Diante do momento em que vivemos, aprender como lidar com o aprendizado na quarentena se torna essencial tanto para pais, quanto para escolas e até terapeutas.
Com as crianças e os pais em casa, muitas escolas têm aderido ao ensino à distância. Algumas enviam pequenas aulas em vídeo, outras mandam roteiros com tarefas e atividades que os pais podem aplicar…
Mas, para os pais, isso é muito difícil. Afinal, os pais não tem essa formação para poder ajudar às crianças e tem também o fator do tempo que não sobra para mais essa tarefa que demanda tempo e concentração. Precisamos nos lembrar que, embora os pais estejam em casa, a grande maioria deles estão trabalhando e precisam assumir outras funções e tarefas em casa também.
Esse é um momento difícil, mas eu estou aqui para te ajudar e apresentar algumas soluções.
Como a ausência da escola afeta o desenvolvimento da criança
No caso da educação infantil, as crianças passam a sentirem falta da rotina, do contato com os amigos, da proximidade com a professora/professor. Porém, para os pais é mais fácil conseguir ajudar as crianças em suas tarefas e atividades escolares, pois são conteúdos mais fáceis.
Um conselho que eu dou para esse momento é para que os pais possam aproveitar esse momento o máximo o possível. Como muitas escolas tem enviado conteúdo para ser aplicado em casa, é um momento para os pais estarem atentos a isso.
Ou seja, um momento para você avaliar o que a escola está dando ao seu filho. E também para que você, pai e mãe de criança com desenvolvimento atípico, possa entender como adaptar as atividades para o seu filho.
Um bom aprendizado na quarentena
Para as crianças com desenvolvimento atípico, especialmente que estão entre 2 a 6 anos, que fazem outras terapias e frequentam a escola, esse momento em casa é muito importante e uma excelente oportunidade para uma terapia intensiva.
Muitas crianças nos EUA, de até 6 anos, não frequentam o ambiente escolar nos primeiros anos pós-diagnóstico justamente para fazer uma terapia intensiva para que elas possam adquirir pré-requisitos para ir à escola posteriormente.
Isso porque essas crianças precisam de intervenção, para que possam trabalhar comportamentos que estão em atraso. Por exemplo, ensinar a criança à pedir, que é uma habilidade base.
Esses comportamentos fundamentais podem ser ensinados de forma intensiva nesse momento para que seu filho consiga sair dessa quarentena com um salto de aquisição de habilidades.
Então, sim. É possível que durante a quarentena você consiga aproveitar esse tempo para ajudar no desenvolvimento da sua criança, mesmo que ela não esteja indo para a escola.
Terapia é serviço essencial?
Uma coisa é fato: os terapeutas não podem deixar as crianças sem intervenção. Uma criança sem intervenção pode começar a perder habilidades, coisas que foram previamente ensinadas. Ela deixa de emitir respostas, o repertório de comportamentos que ela tinha adquirido começa a ser perdido.
Mas, obviamente, não dá para continuar oferecendo as terapias da mesma forma que antes. Porém, existem algumas soluções.
Por exemplo, você pode oferecer online orientações aos pais sobre o que fazer e como fazer para auxiliar no desenvolvimento da criança nesse momento. Isso deve ser levado em conta pela realidade dessa família, o tempo disponível que os pais têm para isso e sua capacidade de ajudar.
Em termos práticos, é necessário que o terapeuta organize suas possibilidades dentro desse cenário. Por exemplo, para algumas crianças mais velhas é possível fazer sessão por vídeo-conferência.
Uma das soluções é o atendimento domiciliar, tomando todos os cuidados necessários. Manter o atendimento em seu consultório, sem sala de espera e se você conseguir fazer higienização do ambiente entre um atendimento e outro
Outra solução, é oferecer um atendimento domiciliar, onde você vai até a casa dessas crianças – contando que tome todos os cuidados necessários.
Além disso, dependendo do estado em que você vive e quais são as medidas restritivas para sua atuação, você também pode oferecer atendimento no consultório desde que tome cuidados. Por exemplo, não ter sala de espera e desinfectar tudo entre um atendimento e outro.
Se você quiser saber mais sobre aprendizado na quarentena e o que você pode fazer e oferecer nesse momento à crianças, assista essa aula completa:
Como está sendo o aprendizado na quarentena para a sua criança? E quais são os maiores desafios que você está enfrentando?