Pós-graduação em ABA: Como escolhemos a grade de nossas aulas

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Intervenção baseada em Evidência Científica

Sumário

A grade de aulas da pós-graduação em ABA – Análise do Comportamento Aplicada aqui do Instituto de Educação e Análise do Comportamento – IEAC foi escolhida de forma cuidadosa.

Todas as aulas são baseadas em tudo que há de melhor no campo da Análise do Comportamento lá nos EUA.

Queremos que os nossos alunos terminem o nosso curso com bagagem e conhecimento para atuar na área. Tendo, principalmente, base em evidências científicas para a sua atuação profissional.

Hoje o nosso bate papo vai ser sobre as disciplinas do nosso curso de pós-graduação em Análise do Comportamento Aplicada. E vamos falar sobre como nós escolhemos as disciplinas que constituem a grade da nossa pós-graduação.

Além disso, você vai poder entender também como e porque nós baseamos nossa grade na 5ª Task List da BACB. Confira tudo!

Em que baseamos a nossa grade de disciplinas?

Primeiramente, as disciplinas da nossa pós-graduação em ABA foram escolhidas com cuidado. Levando em conta a base nos conhecimentos que um Analista do Comportamento precisa ter para realizar a prova de certificação para essa profissão, o BCBA.

Apesar de que a certificação BCBA não seja válida no nosso país, o conhecimento necessário para realizar essa prova é um conhecimento que todo profissional analista do comportamento deve ter.

No Brasil, a prova BCBA não é uma exigência para trabalhar como Analista do Conhecimento. Mas, um bom profissional precisa saber seu conteúdo.
Isso deve ser independente de o profissional realizar esse prova ou não.

Por isso, a grade curricular da pós-graduação em ABA – Análise do Comportamento Aplicada aqui do IEAC foi completamente inspirada nesse conhecimento.

Tentamos também trazer para os nossos alunos um livro que representa a Bíblia da Análise do Comportamento. E todos os tópicos serão abordados durante a pós-graduação em ABA do IEAC.

Porém, isso não significa que nossos professores estão apenas lendo o livro e replicando o seu conteúdo para os nossos alunos.

Uma vez que, nossos professores são profissionais experientes no campo da Análise do Comportamento. Dessa maneira, eles estão juntando essa experiência aos conhecimentos do livro para estruturar suas aulas.

pós-graduação em aba

Qual a referência da pós-graduação em ABA do IEAC?

Usamos na nossa pós-graduação em ABA bastante referências dos Estados Unidos. Já que esse país é considerado a referência mundial em ABA.

Dessa maneira, queremos aprender e ensinar com os melhores para que possamos ser melhores também aqui no Brasil.

Buscamos aquilo que há de melhor nos Estados Unidos sobre a Análise do Comportamento, adaptamos para a nossa realidade e então concedemos esse conhecimento aos nossos alunos.

Nossas disciplinas foram baseadas na chamada Task List da BCBA. Elas são organizadas dentro deste padrão, uma vez que lá se encontra aquilo que podemos denominar o padrão outro da Análise do Comportamento, ou seja, tudo que há de melhor nessa área.

Mesmo que a qualificação BCBA não tenha validade no Brasil, essa Task List representa todos os pontos que um profissional da Análise do Comportamento deve conhecer e compreender para atuar na área.

Nossa grade de disciplinas foi completamente inspirada por essa Task List, que está em sua 4ª edição e já teve a 5ª edição publicada, que é, inclusive a inspiração para a montagem da nossa grade de disciplinas.

Nos inspiramos na 5ª edição, que estará disponível em 2022. Porque esses serão todos os tópicos que deverão ser conhecidos por quem vai realizar a avaliação BCBA naquele ano. E a nossa turma vai terminar o curso próximo a essa data.

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Por que a grade da pós graduação em ABA do IEAC não inclui disciplinas de desenvolvimento infantil?

Em nossa grade de disciplinas você não vai encontrar matérias como o Desenvolvimento Atípico ou Desenvolvimento Infantil.

Na pós-graduação em ABA falamos específica e estritamente sobre Análise do Comportamento. Por isso, não abordamos temas como desenvolvimento atípico e desenvolvimento infantil.

Aliás, esses dois temas, por si só, já poderiam ser uma pós-graduação. Principalmente se formos pensar na qualidade do curso de especialização.

Inclusive, lançaremos em breve uma pós-graduação em desenvolvimento infantil.

O foco da pós-graduação em ABA

O nosso foco é pura e simplesmente a Análise do Comportamento.

Teremos 24 meses corridos de aulas. E neles serão abordados exclusivamente temas sobre a Análise do Comportamento Aplicada.

O tempo é curto. E, apesar do modelo de Educação a Distância poder oferecer alguma flexibilidade de horários, existem prazos e metas que devem ser cumpridos pelos nossos alunos.

Dessa maneira, se fôssemos abordar esses outros temas seria difícil fazer isso com a qualidade necessária e dentro dos padrões de ensino que queremos oferecer aos nossos alunos.

Inclusive, os mestrados em Análise do Comportamento das instituições de ensino americanas, que são a nossa referência, também não incluem essas disciplinas em suas grades curriculares.

Desta forma, expandir demais a nossa grade, incluindo temas como desenvolvimento atípico e desenvolvimento infantil, não seria uma boa opção.

Tendo em vista que, em função do tempo, o conteúdo poderia acabar sendo prejudicado e perdendo em qualidade.

A nossa intenção é trazer o melhor para os nossos alunos. E, levando em consideração o nível de satisfação das nossas turmas, temos conseguido atingir esse objetivo.

Agora você já sabe como e porque a pós-graduação em ABA aqui do Instituto de Educação e Análise do Comportamento – IEAC é baseada na 5ª Task List da BACB e como isso pode contribuir para a sua qualificação profissional.

Se você gostou deste artigo, pode saber mais sobre o nosso curso de pós-graduação em ABA – Análise do Comportamento Aplicada, sobre o acompanhamento de crianças e adolescentes com desenvolvimento atípico baseadas em ABA e sobre a Análise do Comportamento em nosso blog.

Caso você tenha alguma dúvida sobre a pós-graduação em ABA, deixe seu comentários para que possamos te ajudar.

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