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Modelos de Intervenções Comportamentais de Desenvolvimento Naturalistas – NDBIs para Autistas

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Intervenção baseada em Evidência Científica

Sumário

Os Modelos de Intervenções Comportamentais de Desenvolvimento Naturalistas – NDBIs combinam Análise do Comportamento Aplicada (ABA) com psicologia do desenvolvimento, fornecendo estratégias eficazes para crianças autistas. Este artigo detalha seis desses modelos, explorando seus criadores, histórico de desenvolvimento e componentes principais, e como eles apoiam o desenvolvimento de habilidades sociais, comunicativas e emocionais.

Criança autista de dois anos montando peças de um quebra-cabeça, ilustrando a aplicação prática de métodos de ensino naturalistas como descrito no artigo sobre Modelos de Intervenções Comportamentais de Desenvolvimento Naturalistas - NDBIs.

Modelos de Intervenções Comportamentais de Desenvolvimento Naturalistas – NDBIs

Os Modelos de Intervenções Comportamentais de Desenvolvimento Naturalistas – NDBIs combinam Análise do Comportamento Aplicada (ABA) com psicologia do desenvolvimento, fornecendo estratégias eficazes para crianças autistas. Este artigo detalha seis desses modelos, explorando seus criadores, histórico de desenvolvimento e componentes principais, e como eles apoiam o desenvolvimento de habilidades sociais, comunicativas e emocionais.

  1. Tratamento de Respostas Pivotais (PRT)

Criado por Robert Koegel e Laura Schreibman nos anos 1970, o PRT é um dos principais Modelos de Intervenções Comportamentais de Desenvolvimento Naturalistas – NDBIs. Ele foca no desenvolvimento de “respostas pivotais” que são habilidades centrais afetando uma ampla gama de comportamentos.

  1. Ensino Incidental

Desenvolvido por Hart e Risley na década de 1960, o Ensino Incidental é outro exemplo eficaz dos Modelos de Intervenções Comportamentais de Desenvolvimento Naturalistas – NDBIs. Ele capitaliza sobre os interesses da criança autista dentro do ambiente natural, utilizando momentos espontâneos para ensinar habilidades linguísticas.

  1. Ensino Milieu Aprimorado (Enhanced Milieu Teaching – EMT)

Como parte dos Modelos de Intervenções Comportamentais de Desenvolvimento Naturalistas – NDBIs, o EMT foi desenvolvido por Ann Kaiser e Melissa Hemmeter na década de 1980. Ele foca na melhoria da linguagem e comunicação dentro de contextos naturais de ensino.

  1. Modelo Denver de Intervenção Precoce (ESDM)

O ESDM, criado por Sally Rogers e Geraldine Dawson em 1981, integra técnicas de ABA em um ambiente lúdico e interativo. Este modelo é uma implementação significativa dentro dos Modelos de Intervenções Comportamentais de Desenvolvimento Naturalistas – NDBIs, promovendo habilidades sociais, linguísticas e cognitivas em crianças autistas pequenas.

  1. Modelo Jasper

Desenvolvido por Connie Kasari nos anos 2000, o modelo Jasper é uma parte crucial dos Modelos de Intervenções Comportamentais de Desenvolvimento Naturalistas – NDBIs. Ele foca na promoção da atenção conjunta, brincadeira simbólica e regulação emocional.

  1. Projeto Impact

O Projeto Impact, desenvolvido por Brooke Ingersoll em 2005, complementa a gama de Modelos de Intervenções Comportamentais de Desenvolvimento Naturalistas – NDBIs, concentrando-se na educação dos pais para melhorar suas habilidades como facilitadores da comunicação de seus filhos autistas.

Conclusão

Cada um destes modelos de intervenção oferece abordagens distintas e eficazes para o desenvolvimento de crianças autistas, destacando a importância de um ensino que é integrado, naturalista e centrado na criança.

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