Ao receber o diagnóstico do filho e serem indicados para realizar a intervenção ABA, muitos pais podem ficar em dúvida. Afinal, por que a intervenção ABA? Por que você deveria escolher esse tipo de invenção para seu filho? Por que há tantas pessoas falando sobre a Análise do Comportamento Aplicada?
Quanto menos você conhece sobre o assunto, mais assustadoras essas perguntas parecem ser. Por isso vou te responder com base em minha experiência por que a intervenção ABA foi minha escolha após o diagnóstico do meu primeiro filho.
Por que a intervenção ABA foi o melhor caso?
O que fez com que eu escolhesse a intervenção ABA foi simples. O neuropediatra indicou! Ele não me explicou os fundamentos, nem por que essa seria a melhor opção. Na verdade, apenas me disse que era assim que tinha que ser.
Foi um período complicado, porque alguns profissionais não me disseram nada sobre ABA. Outros, no entanto, falaram que meu filho ainda era muito novo para a intervenção.
Ao sair dos vários consultórios que passamos no período de diagnósticos, eu fui para o Google.
Eu fui em busca de toda a informação e me parecia que o tal do ABA era o melhor caminho mesmo. Eu levei um tempo para chegar a essa conclusão, mas estudando, lendo, buscando sobre Análise do Comportamento desde o dia 1 de diagnóstico.
Por que a intervenção ABA é a mais indicada?
É uma intervenção validada cientificamente. Mas o que será que é algo cientificamente comprovado? Eu coloquei aqui um link para que vocês possam ler com mais detalhes. O que é algo cientificamente comprovado?
Mas, resumidamente é algo que houveram várias pesquisas, com grande rigor. Além disso, foi publicado em jornais científicos, é necessário que haja um experimento descrito para que possa ser considerado científico.
A Análise do Comportamento é uma ciência que possui estudos de experimentos usando Intervenção ABA para crianças autistas e outras desordens de desenvolvimento, desde 1960 (data retirada da Autism Speaks, Applied Behavior Analysis – ABA).
Portanto nós já temos de longa data pesquisas, descrições de experimentos, com análises de resultados mostrando os benefícios da Intervenção ABA.
Temos ainda dois jornais científicos sobre ABA, o JABA (Jornal de Análise do Comportamento Aplicada – Já Traduzido), o JEAB (Jornal de Análise Experimental do Comportamento – Já Traduzido).
No Brasil, como em qualquer ciência temos publicações científicas, as quais são resultados de pesquisas feitas dentro das Universidades e que são publicadas. E essas pesquisas só são publicadas ao passar por um crivo exigente de profissionais da área. Por sua vez, esses profissionais também para estarem nesta posição passaram por um crivo de seleção exigente, com titulações específicas, experiências, produções científicas deles próprios.
Ou seja, nós temos diversos estudos comprovando sua eficácia. Existe uma comunidade científica em torno dessa ciência (estou dizendo independente do Brasil, a nível de mundo). Mas no Brasil dentro de respeitadas universidades (UNB, UFSCAR, USP, dentre outras), existem muitas pesquisas em torno da Análise do Comportamento.
Aprenda também!
Agora que você já entendeu a seriedade da ABA como ciência, quero te fazer uma proposta. Que tal aprender mais sobre o assunto? A ABA é uma ciência que se relaciona com diversas áreas, pedagogia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia…
E, além disso, se você tem uma criança atípica, é essencial também entender mais sobre as intervenções para ajudar no desenvolvimento!
Pois, aqui no IEAC oferecemos cursos e treinamentos de ABA e seus fundamentos e ferramentas para diversas áreas e também cursos específicos para pais! Ficou interessado? Então…