Tratamento dos Transtornos do NeuroDesenvolvimento

Receba nossos conteúdos exclusivos

Intervenção baseada em Evidência Científica

Sumário

Para falar sobre o tratamento dos Transtornos do NeuroDesenvolvimento, devemos lembrar que um bom tratamento exige sempre a preparação de um Plano Inicial de Tratamento, o chamado PIT, que deverá ser elaborado pelo médico especialista.

O tratamento deverá ser realizado após a análise do paciente ou aluno, da sua família, dos seus comportamentos e dos sinais que ele apresenta.

Dentre as informações que deverão constar no PIT, está a informação psicoeducacional, que estabelece a carga horária com as terapias e as especialidades abordadas. Ela estabelece também o uso do tratamento medicamentoso, além do enriquecimento ambiental do paciente.

Além disso, o PIT deverá incluir o coaching parental, a definição e a realização de atividades extras, as atividades físicas, o tratamento e a atenção ao ambiente escolar.

É importante frisar que o tratamento deverá sempre ter como parte importante e presente a terapia multidisciplinar, afinal, a conversa e o diálogo são partes vitais do tratamento do paciente, sendo o tratamento medicamentoso uma parte apenas deste trabalho.

Outro ponto importante é que cada terapia deverá ser realizada de forma individualizada, focando nas características e necessidades particulares de cada paciente.

Terapia ABA no tratamento dos Transtornos do NeuroDesenvolvimento

A Terapia ABA é o tratamento com maior evidência científica, portanto é o mais indicado e mais utilizado para os Transtornos de NeuroDesenvolvimento.

Ela pode ser utilizada para qualquer transtorno do neurodesenvolvimento e para qualquer condição que exija uma intervenção analítico-comportamental.

A Terapia ABA oferece as melhores intervenções com o melhor prognóstico. Para garantir uma melhor efetividade e o desenvolvimento contínuo do paciente ou aluno, o ideal é que o tratamento seja iniciado assim que forem identificados os primeiros sinais do atraso.

Por meio da Terapia ABA, é possível minimizar os comportamentos inadequados, facilitar o processo de aprendizagem e a capacidade de resolução de problemas, e ensinar novas habilidades que sejam essenciais para a realização das atividades de vida diária.

Outras formas de tratamento dos Transtorno de NeuroDesenvolvimento

Além da Terapia ABA, há outras formas de tratamento com potencial para minimizar os sinais dos Transtornos do NeuroDesenvolvimento e garantir aos indivíduos uma melhor qualidade de vida. A seguir, apresentamos algumas delas.

Terapia Ocupacional e Integração Sensorial de Ayres         

Trata-se de um processo neurobiológico, que promove a capacidade de processar, organizar, interpretar sensações e responder de maneira apropriada ao ambiente.

Essa terapia tem como objetivo promover experiências sensoriais, auxiliando o paciente na inibição e modulação da informação sensorial, organizando, assim, o processamento de respostas mais adequadas aos estímulos sensoriais.

Além disso, por meio dessa terapia, é possível promover oportunidades para o desenvolvimento de respostas adaptativas cada vez mais complexas.

Pós GRaduação em Transtornos do Neurodesenvolvimento

Fonoaudiologia

A Fonoaudiologia é uma especialidade que também tem um importante papel no tratamento dos Transtornos do NeuroDesenvolvimento, já que, muitas vezes, o paciente com atraso poderá apresentar dificuldade para desenvolver a fala, a linguagem e estabelecer a comunicação com as outras pessoas.

Caberá ao fonoaudiólogo atuar no desenvolvimento das habilidades de linguagem e, consequentemente, comunicação do paciente, já que essas habilidades são pré-requisitos para o desenvolvimento de outras habilidades.

Psicopedagogia

A presença e atuação do psicopedagogo também é importante no tratamento dos Transtornos do NeuroDesenvolvimento. O objetivo de estudo desse profissional deve ser entendido a partir de dois enfoques: preventivo e terapêutico.

A atividade psicopedagógica tem como objetivos: promover a aprendizagem, contribuindo para os processos de inclusão escolar e social; compreender e propor ações frente às dificuldades de aprendizagem; realizar pesquisas científicas no campo da Psicopedagogia; e mediar conflitos relacionados aos processos de aprendizagem.

Musicoterapia

Por fim, é importante frisar o importante papel da Musicoterapia, que é caracterizada pelo uso profissional da música e de seus elementos como uma intervenção em ambientes médicos, educacionais e cotidianos, com indivíduos, grupos, famílias ou comunidades, buscando otimizar a qualidade de vida do paciente ou aluno e melhorar sua qualidade de vida como um todo.

Sabendo da importância da equipe multidisciplinar no processo diagnóstico e no tratamento dos Transtornos do NeuroDesenvolvimento, da diferença que faz ter profissionais que compreendam o desenvolvimento infantil como um todo e não em processos fragmentados, trazemos uma iniciativa de formação inédita, a Pós-graduação em Transtornos do Neurodesenvolvimento – Do Diagnóstico à Intervenção. Clique aqui e venha você também fazer parte desse time de especialistas.