Uso de Reforçadores na Intervenção ABA

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Intervenção baseada em Evidência Científica

Sumário

Oiee Pessoal, então na semana passada eu tive problemas de saúde,o início no mestrado, e eu não consegui escrever para vocês. Mas esta semana cá estamos de volta, e hoje o que eu queria falar com vocês é sobre o uso de Reforçadores na Intervenção ABA, sabe aquelas balinhas, MMs, chocolates, vídeos, que a gente dá para a criança quando ela completa uma tarefa então é sobre isso que vamos falar hoje.

doces

Então primeiro vamos conceituar reforço, ok? Bom no senso comum você já reparou que Reforço geralmente não está associado a coisas legais? E sim a falhas, faltas, algo que exige complementação, como por exemplo Reforço Escolar. Mas vamos pensar sob a ótica da Análise do Comportamento certo? E para esta ciência que estuda o comportamento, o Reforço é tudo aquilo que aumenta a probabilidade do comportamento ocorrer de novo. O Reforço é algo individual, e que está sujeito á dois fatores: Privação e Saciedade. Vamos pensar se eu já comi chocolate a manhã inteira e á tarde você quer que eu faça algo para você e em troca me oferece chocolate eu muito provavelmente irei negar. Por quê? Porque já estou saciada, e me dar chocolate não irá aumentar a probabilidade de que eu atenda o seu pedido. Por outro lado se eu estiver de dieta e estou há um mês sem comer chocolate e quando acabei de voltar a comer, você me faz a mesma proposta citada anteriormente, eu estarei privada daquilo que gosto, logo irei topar fazer algo em troca de chocolate muito provavelmente.

Nós podemos classificar o reforço quanto a sua propriedade formal em,conforme literatura de Análise do Comportamento no Livro Applied Behavior Analysis:

a)Reforçadores Comestíveis ( daí o MMs, Chocolate, Refrigerante e etc);

b) Reforçadores Sensoriais ( brinquedos objetos que produzem vários tipo de sensação;

c) Reforços de Atividades (brincar no parque, ir ao shopping, ir ao cinema e etc);

d) Reforço Social  (um abraço, beijos, toca aqui, e por aí vai).

O que acontece é que nossos meninos e meninas com atraso no desenvolvimento, especialmente Transtorno do Espectro Autista (TEA) não possuem essa tendência a reduzir ou aumentar sues comportamentos baseados no reforço social pois uma das características do TEA são os problemas de interação social. Então será que faz sentido para vocês que nós precisamos entrar com outros tipos de reforçadores para que com o tempo nós possamos tirar esses reforçadores comestíveis (Principalmente) e demais, e a gente possa trocar por outras coisas que sejam mais comuns? Tudo isto é um processo um passo á passo que é planejado, controlado (por meio de Registros) e manipulado com o objetivo de ensinar novos comportamentos relevantes as crianças, adolescentes ou seja quem quer que estejamos atendendo.

O que acontece é que nós não sabemos que algo é reforçador até que possamos testar e ver o comportamento alvo que queremos atingir ser aumentado de frequência se esse for o objetivo, ou reduzido de frequência. O que fazemos para aumentar as chances de sermos mais certeiros na escolha de reforçadores é fazer avaliação de preferência, e existem vários procedimentos para isso, já catalogados na literatura de Análise do Comportamento (Chequem Google por Avaliação de Preferência – Análise do Comportamento, ou Preference Assessment ABA) pra quem é profissional e quer ir mais á fundo, encontrará muita coisa legal especialmente se você ler em inglês, ok?

Bom aí fica a frase típica, mas se eu faço isso dou um reforço estarei comprando a criança, mas será que o que move nosso comportamento não são os reforços? Você trabalha e no fim do mês não recebe seu salário o que aumenta a chance de você continuar indo trabalhar? Se você come saudável e perde peso, essa perda não te favorece a pensar mais nas suas escolhas sobre comidas e continua mantendo seu comportamento em comer saudável?

Isso pessoal é ciência sobre comportamento humano, nossa interação com o ambiente e que produz consequências na nossa maneira de agir. O mesmo ocorre mas de uma maneira muita intensa com nossas crianças e adolescentes com algum tipo de atraso no desenvolvimento, porque precisamos ensiná-los uma série de habilidades importantes sejam acadêmicas, de linguagem ou funcional, e se não tivermos bons facilitadores da aprendizagem para que possamos trabalhar, ou seja, os Reforçadores aos quais vamos provocar no nosso aluno ou filho uma Operação Motivadora, que provocará o aumento da probabilidade do comportamento ocorrer novamente, será muito difícil a aquisição de novas habilidades. Entende?!

Nós poderíamos aqui falar em termos técnicos e várias coisas sobre esse termo mas a minha intenção aqui é sempre descomplicar e não complicar, ok? Por isso o vocabulário simples, e sem muitas complicações e diferentes termos para falarmos de Reforço. Mas o que devo dizer a vocês é que Reforço é a base da intervenção ABA, e que nós como pesquisadores, terapeutas queremos sempre ampliar o repertório de possíveis reforçadores da sua criança ou adolescente, pra isso diversas pesquisas são desenvolvidas na área, sobre esse termo.

Mas é preciso ter claro que em uma criança com um grande atraso na linguagem e consequentemente um atraso geral na aquisição de habilidades desde as mais básicas as mais avançadas, o que queremos sempre é instaurar habilidades nessa criança para assim ampliar suas habilidades de linguagem, instaurar pré requisitos de linguagem. E consequentemente aumentar sua capacidade de aprender  além de reduzir comportamentos problema, e para se alcançar todos estes objetivos o uso de reforçadores tem um papel fundamental no processo de aquisição de habilidades principalmente de crianças com atraso no desenvolvimento as quais estão sujeitas a maiores problemas no que tange a reforço.

Bom por hoje é só, eu espero que tenha sido útil a você, e te faça quebrar pré conceitos, ou pelo menos te instigue a buscar mais informações para pensar melhor sobre o assunto, certo? Portanto se você gostou, se esse tema foi útil para você, curta, compartilhe, comente, pois esse conteúdo pode ajudar outra pessoa. Espero poder contar com você!!!

Bom mas agora eu quero ouvir de você sobre o que mais do mundo do autismo, da intervenção ABA você quer saber? Como eu posso te ajudar?

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Um Grande Beijo, e até a Próxima Semana!!!!

Michelli Freitas,