Crianças autistas: Desenhos animados podem ajudar no desenvolvimento

Receba nossos conteúdos exclusivos

Intervenção baseada em Evidência Científica

Sumário

Este artigo “Crianças autistas: Como os desenhos animados podem ajudar no desenvolvimento” foi criado pela equipe Arte Piedosa para uso exclusivo do blog IEAC.

O autismo é uma condição que pode afetar uma em cada cem crianças, sendo mais comum do que parece nos dias atuais.

Crianças autistas possuem dificuldade para se relacionar com outros indivíduos e na comunicação. Além de poderem apresentar padrões de comportamento restritivos e repetitivos.

Como contribuir para o desenvolvimento da criança autista

Sabendo disso, é importante tomar algumas medidas logo na infância. Para, assim, garantir que a criança se desenvolva da melhor forma possível, sem que a condição do espectro autista seja um empecilho em sua vida.

Brincadeiras e desenhos animados infantis, por exemplo, podem ajudar significantemente no crescimento mental e social da criança com autismo.

desenho animado para crianças autistas

Dica de desenho:

Animações, como é o caso do desenho de São Francisco – Pequeno Francisco, auxiliam no desenvolvimento da parte lúdica da criança. Fazendo com que ela se divirta e sinta-se livre para expressar o que está sentindo.

Assim como brinquedos e brincadeiras que não envolvam robôs que caminham sozinhos, carros que brilham e são impulsionados por tração ou jogos de computador. Pois, objetos assim acabam não prendendo a atenção da criança autista por muito tempo.

Um desenho animado infantil ou um brinquedo que estimule a imaginação, interação e, consequentemente, a comunicação são os mais recomendados. Visto que isso fará com que a criança aumente o interesse na atividade realizada.

Assim, fica até mais fácil conversar com a criança. Pois, você pode perguntar sobre os objetos usados para brincar ou sobre o que os personagens do desenho estão fazendo.

Por que os desenhos são tão indicados para crianças autistas?

Elementos básicos, que podem ser identificados facilmente pelas crianças.

Como, por exemplo, a figura de um menino ou uma menina, a ação de comer, de correr ou pular, são ótimos para criar assimilações mentais. Consequentemente, isso também ajuda na comunicação e interação social.

Por isso, desenhos animados infantis são tão recomendados para casos assim.

crianças autistas brincadeiras

Como a criança pensa enquanto assiste

Enquanto assistem às animações, as crianças estão constantemente pensando. Durante todo o momento, enquanto estão com os olhos no desenho, o cérebro está sendo estimulado. Elas estão captando os menores sinais de algo a ser aprendido, como algumas estratégias de convívio social.

Até mesmo quando a criança está dando risada de uma cena engraçada o cérebro passou por todo um processo. Começando por entender a linguagem, indo até a compreensão do contexto da história, para chegar ao motivo da graça e acionar a ação de rir.

Outro ponto significativo para levar em consideração é que as crianças autistas costumam ter uma sensibilidade maior em relação ao som.

Por isso, multidões, ruídos altos demais e tumultos costumam deixá-la irritada ou chateada. Com isso em mente, optar por desenhos animados que sejam mais calmos, sem muitas explosões e barulhos repentinos, é uma ótima escolha.

É importante, também, sempre respeitar o ritmo e a privacidade da criança com autismo. Elas costumam ter rituais que elas mesmas criam.

Então, se você perceber que há um padrão na hora de guardar os brinquedos ou na hora de colocar a comida no prato, não o critique nem o apresse para realizar essas atividades.

Pelo contrário, una-se a ela. Ajude-a manter esse padrão. Pois isso irá fazer com que ela perceba que pode ser livre para realizar as tarefas com você, criando um laço mais forte de união.

Você tem mais alguma sugestão de atividades que podem ajudar a criança no espectro autista a se desenvolver melhor? Compartilhe com a gente nos comentários!