Está interessado em trabalhar como Atendente Terapêutico? Saiba mais sobre as habilidades, os deveres, as capacidades e as formações necessárias desse importante profissional.
O AT procura fornecer instruções de habilidades clínicas e redução de comportamentos-problema com protocolos baseados nos princípios da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para crianças com autismo e outros atrasos no desenvolvimento.
Para tanto, esse profissional deverá coletar dados sobre os programas, auxiliar no treinamento dos pais e trabalhar com uma equipe multidisciplinar com médicos, enfermeiros, psicólogos, fonoaudiólogos e outros profissionais da área, conforme necessário.
Se você deseja saber como trabalhar como Atendente Terapêutico, continue lendo!
Deveres e responsabilidades do Atendente Terapêutico
O AT será responsável pela implementação de um programa de acompanhamento de desenvolvimento do paciente com uma série de atribuições de deveres e responsabilidades, que irão variar dependendo do ambiente profissional em que atuar e do perfil do paciente com que estiver lidando.
Para facilitar esse entendimento, veja abaixo uma série de responsabilidades e deveres para quem quer trabalhar como Atendente Terapêutico:
- Fornecer atendimento direto ao cliente em configurações um por um e em grupo utilizando uma combinação de ensino intensivo e arranjos de treinamento em ambiente natural;
- seguir os protocolos de aquisição de habilidades comportamentais e redução de comportamento prescritos;
- coletar, registrar e resumir dados sobre o comportamento observável do paciente;
- auxiliar no treinamento de pais e cuidadores em concordância com o treinamento individualizado do paciente;
- comunicar-se eficazmente com os pais e cuidadores sobre o progresso do paciente;
- manter a confidencialidade do paciente;
- manter um ambiente de trabalho e terapia limpo, seguro e organizado;
- colaborar com a equipe de tratamento, incluindo paciente, pais e cuidadores, e outros profissionais; e,
- manter e adquirir conhecimento técnico participando dos treinamentos e cursos necessários.
Habilidades, conhecimento e formação para trabalhar como Atendente Terapêutico
A capacidade de aceitar o feedback construtivo e desenvolver conjuntos de conhecimentos e habilidades adequadas são necessárias para o AT. Além disso, a capacidade de gerenciar o tempo e realizar várias tarefas simultaneamente também são importantes.
Possuir excelentes habilidades de comunicação escrita e verbal também é necessário. Isso inclui a capacidade de desenvolver e manter relacionamentos profissionais com clientes, colegas de trabalho, supervisores e membros da comunidade.
Saber aderir às políticas e aos procedimentos organizacionais e cumprir os códigos de ética das profissões, conforme o caso, além do compromisso de manter a confidencialidade de cada paciente tratado, também são habilidades necessárias.
Ter um compromisso com o treinamento e desenvolvimento contínuos no que se refere às habilidades clínicas, ao desenvolvimento profissional, à ética e à tecnologia e treinamento para executar responsabilidades de trabalho de acordo com os padrões exigidos são fatores imprescindíveis.
Por fim, conseguir interpretar e implementar protocolos clínicos e escritos, assim como manter uma boa aparência profissional no atendimento ao paciente também são habilidades necessárias para esse profissional.
Em relação à formação profissional, graduações e pós-graduações em Psicologia, na área de Educação ou em áreas afins é sempre desejável. Além disso, realizar e completar a formação com os treinamentos e certificações necessárias é muito importante.
Quanto às questões complementares à formação do profissional, abaixo estão mais alguns aspectos relevantes:
- Ser capaz de levantar e transportar clientes com equipamento adaptável, às vezes com ajuda;
- assumir e manter uma variedade de posturas (ajoelhar, agachar, engatinhar, sentar-se, ficar em pé) por longos períodos;
- estar disposto e ser capaz de conter, segurar, transportar e utilizar o corpo com movimentos ágeis no decorrer do trabalho com crianças com comportamento desafiadores;
- estar fisicamente presente no local de trabalho, que pode incluir residências dos pacientes, escolas ou outras colocações na comunidade; e
- ser capaz de receber informações detalhadas, estabelecendo uma boa comunicação.