalculia também costumam ser talentosas em outras áreas, especialmente em habilidades criativas (especialmente nas artes), resolução de problemas e muito mais.

A discalculia é uma forma de autismo?

Não, discalculia e transtorno do espectro do autismo são duas condições diferentes. Ambos se enquadram na mesma categoria, transtornos do neurodesenvolvimento no DSM-5, mas ainda são muito diferentes.

A discalculia está relacionada ao TDAH?

Sim, a dislexia e o TDAH têm conexões fortes. O TDAH é uma das condições mais comuns que ocorre ao lado da discalculia. No entanto, a maioria das pessoas que tem um não tem o outro.

O que posso fazer para ajudar alguém que tenha discalculia?

Algumas coisas que você pode fazer incluem:

Busque recursos. Profissionais da educação e profissionais de saúde podem fornecer orientação e orientação sobre mais recursos que podem ajudar. Aproveite a experiência deles para ajudar o indivíduo.

Encontre o que funciona e use-o. Existem muitas estratégias e abordagens para escolher que podem ajudar uma criança com discalculia. Algumas crianças se beneficiam do uso de jogos, música ou outras abordagens. Depois de encontrar algo que funcione, use-o. Isso ajudará seu filho a aprender de uma maneira que funcione para ele.

Ser paciente. Crianças com discalculia têm uma condição reconhecida que atrapalha sua capacidade de fazer matemática como crianças sem essa condição. Isso não é algo que eles possam ajudar, mas eles podem aprender a superá-lo. Eles têm mais chances de aprender a superá-lo se sentirem que têm alguém para apoiá-los ao longo do caminho.

Seja solidário e encorajador. É importante oferecer apoio e incentivo às crianças que têm esse problema. Sem esse apoio, as crianças tendem a ter problemas de baixa auto-estima e muitas lutam contra a ansiedade ou depressão relacionadas a essa condição. No entanto, as crianças que recebem incentivo e apoio têm mais chances de sucesso e aprendem a lidar com sua condição, evitando que isso as limite no futuro.

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