O que são os transtornos no neurodesenvolvimento?
Os transtornos do neurodesenvolvimento são um grupo de condições que têm início no período de desenvolvimento infantil.
Quando falamos de desenvolvimento infantil, estamos nos referindo ao desenvolvimento de habilidades de diversas áreas: linguagem, comunicação, motora, sensorial, socioemocional, acadêmica…
Esses transtornos normalmente são identificados pelos pais e profissionais até os 6 anos de idade. No caso do autismo, por exemplo, hoje já é possível realizar o diagnóstico aos 18 meses de idade.
Normalmente, esses transtornos ficam bem evidentes quando a criança entra na fase escolar, já que diversas habilidades são trabalhadas na escola e demandas maiores são cobradas, além do fato de que as crianças passam muitas horas do dia no ambiente escolar.
Classificação dos transtornos do neurodesenvolvimento
As classificações dos transtornos do neurodesenvolvimento constam no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), elaborado pela Associação Americana de Psiquiatria (American Psychiatric Association – APA).
O DSM-5 lista diferentes categorias de transtornos mentais e critérios para diagnosticar esses transtornos.
Para atuar com pessoas com atrasos do neurodesenvolvimento, os profissionais seguem os critérios diagnósticos e as especificações dos transtornos que constam nesse manual.
Os transtornos do neurodesenvolvimento, que fazem parte dos transtornos mentais, são classificados em 7 tipos, de acordo com o DSM-5:
- Deficiências Intelectuais
- Transtornos da Comunicação
- Transtorno do Espectro Autista (TEA)
- Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)
- Transtornos Específicos de Aprendizagem
- Transtornos Motores
- Outros Transtornos do Neurodesenvolvimento
Tratamento dos transtornos do neurodesenvolvimento
A decisão sobre o tratamento mais adequado para uma criança com atraso no neurodesenvolvimento é algo que compete aos pais, juntamente com os profissionais especialistas.
Essa decisão deverá levar em consideração uma intervenção que possa ensinar novas habilidades e elaborar programas de ensino para obter resultados mais eficazes, com base sempre nas necessidades particulares de cada criança.
Esses programas de ensino deverão ser escritos de forma bem clara e detalhada, de forma que qualquer pessoa que os leia possa realizar o programa e assim tornar o ensino mais intensivo.
Além disso, a intervenção deverá envolver a coleta de dados, para que seja possível avaliar o progresso da criança, se o ensino está sendo bem-sucedido e se haverá necessidade ou não de fazer mudanças no curso da intervenção.
É extremamente importante buscar profissionais especialistas em transtornos do neurodesenvolvimento para o atendimento das necessidades específicas desta população.
Alguns profissionais optam por fornecer um diagnóstico de atraso global do desenvolvimento em vez de um diagnóstico mais específico do atraso do neurodesenvolvimento.
O diagnóstico de atraso global do desenvolvimento é dado para crianças com menos de 5 anos de idade quando está sendo feita uma investigação sobre o nível do atraso.
Para obter um diagnóstico mais preciso, o ideal é buscar profissionais que estejam focados nos transtornos do neurodesenvolvimento.
Profissionais mais generalistas e que não apresentam tanto domínio dos atrasos do neurodesenvolvimento dificilmente fornecerão diagnósticos mais precisos.
E um diagnóstico menos preciso poderia atrasar o início da intervenção, o que seria negativo para o desenvolvimento da criança.
O ideal é iniciar a intervenção assim que os primeiros atrasos forem identificados, afinal a intervenção precoce é a melhor alternativa para garantir o desenvolvimento contínuo da criança, bem como uma vida mais saudável, independente e autônoma.
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