As habilidades de independência e autonomia são essenciais para as crianças. Saber se vestir, ir ao banheiro, usar talheres e muitas outras coisas facilitam a vida de crianças e de seus pais, as ajudando a se inserir socialmente. Mas, com crianças com atraso no desenvolvimento, este ensino pode ser mais difícil, até pelos grandes atrasos que existem com frequência nas habilidades de comunicação e linguagem.
Os pais tem um desejo em ensinarem todas as habilidades, porém falta tempo e organização para conseguir passar a criança tudo que ela precisaria aprender.
As habilidades de independência e autonomia podem sobrecarregar as famílias com tudo que gostariam de ensinar. Se não houver foco e objetivo, com um planejamento para nortear a elaboração de objetivos de ensino, as chances de fracasso são elevadas. São muitas habilidades para pouco tempo para ensinar.
Então, surge a dúvida: por onde começar a ensinar? O que é mais importante para ensinar ao indivíduo para que este possa começar a conquistar sua autonomia? Separamos alguns pontos para análise.
Primeiro passo
Ter noção do que é esperado para cada faixa etária para decidir o que ensinar a uma criança autista é essencial. Você precisa saber o que é esperado de uma criança com um ano de idade, dois, três e por aí em diante.
Por exemplo, por volta de um ano a criança consegue segurar copinho, comer sozinha comidas com a mão, comer comidas sólidas. Aos 2 anos ela já bebe em um copo, usa talheres (mesmo fazendo bagunça), suga do canudo, tira seus sapatos e meias.
Já aos 3 anos consegue comer sem tanta bagunça, ir ao banheiro, colocar água no copo, lavar e secar as mãos, tomar banho (mesmo precisando de ajuda), tirar e colocar roupa mais fáceis, sem botões e etc.
Temos aqui alguns artigos mais explicativos sobre fases do desenvolvimento, clique aqui para ler.
Segundo passo
Tenha em mente que vai dar trabalho, sim. Ensinar habilidades de independência e autonomia para uma criança é uma tarefa que pode acabar gerando mais trabalho aos pais.
Por exemplo, permitir que uma criança comece a comer com talheres, pode gerar bagunça na hora do almoço, mas é essencial deixar que a criança faça para que ela pratique e aprenda.
Por isso, é essencial pensar que é melhor fazer agora do que ter que fazer a vida inteira pela criança.
Como ensinar habilidades de independência e autonomia?
Para o ensino de qualquer habilidade e comportamento, é importante que a criança já tenha os pré-requisitos necessários para aprender. Com as habilidades de autonomia é do mesmo jeito.
Antes de você começar a ensinar, atente-se para esses 10 tópicos (são tópicos sugestivos e não quer dizer que a criança precisa ter todos) e responda:
- Ela olha quando alguém chama pelo nome dela de maneira consistente?
- Ela presta atenção quando você dá direção para ela?
- Ela consegue seguir instruções de apenas um passo? Por exemplo, quando você pede algo como “vem aqui”, “espera aí”, “fica parado”;
- Ela faz contato visual por pelo menos 3 segundos, de forma consistente?
- Ela consegue olhar para objetos ou materiais quando você pede isso para ela?
- Ela permanece sentada em uma área que você pede para ela, engajada em uma atividade que você deu para ela por pelo menos 10 minutos?
- Ela consegue comunicar (de alguma forma, seja verbalmente ou não) alguns desejos simples, tendo as suas necessidades atendidas?
- A criança consegue apontar para partes do corpo, identificando partes do seu próprio corpo?
- Ela deixa que você pegue na mão dela para dar um nível de ajuda, sem resistência?
- Ela imita ações motoras simples, como levantar a mão, colocar a mão na cabeça, após você realizar o mesmo movimento?
Por qual habilidade começar?
Você percebeu que a criança está pronta para começar a ser ensinada, mas por onde começar?
Esta é uma decisão que pode ser difícil.
Comece sempre do que é esperado dentro de cada faixa etária, mas isso ainda não é algo pequeno, pois existem uma variedade de habilidades dentro de cada faixa etária. E uma coisa é certa: se tivermos muitos objetivos de ensino, isso acaba não sendo aplicável no dia a dia da família.
Portanto, é importante que você comece pelas habilidades mais funcionais, que são aquelas que a criança precisa para que ela possa ser uma parte integrante do sistema que ele vive, fazendo parte de forma integral do seu ambiente: escola, trabalho (adultos), em casa.
Para escolher as primeiras habilidades, responda a essas 5 perguntas:
- Essa habilidade impede que essa criança participe na comunidade (em casa, no ambiente escolar, social)?
- É importante para que outras habilidades possam ser ensinadas?
- Deve ser feita por essa criança em público e sozinha quando ela crescer?
- Você acha que se a criança não tiver essa habilidade, ela poderá se sentir envergonhada ou passar vergonha perante as pessoas?
- É uma habilidade que se essa criança/adolescente não tiver essa habilidade o deixará com problemas de higiene?
Essas respostas são para que você entenda a importância das habilidades que você deseja ensinar e o quanto elas são relevantes neste momento.
A tarefa de ensinar habilidades de independência e autonomia não é fácil. Porém com os instrumentos corretos é possível de ser realizado com sucesso, exatamente por isso criamos um treinamento completo para o ensino de habilidades de independência e autonomia para autistas, clique aqui e saiba mais sobre o Workshop de Ensino de Habilidades de Independência e Autonomia com materiais completos e aulas com procedimentos, métodos de ensino cientificamente validados para ensino destas habilidades.