Para podermos falar sobre as operações motivadoras é importante entender melhor do que se trata o comportamento Verbal, que é uma teoria que está inserida dentro da ciência da Análise do Comportamento, e foi trazida por Skinner em seu livro de 1957.
Comportamento verbal é qualquer comportamento que seja especificamente reforçado por outra pessoa. Dessa forma, qualquer comportamento que afete o ambiente do ouvinte é potencialmente um comportamento verbal.
Ao falarmos sobre indivíduos com autismo, entendemos que seus maiores problemas são apresentados justamente na comunicação e na interação social. Portanto, são os comportamentos verbais.
A importância do comportamento verbal
A abordagem de comportamento verbal traz uma melhor compreensão do papel das operações motivadoras, da função da linguagem (ou seja, por qual motivo nos comunicamos), e dos diferentes tipos de ambientes de ensino disponíveis para nós influenciam no desenvolvimento do comportamento verbal.
De acordo com Skinner, o significado de uma palavra vai ser definido pela sua função, e não sua forma e categoria.
A partir disso, então, entendemos que existe uma diferença entre a Função e a Topografia. Ou seja, a Forma do comportamento.
Na ABA, entendemos que o que é mais importante é a função.
Por exemplo, quando uma criança se joga no chão, o “se jogar no chão” é justamente a forma do seu comportamento. A função, no entanto, é entender o motivo pelo qual ela se jogou no chão.
Para entender isso melhor, vamos pensar sobre como a palavra ‘suco’ pode ter diferentes significados dependendo das condições nas quais a pessoa aprendeu a falar.
Por exemplo:
- Você pode falar suco porque você está com sede e quer beber suco;
- Ou, porque você está vendo um suco fora do lugar em que ele deveria estar;
- E você ainda pode falar ao apontar a figura de um suco se alguém pede para apontar uma bebida.
Ou seja, a palavra ganha significado diferente de acordo com as condições em que elas são ditas.
E, para entender essas condições, é importante analisar através da análise ABC, uma sigla em inglês que significa antecedente, comportamento e consequência. Desse modo, é importante analisar tudo que ocorreu antes do comportamento acontecer e depois.
Comportamento verbal e linguagem
Quando falamos de desenvolvimento de comportamento verbal o que a gente sempre mais espera e deseja é sempre a fala.
Mas sabemos que muitas vezes é difícil para crianças autistas terem essa forma de comportamento verbal em seu repertório.
Por isso, nosso foco é maior em começar a ensinar a importância e da linguagem e do comportamento verbal e não se preocupando tanto com a forma com que ele ocorre, que pode ser, por exemplo, ao fazer um sinal, se comunicando com troca de figuras, escrevendo/digitando e etc.
Operantes verbais
Ao estudar a linguagem, o Skinner a separou em diversos pedaços, interpretando a função de cada área da linguagem e chegou a algumas conclusões quanto ao seu uso.
Dessas conclusões surgiram os seguintes operantes verbais:
- Mando;
- Tato;
- Receptivo;
- Função, característica, classe;
- Imitação;
- Intraverbal;
- Ecoico;
- Textual;
- Escrita.
Entre todos esses, para explicar melhor sobre os operantes verbais, falaremos mais sobre o Mando, que significa pedido.
Operações motivadoras: o mando
Toda vez que eu quero descobrir qual é a função de um comportamento verbal – qual é a função daquela frase, palavra, do que foi dito – eu preciso fazer uma análise funcional.
Quer dizer que você vai fazer uma analise de antecedente, comportamento e consequência, a relação ABC.
Dentro do mando, o antecedente é a vontade, desejo ou necessidade de algo que são a operações motivadoras que gera o comportamento de pedir e a consequência de obter.
A operação motivadora é uma condição ou estado físico que altera o valor de um reforçador e que altera a frequência de comportamentos que foram reforçados no passado.
O que isso significa?
As operações motivadoras produzem antecedentes que mudam o valor do reforçador naquele momento. Para exemplificar, vamos usar o chocolate como reforçador.
Se você está privado de comer chocolate durante uma semana, ele passa a ganhar mais valor como reforçador por causa da privação.
Entender o conceito de operações motivadoras e conseguir capturar a motivação do individuo com que estamos trabalhando, que possuem interesse restrito, o que dificulta capturar a motivação, é essencial.
Por isso, para capturar a motivação e entende-la, é necessário recorrer à observação e avaliação de preferencias para descobrir o que é reforçador ou não e o que é um possível reforçador.
Assim, você consegue pensar no que o individuo está motivado e o que ele pode fazer para ganhar acesso, capturando a motivação para criar um ambiente para aprendizagem.
Tratamos de explicar mais detalhadamente o mando justamente porque ele é o único operante verbal que irá beneficiar diretamente aquela criança. Por isso, é por onde começa a ensinar a criança.
Quando você ensina a criança a pedir o que ela quer, você precisa entender de operações motivadoras e como capturar a motivação da criança.
O comportamento verbal e os operantes verbais é um tema muito denso e necessário dentro da ABA, sendo preciso bastante estudo e conhecimento aprofundado. Aqui no IEAC, fornecemos cursos dessa área. Clique aqui para conhecer mais!