5 Pontos Essenciais da Avaliação VB-MAPP

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Intervenção baseada em Evidência Científica

Sumário

O VB-MAPP é uma ferramenta de avaliação referenciada por critérios, guia de currículo e sistema de rastreamento de habilidades projetado para crianças com autismo e outros indivíduos que demonstram atrasos de linguagem.

O VB-MAPP é baseado na análise de B.F. Skinner (1957) do comportamento verbal, marcos de desenvolvimento estabelecidos e pesquisas no campo da análise do comportamento.

E vamos explicar melhor sobre ele!

5 Componentes da Avaliação VB-MAPP

Existem cinco componentes do VB-MAPP e, coletivamente, eles fornecem um nível básico de desempenho, uma direção para intervenção, um sistema para rastrear a aquisição de habilidades, uma ferramenta para medidas de resultados e outros projetos de pesquisa de linguagem e uma estrutura para o planejamento curricular.

Cada uma das habilidades no VB-MAPP não é apenas mensurável e equilibrada em termos de desenvolvimento, mas são equilibradas entre os operantes verbais e outras habilidades relacionadas.

Por exemplo, muitos aspectos de um repertório intraverbal são baseados em um tato existente e repertório de ouvinte.

O VB-MAPP equilibra o currículo em uma tentativa de evitar a armadilha comum de desenvolver respostas mecânicas devido a deficiências nos repertórios verbais relacionados.

Avaliação de marcos VB-MAPP

Este componente é projetado para fornecer uma amostra representativa das habilidades verbais e relacionadas existentes de uma criança.

A avaliação contém 170 marcos mensuráveis ​​de aprendizagem e linguagem que são sequenciados e balanceados em 3 níveis de desenvolvimento (0-18 meses, 18-30 meses e 30-48 meses).

As habilidades avaliadas incluem mando, tato, ecóico, intraverbal, ouvinte, imitação motora, jogo independente, jogo social e social, percepção visual e correspondência com a amostra, estrutura linguística, habilidades de grupo e de sala de aula e acadêmicos iniciais.

Incluído na avaliação de marcos está o subteste Avaliação inicial de habilidades ecóicas (EESA) desenvolvido por Barbara E. Esch, Ph.D., CCC-SLP, BCBA-D.

Avaliação de barreiras VB-MAPP

Fornece uma avaliação de 24 barreiras comuns de aprendizagem e aquisição de linguagem enfrentadas por crianças com autismo ou outras deficiências de desenvolvimento.

As barreiras incluem problemas de comportamento, controle instrucional, mandos defeituosos, tatos defeituosos, eco defeituoso, imitação defeituosa, percepção visual defeituosa e correspondência com a amostra, habilidades de ouvinte defeituosas, intraverbal defeituoso, habilidades sociais defeituosas, dependência imediata, rolagem, digitalização defeituosa, discriminações condicionais defeituosas, falha em generalizar, motivadores fracos, exigência de resposta enfraquece os motivadores, dependência de reforço, autoestimulação, articulação defeituosa, comportamento obsessivo-compulsivo, comportamento hiperativo, falha em fazer contato visual e defensividade sensorial.

Ao identificar essas barreiras, o clínico pode desenvolver estratégias de intervenção específicas para ajudar a superar esses problemas, o que pode levar a um aprendizado mais eficaz.

Avaliação de transição VB-MAPP

Esta avaliação contém 18 áreas de avaliação e pode ajudar a identificar se uma criança está fazendo um progresso significativo e adquiriu as habilidades necessárias para aprender em um ambiente educacional menos restritivo.

Esta ferramenta de avaliação pode fornecer uma maneira mensurável para a equipe responsável pelo PEI (Plano de Ensino Individualizado) de uma criança tomar decisões e definir prioridades a fim de atender às necessidades educacionais da criança.

A avaliação é composta de várias medidas resumidas de outras partes do VB-MAPP, bem como uma variedade de outras habilidades que podem afetar a transição.

Ela também inclui medidas da pontuação geral na Avaliação de Marcos VB-MAPP, a pontuação geral na Avaliação de Barreiras VB-MAPP, comportamentos negativos, rotinas de sala de aula e habilidades de grupo, habilidades sociais, independência acadêmica, generalização, variação de reforçadores, taxa de aquisição de habilidades, retenção, aprendizagem do ambiente natural, habilidades de transferência, adaptabilidade à mudança, espontaneidade, jogo independente, autoajuda geral, habilidades para ir ao banheiro e habilidades para comer.

Análise de tarefas e habilidades de apoio

O protocolo VB-MAPP contém 35 páginas de análise de tarefas e habilidades de apoio para 14 dos 16 domínios da avaliação de marcos (não há análise de tarefas e lista de habilidades de apoio fornecida para os domínios de comportamento vocal ecóico ou espontâneo) .

As habilidades de análise de tarefa podem ser identificadas como aquelas que estão diretamente relacionadas ao marco de destino e representam as etapas anteriores para atingir esse marco.

Já as habilidades de suporte complementam os marcos com uma série de importantes habilidades linguísticas, de aprendizagem e sociais que devem ser desenvolvidas junto com os marcos.

Por sua vez, as habilidades de suporte não são necessariamente pré-requisitos para um marco específico ou precisam ser trabalhadas na ordem exata em que são apresentadas (como as habilidades de análise de tarefas exigem).

No entanto, as habilidades de suporte contidas nesta seção do Protocolo são uma parte essencial de qualquer programa de intervenção.

Posicionamento VB-MAPP e Metas do PEI

Correspondem às quatro avaliações acima. O guia de colocação fornece orientação específica para cada um dos 170 marcos da Avaliação de Marcos, bem como sugestões para os objetivos do PEI.

As recomendações de colocação podem ajudar o criador do programa a equilibrar um programa de intervenção e garantir que todas as partes relevantes da intervenção necessária sejam incluídas.

Os resultados gerais do VB-MAPP fornecerão informações valiosas que servirão como um guia para o desenvolvimento de uma linguagem individualizada eficaz, habilidades sociais e currículo de aprendizagem.

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