O tema do artigo de hoje é a nossa especialização em ABA, a pós-graduação em Análise do Comportamento Aplicada do Instituto de Educação e Análise do Comportamento (IEAC).
Neste artigo, vamos responder uma pergunta que recebemos frequentemente sobre a formação dos nossos professores: “Os professores do IEAC são BCBAs?”.
Além de falarmos sobre a formação dos nossos professores, explicaremos o que é um BCBA e como obter esse título.
Falaremos, também, sobre a profissão de Analista do Comportamento no Brasil, uma profissão que ainda carece de regulamentação, o que, entretanto, não impede a formação e o exercício em nosso país.
A profissão de Analista do Comportamento no Brasil
Como dissemos anteriormente, a profissão de Analista do Comportamento não é uma profissão regulamentada no Brasil, o que também ocorre com outras profissões.
Por exemplo, uma categoria profissional que ainda não é regulamentada em nosso país é a profissão de psicopedagogo. Essa classe já vem lutando há muitos anos para conseguir a regulamentação da profissão.
Para falar sobre isso, devemos nos espelhar em outros países que estão à frente de nós nessa questão, como é o caso dos Estados Unidos.
Devemos, também, buscar formas de adequar o exercício da profissão tanto em relação a nossa legislação, no que tange as especializações, quanto à realidade do mercado de trabalho brasileiro.
O que é um profissional certificado como BCBA?
Existe um órgão regulamentador da profissão de Analista do Comportamento chamado de BACB, a Behavior Analyst Certification Board.
Board, neste caso, seria um órgão regulamentador. Podemos dizer que ela se constitui como um Conselho de Analistas do Comportamento que regulamenta a profissão e fornece as indicações das questões éticas relacionadas à profissão.
A fundação da Board teve o intuito de regulamentar a profissão e a oferta de serviços analíticos comportamentais para que houvesse um padrão de qualidade.
Dessa forma, um analista do comportamento certificado como BCBA é um profissional que passou por todo o processo de formação, que inclui horas de prática supervisionada e cursos de especialização em ABA (como pós-graduação) ou outros tipos de especializações na área.
Os professores da especialização em ABA do IEAC são BCBA’s?
Muito é falado sobre o BCBA, o que faz surgir muitas perguntas sobre a pós-graduação em ABA do IEAC.
Uma das perguntas mais frequentes que recebemos sobre o tema é acerca da formação dos nossos professores, se eles são profissionais certificados como BCBA.
A resposta para essa pergunta é SIM! Ou seja, a pós-graduação em ABA oferecida pelo IEAC conta com alguns professores certificados como BCBAs.
Formação dos professores
Além disso, para ser professor da pós-graduação em ABA do IEAC, ou de outra especialização em qualquer área, é necessário que o profissional tenha uma especialização, seja ela Lato Sensu ou Stricto Sensu.
Trata-se de uma exigência do Ministério da Educação (MEC) que os cursos oferecidos pelas instituições de ensino superior contem com uma porcentagem mínima de mestres ou doutores no corpo docente.
O profissional certificado em BCBA tem muito a nos ensinar, por isso contamos com profissionais com essa certificação no corpo docente da pós-graduação em ABA.
Além disso, uma grande preocupação nossa é que os professores tenham uma boa didática. Principalmente, se o professor estiver comprometido de fato com a turma e com a especialização em ABA da nossa pós-graduação.
Ao passo que também buscamos profissionais que tenham todas as qualificações e especializações exigidas pelo MEC. E, obviamente, dentro do que acreditamos ser o ideal para o aprendizado dos nossos alunos.
Portanto, agora você já conhece a formação dos professores da pós-graduação em ABA do IEAC, além de saber mais detalhes sobre a profissão de Analista do Comportamento no Brasil e sobre o título de BCBA.
Para obter mais informações sobre a especialização em ABA, acesse a página do curso aqui.
Além disso, em nosso blog você encontrará outras publicações interessantes sobre a ABA e sobre o acompanhamento de crianças e adolescentes com atraso no desenvolvimento.
Desde 2018 o Instituto de Educação e Análise do Comportamento oferece uma Pós Graduação completa em Análise do Comportamento para preparar profissionais na atuação não só no TEA, mas também para toda a população com transtornos do neurodesenvolvimento. E se você quer também fazer parte deste time de profissionais especialistas que estão sendo constantemente sendo requisitados no mercado por planos de saúde, seguros saúde, e no particular você deve começar agora mesmo seu processo de especialização.