Indústria do autismo e corrupção: Um alerta para os pais

Receba nossos conteúdos exclusivos

Intervenção baseada em Evidência Científica

Sumário

Nos últimos anos, no Brasil, tem ocorrido um aumento constante da temática do autismo nas mídias. Todo mundo falando sobre, estudando o assunto, dizendo que estão estudando… Enfim, a “indústria do autismo” acabou sendo uma forma de lucro para muitas pessoas.

Indústria do autismo e corrupção

Para falarmos mais sobre essa indústria do autismo, é necessário entender melhor a corrupção.

O conceito que vou utilizar aqui para vocês vem de uma aula de Sociologia de um querido professor que muito tem me feito refletir sobre a dinâmica social do nosso Brasil.

A definição discutida foi: corrupção como tirar o direito do outro.

Engraçado que achamos muitas vezes a palavra corrupção forte demais, pois está sempre associada as atrocidades dos nossos governantes. Mas esquecemos da corrupção diária da nossa sociedade disfarçada de “jeitinho brasileiro”, de luta de classes, de falsas intenções maquiadas como sendo o melhor.

Como isso se relaciona com o autismo?

Para entender melhor onde desejo chegar, vamos ilustrar algumas situações do mundo real.

O neuro pediatra, psiquiatra, médico, prescreve medicação de forma indiscriminada ganhando incentivos dos laboratórios. Isso é uma corrupção? Claro que sim!

O mesmo médico que prescreve indica sempre os mesmo terapeutas sob o pretexto de que só tem este, este é o melhor e etc.

Será que ele foi pesquisar a fundo se realmente só existem esses mesmo? Será que ele acompanha o dia a dia desse tratamento para ter um feedback fidedigno desse profissional?

Isso é corrupção? Sim, pois ele tira o direito da criança ter um tratamento de qualidade, ele tira o direito de um profissional competente que não tem oportunidade.

Mas tadinho dos médicos. Estamos falando mal deles? Não estamos contando fatos, mas sim analisando comportamentos.

Além disso, têm profissionais que dizem que somente um profissional x ou y pode ser o terapeuta de uma determinada área, sem uma base legal e acadêmica para tal afirmação.

Ele é corrupto? Sim! Pois, ele tira do direito do mercado se expandir fazendo um desserviço a todos os autistas que necessitam de tratamento de qualidade, pois a demanda de crianças é maior que a oferta de profissionais.

Indústria do autismo e corrupção

Atentos para a indústria do autismo e a corrupção

Fazemos um discurso do quanto os políticos não prestam, mas e a nossa sociedade? Como ela é? Correta nas suas relações diárias sejam pessoais ou profissionais? Se eu me vendo por interesses econômicos ou para satisfazer meu ego, eu estou sendo corrupto? Sim, se aceite e busque mudanças antes de falas demagógicas.

É extremamente necessário que pais e famílias estejam atentos para como funciona essa indústria do autismo e a corrupção que pode envolvê-la sem percebermos.

Você já passou por uma situação aqui? Então, comente aqui embaixo sua experiência!