Ensinando habilidades funcionais para crianças autistas

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Intervenção baseada em Evidência Científica

Sumário

Realizar tarefas básicas do dia a dia, como vestir-se, tomar banho, escovar os dentes, alimentar-se, pode ser um grande desafio para as crianças com atraso no desenvolvimento, como o autismo. Dessa forma, se torna necessário que elas sejam ensinadas a realizar essas atividades, através do ensino de habilidades funcionais.

O ensino dessas habilidades deve ocorrer o mais cedo possível, para garantir mais independência e autonomia às crianças ao longo das suas vidas.

O que não for ensinado às crianças provavelmente terá que ser feito para elas por outra pessoa a longo prazo, seja o pai, a mãe, o cuidador.

Portanto, quando antes elas forem ensinadas a realizarem as atividades básicas, maiores serão as chances de elas aprenderem a cuidarem de si próprias conforme forem crescendo.

Como ensinar habilidades funcionais para as crianças autistas

Para ensinar habilidades funcionais, é necessário primeiramente realizar o levantamento do repertório da criança, ou seja, identificar o que já sabe fazer e que ainda precisa aprender.

Desse modo, com base no repertório da criança, deverá ser elaborado um plano de ensino das habilidades. Sendo importante que o treino seja realizado não somente na clínica médica, mas também em sua casa e nos outros ambientes frequentados pela criança.

Os pais ou instrutores podem ensinar as habilidades conforme elas forem ocorrendo naturalmente. Por exemplo, quando a criança acordar de manhã, ela deve ser ensinada a vestir-se, tomar o café da manhã, escovar os dentes…

E, no caso das habilidades mais específicas, devem ser reservados momentos no dia para o ensino e treino dessas habilidades.

Dicas para facilitar o processo de ensino das habilidades funcionais

Para facilitar o processo de ensino das habilidades básicas às crianças autistas, algumas dicas são:

Fornecer ajuda quando necessário

Pode ser que em um primeiro momento a criança precise de ajuda para realizar etapas de tarefas mais complexas, até que consiga executá-las independentemente.

Os pais e instrutores podem fornecer ajuda por meio de gestos, palavras, orientações físicas, instruções escritas, dentre outros.

E, à medida que a criança for conseguindo realizar cada etapa sozinha, o nível de ajuda deverá ser reduzido gradativamente, até que seja completamente eliminado.

Dividir uma tarefa maior em tarefas menores

Para simplificar a tarefa a ser ensinada, uma alternativa é dividi-la em tarefas menores.

Por exemplo, para ensinar a criança a escovar os dentes, você pode dividir essa tarefa nas seguintes etapas: colocar pasta de dente na escova, escovar os dentes de um lado da boca, depois de outro, enxaguar a boca, cuspir a água na pia, enxaguar a escova de dente e por fim, guardá-la no local adequado.

Caso a criança já domine algumas etapas da tarefa, é importante deixá-la realizar essas tarefas primeiro e depois ensinar o que ela ainda não sabe.

habilidades funcionais para crianças autistas

Manter a criança motivada nas habilidades funcionais

Uma criança motivada com as tarefas tende a participar mais ativamente do processo de ensino das habilidades e a executá-las com mais sucesso.

Por isso, é importante manter a criança sempre motivada, o que pode ser feito, por exemplo, entregando um item ou realizando uma atividade preferida somente depois que a criança realizar a tarefa.

Por exemplo, você pode dizer para a criança algo como “Depois que você escovar os dentes, poderá jogar bola no parque”.

Elogiar as conquistas da criança

Uma forma de aumentar as chances de uma habilidade ser realizada novamente no futuro é elogiar e/ou recompensar a criança por realizar a tarefa.

Portanto, por menores que sejam as conquistas da criança, os pais e instrutores devem mostrar que ela conseguirá coisas boas quando usar as habilidades.

Para isso, podem ser feitos elogios, como “Parabéns”, “Muito bem”, “Isso mesmo”, podem ser fornecidos à criança itens preferidos, como brinquedos, alimentos, jogos, ou podem ser realizados passeios, como ir ao parque, ao cinema, ao shopping.

De fato, ensinar habilidades funcionais para crianças é um desafio. Mas, com conhecimento e técnicas práticas, se torna mais fácil e prazeroso. Por isso, aqui no IEAC nos dedicamos em também ensinar pais e profissionais que lidam com crianças autistas como ajuda-las a desenvolver suas habilidades. Quer saber mais? Então, clique aqui!

Texto baseado em: https://partingtonbehavioranalysts.com/blogs/education/teaching-functional-living-skills-to-individuals-with-autism