Análise do Comportamento (ABA): Análise de Tarefas

Receba nossos conteúdos exclusivos

Intervenção baseada em Evidência Científica

Sumário

Na Análise do Comportamento (ABA), podemos encontrar inúmeros termos e procedimentos que podem ter um significado que é diferente do que o significado usual dos mesmos.

Para um bom trabalho como Analista do Comportamento, conhecer essa diferenciação é importante.

É necessário dedicar um tempo de estudo para entender o significado dos termos no contexto da Análise do Comportamento (ABA), para assim poder utilizar os mesmos da forma correta.

Para ajudar nisso, falaremos sobre alguns termos usados de forma técnica dentro da Ciência do Comportamento. Para que você possa entender melhor exatamente do que um Analista do Comportamento está falando quando utiliza algum destes termos.

No artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre o significado do termo Análise de Tarefas, ou Task Analysis dentro do contexto da Análise do Comportamento (ABA).

análise do comportamento (ABA) e análise de tarefas

Modelo de educação baseado em evidências científicas

A ABA é usada como uma intervenção direcionada a modificação de comportamentos sociais. Baseando-se em evidências científicas propostas pelos estudos e pesquisas da Ciência do Comportamento.

Uma educação comportamental está relacionada à utilização dos princípios, técnicas e métodos da Análise do Comportamento (ABA) no contexto da aprendizagem.

Em especial quando se trata do contexto da aprendizagem direcionada a crianças com desenvolvimento atípico, o acompanhamento dessas crianças realizado com intervenções baseadas na ABA tem ganhado espaço em todo o mundo.

Isso porque as intervenções baseadas em ABA permitem a estruturação de um trabalho individualizado. Além de serem baseadas em evidências científicas.

A aplicação das técnicas e métodos da ABA no acompanhamento de crianças com desenvolvimento atípico é realizada de forma estruturada.

E o foco da mesma consiste em ensinar novos comportamentos. Principalmente os relacionados a linguagem. Bem como, em diminuir a ocorrência de comportamentos inadequados.

Os comportamentos que o acompanhamento baseado em ABA propõe promover são aqueles que, aplicados ao dia a dia da criança e de sua família, possam aumentar a qualidade de vida dos envolvidos.

Outro fator que é importante salientar é que todo o acompanhamento e as intervenções que serão escolhidas levam em consideração aspectos individuais da criança em questão.

Dessa forma, o acompanhamento se baseia no repertório comportamental pré-existente da criança. E também na evolução comportamental que a mesma passa no decorrer do tratamento.

Uma das grandes vantagens do acompanhamento com intervenções da ABA é que o mesmo pode ser moldado de acordo com a evolução e as necessidades da criança e da sua família. Vamos compreender melhor agora uma dessas intervenções.

O que significa Análise de Tarefas?

Talvez você nunca tenha ouvido falar no termo Análise de Tarefas, ou Task  Analysis. Por isso, hoje vamos explicar o significado deste termo para você.

Bom, o termo Análise de Tarefas ou Task Analysis compreende o seguinte procedimento: significa, em termos simples, pegar uma habilidade maior e quebrar a mesma em pequenos pedacinhos.

E desta forma, ensinar cada pedacinho desta habilidade maior, de forma pausada, para a criança.

De acordo com o procedimento de Análise de Tarefas, ou Task Analysis, dentro do contexto da Análise do Comportamento (ABA), a habilidade maior, que foi quebrada em pedaços menores, deverá ser ensinada para a criança através de pequenos passos a cada vez.

A aprendizagem é realizada de passo a passo. Com um aprendizado cuidadoso de cada pedaço menor da habilidade. Até que seja possível chegar a habilidade maior, que é o objetivo final do procedimento.

análise do comportamento (ABA)

Como o procedimento funciona na Análise do Comportamento (ABA)?

Analisando o que dissemos acima, é possível dizer que a Análise do Comportamento (ABA) pode ser uma ciência muito poderosa. Especialmente quando o assunto é ensinar novos comportamentos e novas habilidades para as nossas crianças com desenvolvimento atípico.

Isso porque, pegando uma habilidade maior e dividindo essa habilidade em pequenos pedaços, o processo de aprendizagem acaba sendo facilitado. O que permite que a criança consiga aprender mais e melhor as novas habilidades que estão sendo apresentadas para ela.

Através do procedimento de Análise de Tarefas, ou Task Analysis, proposto pela Análise do Comportamento (ABA) fica muito mais fácil para uma criança com desenvolvimento atípico passar e executar todo o processo de aprendizagem de uma habilidade.

Desta forma, o procedimento de Análise de Tarefas funciona quando uma habilidade maior é dividida em pequenos pedaços, que compreendem habilidades menores. E  elas serão ensinadas no formato de passo a passo para a criança com desenvolvimento atípico.

Uma educação comportamental

A aprendizagem a partir dos conceitos, técnicas e procedimentos no contexto da Análise do Comportamento (ABA), como no caso do procedimento de Análise de Tarefas, ou Task Analysis, que explicamos hoje, pode ser compreendida como um modelo de educação comportamental.

Esse conjunto de métodos, técnicas e procedimentos podem ser aplicadas nas mais diversas áreas e contextos. E todas são baseados na Ciência do Comportamento.

Existe a possibilidade de se aplicar todo esse arsenal tanto em ações cotidianas, quanto naquelas que acontecem mais raramente. Sendo possível aplicá-lo nas mais diversas ocasiões. Seja em um ambiente familiar, seja no ambiente escolar, ou no ambiente controlado da terapia.

Muitas das técnicas e procedimentos da ABA são utilizadas na terapia para crianças com algum atraso ou transtorno do desenvolvimento. Então, são direcionados para a aprendizagem nesse contexto.

Entretanto, é relevante salientar que uma educação comportamental pode ser usada tanto para ensinar e ampliar o repertório comportamental tanto na educação especial, quanto na educação regular, voltada para crianças com desenvolvimento típico.

Se você gostou deste artigo, em nosso blog você pode encontrar muito mais informações sobre a Análise do Comportamento (ABA), sobre o trabalho de acompanhamento com crianças de desenvolvimento atípico, sobre o trabalho do Analista do Comportamento, e sobre a nossa pós-graduação em ABA.

Para isso, confira as nossas publicações anteriores e continue acompanhando as nossas postagens.

Mas, se você tiver alguma dúvida, deixe o seu comentário! Também aproveite e compartilhe esse conteúdo com mais pessoas!