Como ensinar habilidades de alfabetização e Matemática com a ABA

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Intervenção baseada em Evidência Científica

Sumário

O processo de ensino e aprendizagem de habilidades de alfabetização e matemática pode ser um caminho bem longo e difícil para muitas crianças, principalmente para aquelas que apresentam atrasos no desenvolvimento, como o autismo.

Aprender habilidades de alfabetização e matemática é essencial para a vida de qualquer criança. Pois está relacionado com a capacidade com que ela se relacionará com o mundo e as pessoas ao seu redor.

No caso das crianças que apresentam dificuldades com esse processo, algumas alternativas frequentemente utilizadas são as aulas particulares e as sessões extensivas de instrução, mas nem sempre elas são suficientes para facilitar o aprendizado dessas crianças.

Usando a ABA para ensinar habilidades de alfabetização e Matemática

A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) tem sido apontada como uma alternativa muito mais eficiente para facilitar o processo de aprendizagem e garantir o domínio de habilidades básicas de alfabetização e Matemática.

Por meio da instrução sistemática da ABA, os professores conseguem otimizar o seu tempo instrucional e ajudar os alunos a aprenderem as habilidades fundamentais com mais eficiência, respeitando as limitações e o ritmo de cada um deles.

Para exemplificar a aplicação da ABA no processo de aprendizagem, apresentamos a seguir um modelo de plano de ensino ABA que tem como objetivo ensinar a habilidade de identificar os sons das consoantes.

Plano de Ensino ABA de Identificação Receptiva dos Sons das Consoantes

A etapa inicial deste plano é avaliar o aluno para verificar quais sons consonantais ele já consegue identificar. Dessa forma, os sons já dominados deverão ser registrados em uma folha/planilha separadamente.

Por meio da instrução direta, os sons consonantais ainda não conhecidos pelo aluno deverão ser ensinados passo a passo.

Primeiramente, você deverá pedir para o aluno identificar o som de uma consoante já conhecida. O ideal é que sejam sempre apresentadas duas consoantes por vez.

Você poderá segurar cartões com duas consoantes diferentes, que sejam conhecidas pelo aluno, e, assim, pedir para ele apontar para uma delas.

 ensino das habilidades de alfabetização e matemática

Reforços no ensino das habilidades de alfabetização e matemática

É importante que sejam fornecidos reforços positivos após a resposta correta do aluno, dando preferência para os reforços naturais e sociais. Por exemplo, como um abraço, um aperto de mão, uma palavra positiva.

Depois de duas tentativas dessas, inclua o som de uma consoante ainda não conhecida. Apresente o som da consoante para o aluno e depois peça para ele repetir. Em seguida, junte duas consoantes e peça para ele apontar para uma delas, fornecendo o reforço positivo em seguida.

Repita novamente o processo duas vezes com consoantes mais fáceis e em seguida inclua a nova consoante que você apresentou com instrução direta.

O que fazer quando o aluno errar?

Caso o aluno não aponte para a consoante correta, você deverá utilizar os procedimentos de correção de erros. Portanto, você deve remover a consoante incorreta e iniciar novamente o processo de inclusão de uma consoante nova.

Siga esse caminho até que o som da nova consoante seja completamente dominado pelo aluno e inclua a nova consoante na folha/planilha de registro. É importante fazer uma identificação nas novas consoantes que forem sendo registradas para que elas sejam novamente treinadas na próxima sessão.

Inserindo novas consoantes

Conforme o aluno for dominando os sons, você deverá introduzir novas consoantes, seguindo novamente todo o processo citado acima para cada uma delas.

A quantidade de sons de consoantes a ser ensinada por sessão dependerá do ritmo do aluno. Pode ser que ele aprenda dois ou três sons diferentes em uma sessão. Ou seja, isso varia de aluno para aluno e o ritmo de aprendizagem deve ser respeitado.

Uma vez por semana, você deverá avaliar a capacidade de o aluno identificar os sons das consoantes por meio da análise dos dados coletados. Você pode elaborar gráficos semanais para acompanhar melhor o progresso do aluno por meio da análise visual.

Lembrando que esse plano de ensino poderá ser adaptado para uma variedade de outros usos. Como, por exemplo, para a identificação receptiva e/ou expressiva de sons de vogais, letras, maiúsculas e minúsculas, números, palavras visuais, cores, formas, para soletrar palavras, dentre outras finalidades.

Aprendendo mais sobre ensino de habilidades

Você sabia que existe uma ampla literatura que faz a conexão entre a Análise do Comportamento Aplicada e o ensino de habilidades acadêmicas, pedagógicas?

Uma vez que você começa a ter uma base sólida de conhecimento entendendo a Análise do Comportamento Aplicada como uma ciência e não como um método terapêutico você começa a ver que a Análise do Comportamento tem o enfoque em estabelecer, estudar, relações de aprendizagem. Ou seja estamos falando em aprendizagem de novos comportamentos quando falamos em análise do comportamento.

Por esta razão diversas pessoas da área se dedicaram a estudar quais condições em termos de arranjos no ambiente (pense nisso de maneira ampla) poderiam propiciar um aprendizado mais eficiente e eficaz! Diversos são os métodos, procedimentos baseados na Análise do Comportamento Aplicada que são feitos para a educação, para o ensino de leitura, processos de alfabetização, repertórios matemáticos.

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Texto baseado em: http://bringingaba.blogspot.com/2012/02/using-aba-to-teach-literacy-and-math.html