Quem faz ABA? O que faz o analista do comportamento?

Receba nossos conteúdos exclusivos

Intervenção baseada em Evidência Científica

Sumário

Nos últimos anos houve um enorme aumento de pessoas procurando serviços para crianças com atraso no desenvolvimento. Além disso, houve também uma crescente no diagnóstico de TEA. Consequentemente, há uma enorme procura, por parte dos pais, em profissionais analistas do comportamento. Mas não é incomum acabar ouvindo a pergunta “quem faz aba?”.

Quem faz ABA? O que faz o analista do comportamento?

Quem faz ABA? Grande valorização do mercado

Você já pode imaginar a enorme valorização que o mercado teve. Uma grande procura por quem faz ABA, um enorme número de profissionais – de diversas áreas! – buscando se especializar.

Mas, em meio a todo esse fluxo de conhecimento, surgem inúmeras dúvidas. Pais que já começaram a aplicar ABA e buscam por profissionais para integrar, ou pais que estão ouvindo falar pela primeira vez nessa sigla. Pais que tem determinados medos e inseguranças e não fazem ideia de como funciona.

Que tal esclarecermos algumas coisas sobre o que é a ABA e quem faz ABA?

ABA: Análise do Comportamento

ABA é a sigla em inglês Applied Behavior Analysis, traduzindo: Análise Aplicada do Comportamento. A ABA é uma a ciência que estuda o comportamento humano e é aplicada de forma que se baseia em princípios e estratégias.

Em 1913 John Watson trouxe a premissa de que todo comportamento é controlado por eventos do ambiente. Em seguida veio B. F. Skinner (que hoje é considerado o pai da Análise do Comportamento) e clarificou dizendo que o comportamento controla a futura ocorrência do comportamento.

O início da popularização da ABA

A ABA ficou amplamente conhecida quando, em 1987, Dr. Ivar Lovaas publicou um estudo com um grupo de 59 crianças autistas, examinando a melhor maneiras das mesmas aprenderem.

Nesse estudo ele descobriu que o grupo de 19 crianças que receberam 40 horas por semana de atendimento um para um de Terapia ABA tiveram melhores avanços.

Desse grupo aproximadamente 47% se tornaram indistinguíveis de seus pares da mesma idade numa sala de 1 ano. Esse estudo foi o primeiro que deu esperanças as famílias de crianças autistas sobre o desenvolvimento das mesmas.

Quem faz ABA?

Primeiro ponte necessário ter em mente é quem não existe isso de “quem faz ABA” justamente porque ABA não é algo que se faz.

Pois, a ABA é um conjunto de princípios e técnicas a qual usamos para ensinar novos comportamentos a uma criança.

“… a interação do organismo com o ambiente que é caracterizada por uma mudança considerável num período de tempo…e que resulte numa mudança mensurável de comportamento em pelo menos um aspecto do desenvolvimento.

Johnston e Pennypacker.

Então, sendo clara e objetiva, comportamento é  pintar, colar, recortar, escrever, ler e muito mais. Portanto “coisas” feitas na escola são comportamentos? Portanto, começa a ficar claro que ABA e escola são coisas que combinam.

Métodos, metodologia e ABA

“Os termos método e metodologia, conceitualmente, possuem determinadas diferenças. A palavra método está ligada a caminho, modos de proceder a fim de atingir determinado objetivo. Já o termo metodologia representa uma ciência cujo objetivo está ligado ao estudo do método. Em outras palavras representa um campo de estudo que visa buscar os melhores métodos a fim de que se produza o conhecimento.”

Fonte:
(https://www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/38219/metodo-e-metodologia).

Se eu disser que ABA é um método estarei dizendo que é um caminho fechado, uma fórmula pronta, receitinha de bolo. Mas, a intervenção ABA não faz isso, pois são um conjunto de princípios, procedimentos que usarei avaliando caso a caso.

Concluindo ninguém faz ABA. Vamos disseminar o conhecimento, e fazer o uso da metodologia com responsabilidade e de forma correta, afinal nossas crianças merecem.

Quer conhecer mais sobre ABA e a profissão de Analista do Comportamento? Clique aqui!