Desenvolvimento das habilidades matemáticas por idade

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Intervenção baseada em Evidência Científica

Sumário

As habilidades matemáticas são usadas por nós muito mais do que imaginamos. Desde pequenos, conforme vamos crescendo, desenvolvemos habilidades matemáticas para nos relacionarmos com as pessoas e o ambiente ao nosso redor.

As crianças começam a aprender matemática a partir do momento em que começam a explorar o mundo. A maioria delas atinge certos marcos matemáticos aproximadamente com a mesma idade, com algumas variações.

Para as crianças de desenvolvimento típico, esse processo de aprendizagem é natural. Mas para as crianças com atraso no desenvolvimento, como o autismo, aprender e dominar habilidades de matemática tende a ser mais demorado e trabalhoso.

A ABA e o ensino de habilidades matemáticas

A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) é apontada como a alternativa mais eficiente para facilitar o processo de ensino das habilidades básicas, incluindo as matemáticas.

Os pais, cuidadores e professores conseguem ajudar as crianças a aprenderem habilidades matemáticas por meio da instrução sistemática da ABA. Claro, respeitando as características, as limitações e o ritmo de aprendizagem de cada uma delas.

A seguir, mostramos como funciona o desenvolvimento das habilidades matemáticas conforme as crianças vão crescendo, de acordo com a faixa etária.

desenvolvendo habilidades matemáticas

De 0 a 12 meses de idade

A criança começa a compreender as sequências de eventos, a ter noções sobre causa e efeito. Além disso, começa a classificar alguns itens e compreender as diferenças de tamanho (grande, pequeno). Também começa a entender as palavras que indicam quantidade (muito, pouco).

De 1 a 2 anos de idade

Nessa idade, compreende que os números indicam quantidades e consegue falar sequências de números, pulando alguns deles. Além disso, compreende as palavras que indiquem comparações ou localizações (mais, menos, acima, abaixo, atrás) e classifica e combina formas básicas.

Crianças de 1 a 2 anos, tem noção de cheio e vazio, enchendo e esvaziando recipientes. Mas é nessa idade que começa a compreender as sequências de eventos nas rotinas do dia a dia.

De 3 a 4 anos de idade

A partir desse momento, reconhece as formas do mundo real e começa a classificar os itens por cor, forma, tamanho e finalidade.

É quando faz comparações, conta os números até pelo menos 20. É quando também indica a quantidade de itens e compreende que cada número possui um nome (ex.: a palavra “dois” corresponde ao número 2).

Além disso, consegue montar quebra-cabeças e consegue prever causa e efeito nas situações.

5 anos de idade

Aos 5 anos, a criança consegue contar com os dedos das mãos. Nessa idade, começa a identificar que um número é maior do que o outro. Ela reconhece os números até 20. Também consegue copiar ou desenhar formas simétricas e começa a compreender os conceitos básicos de tempo (manhã, tarde, noite, dias da semana).

Crianças de 5 anos, já segue instruções que envolvem etapas, com palavras como primeiro, depois, próximo. Por fim, compreende o significado de palavras como improvável ou possível.

De 6 a 7 anos de idade

Compreende padrões e sabe o que vem na sequência. Também conhece e nomeia formas mais complexas (cubos, cones, cilindros) e conhece e escreve os números até 100 e os nomes das palavras até 20.

Além disso, faz adição e subtração básicas até 20 e consegue criar um gráfico de barras simples, compreendendo os valores das moedas.

8 anos de idade

Aos 8 anos, a criança usa papel e lápis para resolver problemas de matemática e compreende o dinheiro. Dessa forma, faz adição e subtração. Também consegue resolver problemas com pontos decimais e faz multiplicações e divisões simples. Além disso, ela cria uma equação numérica a partir de um problema matemático.

De 9 a 10 anos de idade

Nesse momento, ela começa a aplicar os conceitos de matemática no mundo real. Também consegue resolver problemas matemáticos de mais de uma maneira, compreende as frações e compara números usando os símbolos de “maior que” e “menor que”. Além disso, começa a fazer multiplicações com números de dois e três dígitos e e faz divisões mais complexas.

De 11 a 14 anos de idade

Começa a compreender a álgebra básica com um número desconhecido (ex.: 3 + x = 7), compreende as coordenadas de um gráfico e trabalha com frações, porcentagens e proporções;

Além disso, nesse momento também trabalha com linhas, ângulos e formas geométricas básicas e resolve problemas matemáticos mais complexos usando fórmulas.

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De 15 a 17 anos de idade

Compreende as diversas representações dos números (frações, decimais). Usa os números nas situações do dia a dia e linguagem matemática para transmitir pensamentos e soluções. Por sim, usa gráficos, mapas e outras representações para compreender e trocar informações.

É importante ficar claro que as informações aqui apresentadas são somente um parâmetro do que é esperado em cada faixa etária em relação ao desenvolvimento das habilidades matemáticas.

As crianças desenvolvem-se em ritmos diferentes e, caso elas apresentem algum atraso no desenvolvimento, esse aprendizado será bem mais tardio, o que exigirá uma forma de ensino mais direcionada para as suas necessidades, sendo a ABA a alternativa mais indicada.

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Texto baseado em: https://www.understood.org/en/learning-thinking-differences/signs-symptoms/age-by-age-learning-skills/math-skills-what-to-expect-at-different-ages