Quando falamos de métodos de alfabetização de crianças com atraso no desenvolvimento, como autismo, é comum pensarmos que esse será um longo caminho a ser percorrido, já que essas crianças costumam apresentar limitações em seu desenvolvimento que podem dificultar bastante o processo de aprendizagem.
Felizmente, contamos com a Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para nos ajudar nesse processo. Segundo os princípios da ABA, todo comportamento pode ser modificado e novos comportamentos podem ser ensinados.
Primeiros passos
O primeiro passo para elaborar um programa de alfabetização para uma criança autista é identificar as habilidades que são essenciais para que o aprendizado ocorra, como as habilidades de linguagem, motoras, sensoriais e outras.
O segundo passo é realizar o levantamento do repertório comportamental da criança. Ou seja, fazer uma avaliação para saber quais dessas habilidades a criança já apresenta e quais ainda precisam ser desenvolvidas.
Depois de concluídas essas duas etapas, cabe aos professores e profissionais que convivem com a criança, juntamente com os pais, definirem qual o método de alfabetização mais adequado para essa criança.
Quais os métodos de alfabetização existentes?
Os métodos de alfabetização estão distribuídos em dois grandes grupos: sintéticos e analíticos.
O método sintético corresponde àquele em que o ensino ocorre da parte para o todo. Enquanto isso, o método analítico ocorre no sentido inverso, do todo para a parte.
O método sintético pode ser dividido em: fônico e silábico.
O método fônico está relacionado aos sons das letras. E o silábico, às famílias silábicas, como ba, be, bi, bo, bu, ca, ce, ci, co, cu…
O método fônico é considerado mais moderno. Por isso, muitos profissionais defendem que ele seja o mais adequado para o processo de alfabetização.
No entanto, não necessariamente ele será a melhor opção para as crianças autistas, já que a forma de compreensão dessas crianças é muito diferente das crianças de desenvolvimento típico.
Já o método analítico pode ser dividido em: palavração (palavras), sentenciação (frases) e global (textos).
Como escolher entre os métodos de alfabetização o mais adequado para uma criança autista?
A resposta para essa pergunta não é simples, pois isso depende da criança, do método que é mais fácil para ela aprender.
Por isso, pais, professores e profissionais devem respeitar e avaliar a individualidade da criança para escolher o que é melhor para ela. Levando em consideração o seu estilo de aprendizagem, as habilidades que ela já apresenta e as que precisam ser desenvolvidas.
O objetivo deste artigo foi apresentar algumas informações sobre os métodos de alfabetização para esclarecer um pouco mais sobre o assunto, mas é importante ficar claro que o foco deve ser sempre na criança e não no método de alfabetização.
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