Inclusão de alunos com desenvolvimento atípico: idade ou conhecimento?

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Intervenção baseada em Evidência Científica

Sumário

O que deve ser levado em conta na inclusão de alunos com desenvolvimento atípico na rede de ensino regular?

Quando falamos sobre esse tema, uma dúvida muito comum pode surgir: a inclusão deve ser realizada de acordo com a idade da criança, ou de acordo como seu repertório comportamental?

A idade da criança com desenvolvimento atípico, bem como o seu repertório comportamental influenciam no seu processo de aprendizagem.

No momento em que um aluno com desenvolvimento atípico ingressa na rede regular de ensino, surge então o questionamento sobre se ele deve ser incluído na sala de aula com alunos da mesma idade que a sua ou se o que deve ser levado em conta é o seu conhecimento no momento?

É sobre isso que iremos falar nos próximos tópicos: o aluno deve ser incluído na sala de aula de acordo com a idade ou com o seu conhecimento? Confira.

inclusão de alunos com desenvolvimento atípico

O que dizem os especialistas sobre a inclusão de alunos com desenvolvimento atípico ?

Hoje, trazemos para vocês mais uma dica relacionada a inclusão de alunos com desenvolvimento atípico na rede regular de ensino.

Este é um assunto que costuma ser bastante recorrente nos consultórios que fazem o acompanhamento dessas crianças, bem como nas salas de aula. Esse assunto é com relação a idade do nosso aluno.

O que acontece muitas vezes é que a gente tem crianças que possuem dificuldades em relação à aprendizagem ou atraso no desenvolvimento que não possuiriam repertório comportamental para acompanhar uma turma de acordo com a sua idade.

E neste momento, o que deverá ser feito? A criança deverá ser mantida na turma que está de acordo com a idade dela ou o que deve ser levado em conta nesse momento é que essa criança sabe, ou seja, o repertório comportamental que essa criança possui naquele momento?

Se o repertório comportamental for levado em consideração, essa criança deverá ser colocada em uma turma de crianças de uma idade bem inferior à que o nosso aluno tem. Entretanto, estará de acordo com o nível de conhecimento e de cognição dessa criança.

O que significa que vai estar de acordo com o repertório comportamental que essa criança possui no momento.

Como lidar com essa questão, então?

Bom, é importante saber o que os estudiosos nesse campo têm levado em consideração sobre esse assunto.

É feito como recomendação aos pais, as escolas e aos terapeutas que acompanham as crianças com desenvolvimento típico, é que a criança seja incluída na escola regular em uma turma de acordo com a idade dela.

Isso significa que o que deve ser levado em consideração no momento da inclusão, para escolher em qual turma a criança vai estar, não é o seu repertório comportamental ou nível de conhecimento e cognição. Mas, sim, a idade que essa criança tem no momento.

Desta forma, uma criança com 8 anos de idade, não deve estar em uma turma de educação infantil. Ela deve estar no ensino fundamental, em uma turma com outras crianças que estejam dentro da mesma faixa etária que ela.

inclusão de alunos com desenvolvimento atípico

Em que turma a criança deve ser incluída?

Devemos ter sempre em mente que é muito importante que a criança com desenvolvimento atípico conviva com outras crianças que estejam na mesma faixa etária que ela, especialmente dentro do ambiente escolar.

Ainda que a criança não possua repertório comportamental para acompanhar o conteúdo didático daquela turma. O plano de ensino individualizado e a adaptação curricular e do material didático são feitos para compensar essa questão.

É através do plano de ensino individualizado, da adaptação curricular e do material didático que a criança vai aprender aquilo que ela precisa. Isso dentro das capacidades que possui no momento, respeitando a sua individualidade e o seu repertório comportamental atual.

O plano de ensino individualizado é importante na inclusão de alunos com desenvolvimento atípico

Desta forma, não é indicado para a inclusão de alunos com desenvolvimento atípico que a criança vá para uma turma de crianças bem mais novas que ela. Já que, a convivência com crianças da mesma idade é muito importante para o seu desenvolvimento.

A criança deve conviver com outras crianças da mesma faixa etária. Isso  porque devemos sempre puxar o desenvolvimento dela para cima, e não puxar para baixo.

Na prática, não é o ideal quando a criança é incluída em turmas com crianças muito mais novas que ela. Tendo em vista que isso prejudica o desenvolvimento dela.

É importante que ela conviva com essas crianças no ambiente escolar, para que o seu repertório comportamental não seja prejudicado. Mesmo que a criança não possua repertório para acompanhar o conteúdo didático da turma com crianças da mesma faixa etária.

É o Plano de Ensino Individualizado, com a adaptação do material de ensino e do conteúdo didático para a necessidade específica daquela criança com atraso no desenvolvimento que vai dar condições para aquela criança se manter naquela turma, mesmo sem o repertório comportamental daquela faixa etária.

Dessa forma a criança com desenvolvimento atípico poderá conviver no ambiente escolar com os colegas de mesma idade. E, assim, irá apreendendo conteúdo didático de acordo com suas necessidades e capacidades naquele momento.

O Plano de Ensino Individualizado é uma forma de garantir que uma criança com atraso no desenvolvimento não frequente a escola somente com o intuito de socializar com outras crianças da mesma faixa etária que ela. Ele a ajudará a absorver conteúdo que é adequado para suas necessidades.

Agora você já sabe qual aspecto deve ser levado em conta na inclusão de alunos com desenvolvimento atípico na rede regular de ensino.

Conheça mais sobre processos de aprendizagem:

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Se você gostou desse artigo sobre inclusão de alunos com desenvolvimento atípico, pode encontrar mais informações a respeito do processo de aprendizagem de crianças com desenvolvimento atípico no conteúdo do blog do Instituto de Educação e Análise do Comportamento – IEAC.

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