As habilidades matemáticas são usadas por nós muito mais do que imaginamos. Desde pequenos, conforme vamos crescendo, desenvolvemos habilidades matemáticas para nos relacionarmos com as pessoas e o ambiente ao nosso redor.
As crianças começam a aprender matemática a partir do momento em que começam a explorar o mundo. A maioria delas atinge certos marcos matemáticos aproximadamente com a mesma idade, com algumas variações.
Para as crianças de desenvolvimento típico, esse processo de aprendizagem é natural. Mas para as crianças com atraso no desenvolvimento, como o autismo, aprender e dominar habilidades de matemática tende a ser mais demorado e trabalhoso.
A ABA e o ensino de habilidades matemáticas
A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) é apontada como a alternativa mais eficiente para facilitar o processo de ensino das habilidades básicas, incluindo as matemáticas.
Os pais, cuidadores e professores conseguem ajudar as crianças a aprenderem habilidades matemáticas por meio da instrução sistemática da ABA. Claro, respeitando as características, as limitações e o ritmo de aprendizagem de cada uma delas.
A seguir, mostramos como funciona o desenvolvimento das habilidades matemáticas conforme as crianças vão crescendo, de acordo com a faixa etária.
De 0 a 12 meses de idade
A criança começa a compreender as sequências de eventos, a ter noções sobre causa e efeito. Além disso, começa a classificar alguns itens e compreender as diferenças de tamanho (grande, pequeno). Também começa a entender as palavras que indicam quantidade (muito, pouco).
De 1 a 2 anos de idade
Nessa idade, compreende que os números indicam quantidades e consegue falar sequências de números, pulando alguns deles. Além disso, compreende as palavras que indiquem comparações ou localizações (mais, menos, acima, abaixo, atrás) e classifica e combina formas básicas.
Crianças de 1 a 2 anos, tem noção de cheio e vazio, enchendo e esvaziando recipientes. Mas é nessa idade que começa a compreender as sequências de eventos nas rotinas do dia a dia.
De 3 a 4 anos de idade
A partir desse momento, reconhece as formas do mundo real e começa a classificar os itens por cor, forma, tamanho e finalidade.
É quando faz comparações, conta os números até pelo menos 20. É quando também indica a quantidade de itens e compreende que cada número possui um nome (ex.: a palavra “dois” corresponde ao número 2).
Além disso, consegue montar quebra-cabeças e consegue prever causa e efeito nas situações.
5 anos de idade
Aos 5 anos, a criança consegue contar com os dedos das mãos. Nessa idade, começa a identificar que um número é maior do que o outro. Ela reconhece os números até 20. Também consegue copiar ou desenhar formas simétricas e começa a compreender os conceitos básicos de tempo (manhã, tarde, noite, dias da semana).
Crianças de 5 anos, já segue instruções que envolvem etapas, com palavras como primeiro, depois, próximo. Por fim, compreende o significado de palavras como improvável ou possível.
De 6 a 7 anos de idade
Compreende padrões e sabe o que vem na sequência. Também conhece e nomeia formas mais complexas (cubos, cones, cilindros) e conhece e escreve os números até 100 e os nomes das palavras até 20.
Além disso, faz adição e subtração básicas até 20 e consegue criar um gráfico de barras simples, compreendendo os valores das moedas.
8 anos de idade
Aos 8 anos, a criança usa papel e lápis para resolver problemas de matemática e compreende o dinheiro. Dessa forma, faz adição e subtração. Também consegue resolver problemas com pontos decimais e faz multiplicações e divisões simples. Além disso, ela cria uma equação numérica a partir de um problema matemático.
De 9 a 10 anos de idade
Nesse momento, ela começa a aplicar os conceitos de matemática no mundo real. Também consegue resolver problemas matemáticos de mais de uma maneira, compreende as frações e compara números usando os símbolos de “maior que” e “menor que”. Além disso, começa a fazer multiplicações com números de dois e três dígitos e e faz divisões mais complexas.
De 11 a 14 anos de idade
Começa a compreender a álgebra básica com um número desconhecido (ex.: 3 + x = 7), compreende as coordenadas de um gráfico e trabalha com frações, porcentagens e proporções;
Além disso, nesse momento também trabalha com linhas, ângulos e formas geométricas básicas e resolve problemas matemáticos mais complexos usando fórmulas.
De 15 a 17 anos de idade
Compreende as diversas representações dos números (frações, decimais). Usa os números nas situações do dia a dia e linguagem matemática para transmitir pensamentos e soluções. Por sim, usa gráficos, mapas e outras representações para compreender e trocar informações.
É importante ficar claro que as informações aqui apresentadas são somente um parâmetro do que é esperado em cada faixa etária em relação ao desenvolvimento das habilidades matemáticas.
As crianças desenvolvem-se em ritmos diferentes e, caso elas apresentem algum atraso no desenvolvimento, esse aprendizado será bem mais tardio, o que exigirá uma forma de ensino mais direcionada para as suas necessidades, sendo a ABA a alternativa mais indicada.
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Texto baseado em: https://www.understood.org/en/learning-thinking-differences/signs-symptoms/age-by-age-learning-skills/math-skills-what-to-expect-at-different-ages