Por que o Atendente Terapêutico é tão importante na terapia ABA?

Receba nossos conteúdos exclusivos

Intervenção baseada em Evidência Científica

Sumário

Quando falamos de terapia ABA, sabemos que a constância, intensidade e frequência é muito importante. Este é um dos principais motivos de por que o Atendente Terapêutico é tão importante nesta área!

Para explicar em detalhes sobre a necessidade desse profissional no acompanhamento de crianças/ adolescentes/ adultos que fazem intervenção ABA, preparamos este artigo completo!

Quem é o Atendente Terapêutico?

Toda criança que faz a Intervenção ABA precisa ter um profissional que vai estar diariamente com ela, atuando na aplicação dos programas de ensino que foram previamente elaborados para a criança pelo terapeuta ABA (também chamado como analista do comportamento).

Esse profissional pode atender a criança na aplicação dos programas de ensino seja na casa dela, ou seja, no ambiente domiciliar, seja no consultório dele ou na clínica do terapeuta ABA, mas ele também pode atuar no ambiente escolar no acompanhamento desta criança (cliente) na escola.

E este é justamente o Atendente Terapêutico.

O termo ‘Atendente Terapêutico’ vem da psicologia e, nesta área, ele possui um conceito diferente, possuindo outras atribuições e objetivos profissionais.

Por isso, este artigo foca em esclarecer sobre a importância do Atendente Terapêutico unicamente dentro da terapia ABA.

Não há uma regulamentação que defina quem pode ou não atuar como Atendente Terapêutico aqui no Brasil, mas é muito comum que estudantes e/ou profissionais já formados em áreas de educação e saúde escolham atuar como AT, especialmente para quem gosta de trabalhar com crianças.

Por isso, é muito comum encontrar profissionais formados em cursos como psicologia, pedagogia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, trabalhando como Atendente Terapêutico.

Mas, neste momento, eles estão atuando como Atendente Terapêutico – portanto, suas funções devem ser bem definidas dentro desta profissão.

Claro que o conhecimento e a formação em determinada área trazem um diferencial para o profissional. Desta forma, uma AT que possui formação em psicologia terá uma compreensão e entendimento diferente de uma AT que não possui esta formação.

atendente terapeutico aba

Por que o Atendente Terapêutico é necessário?

Para entender a importância do Atendente Terapêutico na intervenção ABA é necessário compreender como a profissão do Atendente Terapêutico surgiu dentro do contexto da terapia ABA.

Sabemos que quando se trata da terapia ABA são necessárias muitas horas de intervenção, ou seja, uma intervenção intensiva para que haja uma verdade eficácia dos programas.

Nos Estados Unidos, de onde vêm as maiores referências deste sistema, existe este profissional que é quem vai fazer o acompanhamento direto com a criança, e ele vai ser pago um valor de hora inferior do profissional principal – que é o analista do comportamento/ terapeuta ABA.

Dessa forma, o Atendente Terapêutico é um profissional que surgiu diante da necessidade de haver um número de horas de intervenção maior a um custo menor.

Esse acompanhamento próximo e intensivo é muito importante para a criança, adolescente ou adulto que está fazendo a terapia ABA.

No entanto, embora não haja uma regulamentação própria da profissão de Atendente Terapêutico, é importante esclarecer de que – devido à importância que esse profissional tem – é necessário que ele possua um conhecimento qualificado na sua área de atuação.

Portanto, se você deseja trabalhar como Atendente Terapêutico na intervenção ABA, é importante que você tenha conhecimento e domínio sobre a Análise do Comportamento Aplicada e também sobre o que se espera de você.

Esta é uma profissão que a cada ano se torna mais necessária, conhecida e requisitada, o que significa que profissionais verdadeiramente qualificados conseguem excelentes oportunidades de trabalho.

Se você quer aprender mais sobre o assunto, conheça o nosso curso para formação de Atendentes Terapêuticos na área da Análise do Comportamento. Clique aqui!