O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) são atrasos no desenvolvimento sem cura, contudo há tratamentos alternativos para pessoas com atrasos no desenvolvimento que podem proporcionar às pessoas diagnosticadas a minimização dos sintomas e uma qualidade de vida melhor.
Conheça as opções de tratamentos alternativos para pessoas com atrasos no desenvolvimento
Medicina Digital
Dentre essas alternativas, está a “medicina digital”, voltada para desenvolver a habilidade de prestar atenção e de manter o foco. Além disso, o tratamento atua para diminuir a hiperatividade, que costumam ser dificuldades apresentadas pelos pacientes com TEA e/ou TDAH.
É comum que as pessoas diagnosticadas com os transtornos apresentem também problemas para controlar os seus impulsos. Entretanto, os medicamentos voltados para a diminuição desses sintomas nem sempre são eficazes.
Por isso, é importante encontrar tratamentos alternativos para pessoas com atrasos no desenvolvimento, que atendam às necessidades específicas de cada paciente, de forma a melhorar a sua vida diária.
Videogame como tratamento alternativo
Com esse intuito, pesquisadores de um hospital localizado na cidade da Filadélfia, nos Estados Unidos, Children’s Hospital of Philadelphia – CHOP (Hospital Infantil da Filadélfia), realizaram estudos sobre um videogame denominado Project: EVO (Projeto: EVO) e acharam os resultados animadores.
O videogame foi desenvolvido pela empresa norte-americana Akili Interactive em parceria com pesquisadores do Center for Autism Research – CAR (Centro de Pesquisa do Autismo) do hospital.
Trata-se de uma opção de tratamento para desenvolver as funções sensoriais e motoras dos pacientes com TEA e/ou TDAH. E, portanto, melhorar os seus déficits cognitivos.
Durante as pesquisas foram avaliadas 19 crianças com idades entre 9 e 13 anos que apresentavam os dois transtornos. Alguns receberam a experiência do videogame, mas outros receberam uma atividade educacional de reconhecimento de padrões mais tradicional.
Dessa forma, os pesquisadores avaliaram as capacidades das crianças participantes de prestarem atenção, de planejarem e completarem tarefas e de memorização.
De forma geral, as crianças responderam bem ao tratamento, permanecendo jogando o videogame quase durante todo o tempo solicitado. Consequentemente, os pesquisadores ficaram satisfeitos, com planos para realizar mais estudos como esse no futuro, em proporções maiores.
Ainda que não haja cura para os transtornos, os tratamentos alternativos para pessoas com atrasos no desenvolvimento trazem muitos benefícios, e, portanto, mais pesquisas como essa devem ser incentivadas, também em nosso país, como forma de proporcionar aos pacientes o alívio dos sintomas e uma rotina de vida melhor.
Aprenda mais sobre tratamentos
Além desses tratamentos alternativos para pessoas com atrasos no desenvolvimento, existem outros que podem ajudar crianças diagnósticas a se desenvolverem.
Aprender mais sobre a Análise do Comportamento Aplicada pode ajudar muito a colocar em prática e trabalhar os tratamentos, atuando em benefício e desenvolvimento de pessoas com atraso no desenvolvimento.
Se você é pai/mãe, professor ou tem interesse em trabalhar como analista do comportamento, clique aqui e conheça mais sobre os cursos que oferecemos no IEAC sobre a Análise do Comportamento.