9 dicas para melhorar a habilidade de escrever das crianças autistas

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Intervenção baseada em Evidência Científica

Sumário

A habilidade de escrever é uma das formas de comunicação mais utilizadas pela maioria de nós, mas essa habilidade pode ser particularmente difícil para as crianças com atraso no desenvolvimento, como o autismo.

Isso porque escrever sem dificuldades envolve muitos movimentos motores, que nem sempre são bem desenvolvidos nessas crianças.

A limitação com a caligrafia pode provocar nessas crianças problemas de autoestima, desinteresse e vontade de afastar-se dos estudos. Dessa forma, gerando uma grande preocupação nos pais, já que essa é uma das habilidades mais importantes para a obtenção de uma vida independente.

Felizmente, há muitas maneiras de melhorar e incentivar a habilidade de escrever nas crianças autistas. A seguir, apresentamos 9 dicas para desenvolver as habilidades motoras e melhorar a caligrafia:

1. Preparando as mãos

Antes de começar a escrever, é importante preparar as mãos da criança com alguma atividade motora, como pedir para ela fazer exercícios com as mãos, apertando, esticando, balançando, entrelaçando os dedos ou girando os pulsos em movimentos circulares.

2. Fortalecendo as mãos

Forneça brinquedos, massinhas ou outros recursos para a criança apertar e modelar. Dessa forma as suas mãos e os seus dedos serão fortalecidos enquanto ela se diverte.

3. Ajustando a força das mãos

A força aplicada para segurar a caneta ou o lápis também pode ser uma dificuldade. Por isso, é importante oferecer instrução à criança em relação à quantidade de força necessária para segurar e escrever corretamente.

habilidade de escrever

4. Sentando-se em uma posição confortável

A postura adequada é essencial durante o processo de escrita. Portanto a criança deve ser colocada em uma cadeira em que ela se sinta confortável e com espaço suficiente para mover os braços e as mãos livremente.

5. Modelando com as mãos

Modelar formas com argila ou areia molhada também pode ser uma boa alternativa para desenvolver a habilidade tátil e a musculatura das mãos.

6. Dividindo as tarefas de escrita longas

As tarefas de escrita muito longas poderão ser divididas em tarefas menores, pois isso tende a reduzir o nível de estresse da criança e melhorar a sua concentração.

7. Usando aplicativos eletrônicos

Alguns dispositivos eletrônicos, como os smartphones e os tablets, contam com aplicativos que podem ser úteis para estimular a caligrafia da criança.

8. Respeitando o estilo da criança

Cada criança prefere escrever de uma maneira, com um tamanho e formato de letra específico. Sendo assim, esse estilo deve ser respeitado para garantir mais confiança.

9. Reforçando positivamente a habilidade de escrever

Sempre comemore as vitórias da criança, por menores que sejam as conquistas, fazendo elogios ou usando reforçadores. Desse modo, ela se sentirá motivada para continuar praticando a escrita.

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Texto baseado em: https://www.especialneeds.com/blog/improving-handwriting-in-children-with-autism/