Como ensinar habilidades de independência e autonomia para Autistas?

Receba nossos conteúdos exclusivos

Intervenção baseada em Evidência Científica

Sumário

As habilidades de independência e autonomia são essenciais para as crianças. Saber se vestir, ir ao banheiro, usar talheres e muitas outras coisas facilitam a vida de crianças e de seus pais, as ajudando a se inserir socialmente. Mas, com crianças com atraso no desenvolvimento, este ensino pode ser mais difícil, até pelos grandes atrasos que existem com frequência nas habilidades de comunicação e linguagem.

Os pais tem um desejo em ensinarem todas as habilidades, porém falta tempo e organização para conseguir passar a criança tudo que ela precisaria aprender.

As habilidades de independência e autonomia podem sobrecarregar as famílias com tudo que gostariam de ensinar. Se não houver foco e objetivo, com um planejamento para nortear a elaboração de objetivos de ensino, as chances de fracasso são elevadas. São muitas habilidades para pouco tempo para ensinar.

Então, surge a dúvida: por onde começar a ensinar? O que é mais importante para ensinar ao indivíduo para que este possa começar a conquistar sua autonomia? Separamos alguns pontos para análise.

Primeiro passo

Ter noção do que é esperado para cada faixa etária para decidir o que ensinar a uma criança autista é essencial. Você precisa saber o que é esperado de uma criança com um ano de idade, dois, três e por aí em diante.

Por exemplo, por volta de um ano a criança consegue segurar copinho, comer sozinha comidas com a mão, comer comidas sólidas. Aos 2 anos ela já bebe em um copo, usa talheres (mesmo fazendo bagunça), suga do canudo, tira seus sapatos e meias.

Já aos 3 anos consegue comer sem tanta bagunça, ir ao banheiro, colocar água no copo, lavar e secar as mãos, tomar banho (mesmo precisando de ajuda), tirar e colocar roupa mais fáceis, sem botões e etc.

Temos aqui alguns artigos mais explicativos sobre fases do desenvolvimento, clique aqui para ler.

Segundo passo

Tenha em mente que vai dar trabalho, sim. Ensinar habilidades de independência e autonomia para uma criança é uma tarefa que pode acabar gerando mais trabalho aos pais.

Por exemplo, permitir que uma criança comece a comer com talheres, pode gerar bagunça na hora do almoço, mas é essencial deixar que a criança faça para que ela pratique e aprenda.

Por isso, é essencial pensar que é melhor fazer agora do que ter que fazer a vida inteira pela criança.

habilidades de independência e autonomia

Como ensinar habilidades de independência e autonomia?

Para o ensino de qualquer habilidade e comportamento, é importante que a criança já tenha os pré-requisitos necessários para aprender. Com as habilidades de autonomia é do mesmo jeito.

Antes de você começar a ensinar, atente-se para esses 10 tópicos (são tópicos sugestivos e não quer dizer que a criança precisa ter todos) e responda:

  1. Ela olha quando alguém chama pelo nome dela de maneira consistente?
  2. Ela presta atenção quando você dá direção para ela?
  3. Ela consegue seguir instruções de apenas um passo? Por exemplo, quando você pede algo como “vem aqui”, “espera aí”, “fica parado”;
  4.  Ela faz contato visual por pelo menos 3 segundos, de forma consistente?
  5. Ela consegue olhar para objetos ou materiais quando você pede isso para ela?
  6. Ela permanece sentada em uma área que você pede para ela, engajada em uma atividade que você deu para ela por pelo menos 10 minutos?
  7. Ela consegue comunicar (de alguma forma, seja verbalmente ou não) alguns desejos simples, tendo as suas necessidades atendidas?
  8. A criança consegue apontar para partes do corpo, identificando partes do seu próprio corpo?
  9. Ela deixa que você pegue na mão dela para dar um nível de ajuda, sem resistência?
  10. Ela imita ações motoras simples, como levantar a mão, colocar a mão na cabeça, após você realizar o mesmo movimento?

Por qual habilidade começar?

Você percebeu que a criança está pronta para começar a ser ensinada, mas por onde começar?

Esta é uma decisão que pode ser difícil.

Comece sempre do que é esperado dentro de cada faixa etária, mas isso ainda não é algo pequeno, pois existem uma variedade de habilidades dentro de cada faixa etária. E uma coisa é certa: se tivermos muitos objetivos de ensino, isso acaba não sendo aplicável no dia a dia da família.

Portanto, é importante que você comece pelas habilidades mais funcionais, que são aquelas que a criança precisa para que ela possa ser uma parte integrante do sistema que ele vive, fazendo parte de forma integral do seu ambiente: escola, trabalho (adultos), em casa.

Para escolher as primeiras habilidades, responda a essas 5 perguntas:

  1. Essa habilidade impede que essa criança participe na comunidade (em casa, no ambiente escolar, social)?
  2. É importante para que outras habilidades possam ser ensinadas?
  3. Deve ser feita por essa criança em público e sozinha quando ela crescer?
  4. Você acha que se a criança não tiver essa habilidade, ela poderá se sentir envergonhada ou passar vergonha perante as pessoas?
  5. É uma habilidade que se essa criança/adolescente não tiver essa habilidade o deixará com problemas de higiene?

Essas respostas são para que você entenda a importância das habilidades que você deseja ensinar e o quanto elas são relevantes neste momento.

A tarefa de ensinar habilidades de independência e autonomia não é fácil. Porém com os instrumentos corretos é possível de ser realizado com sucesso, exatamente por isso criamos um treinamento completo para o ensino de habilidades de independência e autonomia para autistas, clique aqui e saiba mais sobre o Workshop de Ensino de Habilidades de Independência e Autonomia com materiais completos e aulas com procedimentos, métodos de ensino cientificamente validados para ensino destas habilidades.