Terapia comportamental ou medicação: Qual a melhor alternativa?

Receba nossos conteúdos exclusivos

Intervenção baseada em Evidência Científica

Sumário

A terapia comportamental está relacionada com a utilização dos princípios, das técnicas e dos métodos da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) no contexto da aprendizagem.

O acompanhamento das crianças com atraso no desenvolvimento por meio das intervenções baseadas na ABA tem sido cada vez mais difundido por todo o mundo.

Pois, as intervenções ABA permitem a estruturação de um trabalho individualizado e são baseadas em evidências científicas.

Mas, para entender um pouco melhor te explicarei a diferença que existem entre a terapia comportamental e o uso de medicação em crianças autistas.

Como funciona a terapia comportamental

A terapia comportamental aborda comportamentos problemáticos específicos, por meio da previsibilidade, do estabelecimento de uma rotina e do reforço positivo.

Estudos apontam que crianças diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresentam melhoras significativas e rápidas quando são tratadas por meio da terapia comportamental, em vez de medicações.

terapia comportamental ou medicação?

Apesar de o uma uso de medicações parecer forma de tratamento mais simples e rápida, pesquisadores descobriram que a terapia de modificação do comportamento é mais eficaz.

Um estudo sobre isso foi realizado na Universidade Internacional da Flórida, nos Estados Unidos, com 146 crianças de 5 a 12 anos de idade, diagnosticadas com TEA.

Metade das crianças recebeu uma dose baixa de medicação. Então, a outra metade não recebeu medicação. Mas seus pais passaram a usar técnicas da terapia comportamental.

As conclusões desse estudo indicaram que as crianças que começaram com a modificação comportamental apresentaram melhores resultados do que aquelas que começaram com medicação.

Portanto, iniciar com a terapia comportamental logo após o diagnóstico do transtorno é definitivamente mais eficiente em termos de custo e de resultados, mesmo que posteriormente seja introduzida a medicação.

Se qualifique na Análise do Comportamento

Se você tem interesse em trabalhar com ABA, ou é pai de uma criança com atraso no desenvolvimento e deseja aprender formas de ajudar seu filho, conheça nossos cursos.

terapia comportamental
via GIPHY

Pois, aqui no IEAC oferecemos diversos cursos e treinamentos, desde profissionais da área da saúde, da educação, psicologia até pais que buscam auxiliar os filhos e se envolverem mais.

Portanto, clique aqui e conheça nossas opções de cursos para você!