Plano de Ensino Individualizado (PEI): Qual a importância?

Receba nossos conteúdos exclusivos

Intervenção baseada em Evidência Científica

Sumário

O processo de ensino para crianças com atraso no desenvolvimento é chamado de PEI. O plano de ensino individualizado (PEI) ajuda nos estudos e como ensinar de modo eficiente para essas crianças que precisam de uma atenção maior.

É um recurso pedagógico que focaliza somente no aluno. Portanto, é preciso a ajuda de professores, coordenadora pedagógica, pais e os profissionais.

A criança que é autista tem dificuldade para se desenvolver em algumas áreas como linguagem, conhecimentos pedagógicos, problemas sensoriais entre outros.

Cada criança tem seu nível de dificuldade e, observando como ela desenvolve, você coloca tudo plano de ensino individualizado.

Confira nesse artigo a importância do plano de ensino individualizado e algumas dicas para ajudar a fazer o PEI.

Importância do Plano de Ensino Individualizado

Muitas escolas não tem um ambiente especializado com o plano de ensino individualizado. Por consequência, isso acaba dificultando o processo de ensino de muitos professores. Visto que precisam dar as suas aulas normais e a criança com um atraso no desenvolvimento não consegue acompanhar da mesma forma.

O plano de ensino individualizado não é somente responsabilidade da escola, quem tem uma criança autista precisa acompanhar em tudo.

O procedimento tem que ter a opinião se possível da criança, pois ela pode comentar sobre ela mesma e seu processo de aprendizagem.

Nos Estados Unidos o sistema educacional deles são diferentes. Dessa forma, eles utilizam o PEI com um ambiente especializado dentro da escola.

Na nossa realidade é um pouco diferente. É necessário colocar dentro do plano de ensino individualizado todos os objetivos e a vida da criança, para que em caso de mudança de escola ou de cidade, você tenha tudo registrado e ajudar no progresso.

As vantagens de ter um PEI

O plano de ensino individualizado é fundamental para a avaliação da criança, os registros são a forma de avaliar.

As escolas tentaram implantar alguma forma de avaliar que fosse inclusiva, mas os resultados não foram eficazes.

Com o PEI, a forma de ensino é com planejamento e acompanhando o desenvolvimento da criança.

Isso funciona por meio de algumas áreas de habilidades que são acadêmicas, sociais, motoras (atividade física), recreação, profissionais e do dia a dia.

Esse documento ajuda na área pedagógica dos professores. Dessa forma, eles conseguem analisar e ajudar no ensino e desenvolvimento da criança.

Sendo assim, com o plano de ensino individualizado os professores podem pensar em um modo de alcançar os objetivos da criança no aprendizado.

plano de ensino individualizado

Dicas para o PEI

Você precisa dar importância a alguns pontos para conseguir elaborar um plano de ensino individualizado de forma adequada para a criança ou adolescente, para que consiga alcançar os objetivos (pedagógicos, motores e linguagem).

Os pontos para ajudar no PEI são:

A idade

Cada idade tem o seu modo de se desenvolver, por isso é necessário prestar atenção em como a criança se desenvolve na fase que ela tiver e colocar isso no plano de ensino individualizado.

Através dessa informação tudo vai ser elaborado de acordo com a idade.

Funcional

Em seguida, é fundamental observar o que funciona para a criança.

Com a informação sobre a idade é possível analisar o que pode ser funcional para o aluno, montar um PEI de acordo com contexto que ele vive e que vai ser útil para o seu desenvolvimento.

O que já sabe fazer

Você precisa saber quais as habilidades e conhecimentos que a criança já tem e começar o PEI a partir dessas informações.

Quais são os déficits

Além disso, descubra em quais áreas a criança tem uma certa deficiência e para que você consiga descobrir tanto o que ela já sabe e quais os déficits é necessária uma avaliação.

Desse modo será mais fácil elaborar um plano de ensino individualizado.

Avaliação

Por fim, é através de registros avaliativos com a ajuda dos profissionais, professores e pais que é feito a avaliação.

Com esses pontos é possível elaborar o plano de ensino individualizado para a criança e colocar em prática o objetivo de ensino.

plano de ensino individualizado

Objetivos de ensino

Para traçar os objetivos de ensino, é fundamental observar esses pontos acima. Pois, sabendo quais os déficits, o que a criança já sabe, quais os procedimentos são funcionais para a idade dela, fica mais fácil de planejar o plano de ensino individualizado.

O que ensinar?

O primeiro objetivo é como ensinar. Portanto, é necessária uma forma de orientação que vai ser acessível para o aluno.

Com um ensino que passe o conteúdo de maneira clara e objetiva, os professores devem procurar métodos, estratégias e ferramentas para que auxiliem no processo de aprendizado.

Dessa forma ajuda a conhecer e desenvolver novas habilidades ajudando no plano de ensino individualizado.

Portanto, os professores devem procurar o que ensinar e verificar quais os conteúdos que precisam ser colocados como prioridades.

Em seguida, deve considerar as necessidades da criança para aquele momento e ensinar de acordo com as habilidades dela.

O ambiente

Organizar o ambiente da aula é importante para que o aluno venha interagir melhor.

No espaço de aula deve ter atividades tanto em grupos como individuais e aumentar o tempo para ajudar na otimização de aprendizado.

Os professores que trabalham com essas crianças devem ter paciência e entender que é um processo lento e muito útil.

Desse modo, o método não pode ser feito de maneira rápida e querer resultados de imediato. Visto que é necessário se adequar a cada criança.

Em suma, todos os objetivos são formados para alcançar as metas da escola, profissionais e pais.

Tudo isso dentro do processo de como ensinar são desenvolvidos os programas de ensino.

plano de ensino individualizado

Os registros

Segundo objetivo para desenvolver os programas de ensino é fazer os registros.

É através desses registros que os professores conseguem analisar o desenvolvimento dos programas de ensino.

Logo, nas folhas de registro é colocado o desempenho e o andamento do plano de ensino individualizado.

Todos esses processos são indispensáveis para elaborar o PEI e avaliar o progresso da criança.

Agora você sabe todos os elementos para realizar o plano de ensino individualizado – PEI e como é importante para o avanço do aprendizado da criança.

Por isso, se você gostou desse conteúdo continue nos acompanhando que sempre estamos com novidades.

Caso você tenha alguma dúvida sobre como funciona o PEI ou tenha uma experiência para compartilhar, deixe o seu comentário aqui embaixo!