A ABA pode ser integrada com a fonoaudiologia, promovendo ferramentas extremamente úteis para ajudar crianças com atraso no desenvolvimento. Entenda mais sobre ABA com fonoaudiologia lendo abaixo:
Os fonoaudiólogos são profissionais ideais para serem incluídos na equipe da ABA, uma vez que seus membros estão focados em fornecer um ensino eficaz e eficiente, em grande parte voltado para a aquisição da fala e linguagem.
Provavelmente, a questão mais importante é entender o que torna uma abordagem da Análise Aplicada do Comportamento (ABA) diferente da abordagem instrucional mais tradicional.
Muitas pessoas já ouviram o termo “ABA”, mas não têm certeza do que significa ou o que ABA envolve. Antes de falamros sobre
O que significa ABA?
ABA significa Análise do Comportamento Aplicada.
Vamos explicar detalhadamente isso…
Em primeiro lugar, aplicado significa simplesmente que, como analistas do comportamento, selecionamos comportamentos socialmente significativos para ensinar (linguagem, leitura, brincadeiras e habilidades de lazer, seguir instruções e assim por diante) e que usamos princípios analíticos do comportamento para ensinar esses comportamentos.
O termo comportamento refere-se a respostas (metas de ensino) que podemos observar e medir para que possamos rastrear quando ocorrem.
Dessa forma, sabemos se esses comportamentos importantes estão aumentando como resultado do nosso ensino.
Não é possível observar e medir termos difusos como comunicação ou organização, a menos que descrevamos o que queremos dizer com esses conceitos.
É possível, no entanto, observar e medir comportamentos concretos, como quando uma criança pede suco ou cumprimenta 3 colegas pelo nome ou coloca todos os brinquedos em uma caixa de brinquedos, por isso temos o cuidado de definir metas de ensino muito especificamente.
Finalmente, para solucionar dificuldades de aprendizagem, usamos a análise para observar o efeito das condições ambientais que ocorrem em torno de um determinado comportamento alvo.
Como analistas do comportamento, olhamos para os eventos antes da resposta, como instruções e prompts, e as consequências que ocorrem após a resposta, como elogios, brinquedos, comestíveis ou acesso a atividades.
Quando sabemos o que acontece no ambiente antes e depois que a criança responde de alguma forma, temos uma ideia melhor sobre como fortalecer as respostas que gostaríamos de aumentar. Também temos mais informações sobre como ensinar comportamentos novos e mais apropriados para substituir alguns que podem ser menos desejáveis.
Como funciona o programa ABA com fonoaudiologia?
O objetivo geral de um programa ABA baseado no idioma é equipar os alunos que não estão aprendendo atualmente com instrução especializada (geralmente 1:1) para que possam adquirir as habilidades necessárias para ter sucesso em ambientes de sala de aula mais típicos.
Então, o objetivo é reduzir gradualmente ou eliminar o suporte individualizado.
Em outras palavras, estamos ensinando às crianças as habilidades básicas de que precisam para responder de forma precisa e adequada em um ambiente de grupo, habilidades que as crianças com desenvolvimento mais típico já possuem quando entram no jardim de infância.
Qual é a diferença entre um programa ABA e uma instrução típica?
Se forem cuidadosamente projetadas, essas salas de aula baseadas na linguagem são únicas de várias maneiras:
- Um compromisso com o ensino baseado em evidências significa que os provedores estão usando métodos que se mostraram eficazes por meio de pesquisas científicas publicadas;
- A tomada de decisão baseada em dados depende da coleta de dados diários e da análise de variáveis de aprendizagem para orientar o ensino e a seleção de novos alvos;
- Técnicas de aprendizado sem erros são usadas para promover a aquisição rápida de habilidades. Isso envolve solicitar e reforçar as respostas corretas antes que ocorram erros. Por exemplo, ao ensinar uma criança a nomear a imagem de um cavalo, o terapeuta pode perguntar “O que é isso?” e então indique “cavalo” antes que o aluno dê uma resposta incorreta. Os prompts podem ser apagados conforme apropriado;
- A instrução intensiva e individualizada oferece oportunidades de prática repetida e reforço de habilidades a cada dia;
- A linguagem expressiva é ensinada nas 4 funções básicas e importantes da linguagem de solicitar, rotular, repetir e conversar.
- Os procedimentos de generalização são usados para garantir que as respostas aprendidas sejam usadas amplamente nas funções, configurações, situações e pessoas da linguagem;
- Consequências positivas, com base na motivação atual do aluno, são sistematicamente usadas para maximizar o aprendizado.
É assim que você pode integrar ABA e fonoaudiologia em sua prática, pois os fonoaudiólogos com experiência nessas 7 áreas são altamente valiosos para os programas ABA.
Quer trabalhe na sala de aula ABA ou em um ambiente de terapia separado, um terapeuta com essas habilidades se traduz em duplo benefício para o aluno, uma vez que toda a sua instrução será igualmente focada nessas áreas altamente eficazes.
Freqüentemente, os fonoaudiólogos que trabalham em programas ABA são solicitados a pesar nas decisões sobre a seleção de um modo de comunicação apropriado para um aluno.
Embora a fala seja de longe a escolha mais desejável (é rápida, fácil, acessível e barata), alguns alunos podem não adquirir a fala vocal facilmente e, portanto, outros sistemas de comunicação devem ser considerados.
Duas das alternativas mais comuns são a linguagem de sinais e a comunicação por imagem.
De uma perspectiva comportamental, há prós e contras para cada um deles e nenhum sistema deve ser recomendado no atacado para salas de aula inteiras, mas, ao contrário, deve ser cuidadosamente determinado de acordo com seus benefícios para cada aluno.
Se você deseja integrar a ABA com fonoaudiologia em sua prática, é importante estudar discussões sobre as vantagens e desvantagens da linguagem de sinais e sistemas de comunicação por imagem, especialmente.
Para fonoaudiólogos orientados para o comportamento, há uma série de outros recursos para verificar.
Para avaliação e ensino do currículo relacionado ao idioma, existem muitos recursos e materiais interessantes a serem estudados, como:
- The Verbal Behavior Milestones Assessment and Placement Program: The VB-MAPP by Mark L. Sundberg
- Teaching Language to Children With Autism or Other Developmental Disabilities by Mark L. Sundberg and James W. Partington
- Assessment of Basic Language and Learning Skills by James W. Partington and Mark L. Sundberg
- The Verbal Behavior Approach: How to Teach Children With Autism and Related Disorders by Mary L. Barbera
Dentro da ABA, utilizando um protocolo chamado VB-MAPP, que serve para ajudar a desenvolver a comunicação funcionam em pessoas com atraso no desenvolvimento.
Este protocolo tem sido usado por muitos profissionais que desejam integrar a ABA com fonoaudiologia em sua prática profissional. Conheça o nosso treinamento “Entendendo o Protocolo VB-MAPP, da avaliação à intervenção”, se deseja estudar mais sobre a ABA com fonoaudiologia.
Referência Bibliográfica
Integrating ABA and Speech Pathology, por Barbara Esch, PhD, BCBA, CCC-SLP Esch Behavior Consultants, Inc e Elizabeth G. Dyer, MA, CCC-SLP. Publicado em ASAT (Association for science in autism treatment).