Dislexia: sintomas, causas, diagnósticos e tratamentos

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Intervenção baseada em Evidência Científica

Sumário

A dislexia é um distúrbio de aprendizagem que envolve dificuldade de leitura, devido a problemas para identificar os sons da fala e aprender como eles se relacionam com letras e palavras (decodificação). Também chamada de deficiência de leitura, a dislexia é resultado de diferenças individuais em áreas do cérebro que processam a linguagem.

A dislexia não se deve a problemas de inteligência, audição ou visão, pois a maioria das crianças com dislexia pode ter sucesso na escola com aulas particulares ou um programa educacional especializado. Lembrando que o apoio emocional desempenha um papel importante nesse desenvolvimento.

Embora não haja cura para a dislexia, a avaliação e a intervenção precoces resultam no melhor resultado. Às vezes, a dislexia não é diagnosticada por anos e não é reconhecida até a idade adulta, mas nunca é tarde para procurar ajuda.

Sintomas

Os sinais de dislexia podem ser difíceis de reconhecer antes que a criança entre na escola, mas algumas pistas iniciais podem indicar um problema.

Uma vez que uma criança atinge a idade escolar, o professor pode ser o primeiro a notar um problema. A gravidade varia, mas a condição geralmente se torna aparente quando a criança começa o processo de leitura.

Antes da escola

Os sinais de que uma criança pequena pode estar em risco de dislexia incluem:

  • Fala tardia;
  • Aprender novas palavras lentamente;
  • Problemas para formar palavras corretamente, como inverter sons em palavras ou confundir palavras com som semelhante;
  • Problemas para lembrar ou nomear letras, números e cores;
  • Dificuldade em aprender rimas infantis ou jogar jogos de rima.

Idade escolar

Quando a criança estiver na escola, os sintomas de dislexia podem se tornar mais aparentes, incluindo:

  • Leitura bem abaixo do nível esperado para a idade;
  • Problemas para processar e entender o que é ouvido;
  • Dificuldade em encontrar a palavra certa ou formar respostas para perguntas;
  • Problemas para lembrar a sequência das coisas;
  • Dificuldade em ver e ocasionalmente ouvir as semelhanças e as diferenças em letras e palavras;
  • Incapacidade na pronúncia de uma palavra desconhecida;
  • Dificuldade em soletrar;
  • Passar um tempo extraordinariamente longo concluindo tarefas que envolvem leitura ou escrita;
  • Evitar atividades que envolvam leitura.

Adolescentes e adultos

Os sinais de dislexia em adolescentes e adultos são muito parecidos com os das crianças. Alguns sintomas comuns de dislexia em adolescentes e adultos incluem:

  • Dificuldade de leitura, incluindo leitura em voz alta;
  • Leitura e escrita lentas e trabalhosas;
  • Problemas ortográficos;
  • Evitar atividades que envolvam a leitura;
  • Pronúncia incorreta de nomes ou palavras, ou problemas para recuperar palavras;
  • Passar um tempo extraordinariamente longo concluindo tarefas que envolvem leitura ou escrita;
  • Dificuldade em resumir uma história;
  • Dificuldade para aprender uma língua estrangeira;
  • Dificuldade em resolver problemas matemáticos.

Diagnóstico

Não há um teste único que possa diagnosticar a dislexia. Vários fatores são considerados, como:

  • O desenvolvimento da criança, problemas educacionais e histórico médico. O profissional que estiver fazendo o diagnóstico provavelmente fará perguntas sobre essas áreas. Além disso, o provedor de serviços desejará saber sobre quaisquer condições que ocorram na família, incluindo dislexia ou qualquer outro tipo de dificuldade de aprendizagem.
  • Uso de Questionários. O provedor poderá solicitar que cuidadores ou professores preencham questionários. Poderá ser solicitado que a criança faça testes para identificar habilidades de leitura e linguagem.
  • Testes de visão, audição e cérebro (neurológicos). Isso pode ajudar a determinar se outro distúrbio pode estar causando ou aumentando a dificuldade de leitura.
  • Avaliação psicológica. O provedor pode fazer perguntas a família e a criança, adolescente para entender melhor a saúde mental do paciente/cliente. Isso pode ajudar a determinar se problemas sociais, ansiedade ou depressão podem estar limitando as habilidades de seu filho.
  • Testes para leitura e outras habilidades acadêmicas. A criança poderá fazer uma série de testes educacionais e ter o processo e a qualidade das habilidades de leitura analisados ​​por um especialista em leitura.

Tratamento

Não há nenhuma maneira conhecida de corrigir as diferenças cerebrais subjacentes que causam a dislexia. No entanto, a detecção e avaliação precoces para determinar necessidades específicas e tratamento adequado podem melhorar o sucesso.

Em muitos casos, o tratamento pode ajudar as crianças a se tornarem leitores competentes.

Técnicas educacionais

A dislexia é tratada com abordagens e técnicas educacionais específicas, e quanto mais cedo a intervenção começar, melhor. Avaliações das habilidades de leitura outras habilidades acadêmicas e saúde mental do paciente/cliente.

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Os professores podem usar técnicas envolvendo audição, visão e toque para melhorar as habilidades de leitura. Ajudar uma criança a usar vários sentidos para aprender – por exemplo, ouvir uma aula gravada e traçar com o dedo a forma das letras usadas e as palavras faladas – pode ajudar no processamento da informação.

O tratamento se concentra em ajudar a o indivíduo a:

  • Aprender a reconhecer e usar os menores sons que compõem as palavras (fonemas);
  • Entender que letras e sequências de letras representam esses sons e palavras (fonética);
  • Compreender o que é lido (compreensão);
  • Ler em voz alta para construir precisão de leitura, velocidade e expressão (fluência);
  • Construir um vocabulário de palavras reconhecidas e compreendidas.

Se disponível, sessões de tutoria com um especialista em leitura podem ser úteis para muitas crianças com dislexia. Se seu filho tiver uma deficiência grave de leitura pode ser necessário dar aulas particulares com mais frequência e o progresso pode ser mais lento.

Plano Educacional Individualizado

Nos Estados Unidos e no Brasil as escolas têm a obrigação legal de tomar medidas para ajudar as crianças diagnosticadas com dislexia com seus problemas de aprendizagem. Converse com o professor de seu filho sobre como marcar uma reunião para criar um plano escrito e estruturado que descreva as necessidades de seu filho e como a escola ajudará seu filho a ter sucesso. Isso é chamado de Plano de Educação Individualizado (PEI).

Tratamento precoce

As crianças com dislexia que recebem ajuda extra no jardim de infância ou na primeira série geralmente melhoram suas habilidades de leitura o suficiente para ter sucesso na escola primária e no ensino médio.

As crianças que não recebem ajuda até as séries posteriores podem ter mais dificuldade em aprender as habilidades necessárias para ler bem. Eles provavelmente ficarão para trás academicamente e talvez nunca consigam alcançá-los.

Uma criança com dislexia severa pode nunca ter facilidade para ler. Mas uma criança pode aprender habilidades que melhoram a leitura e desenvolver estratégias para melhorar o desempenho escolar e a qualidade de vida.

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