Possibilidades de Atuação com Transtornos do NeuroDesenvolvimento

Receba nossos conteúdos exclusivos

Intervenção baseada em Evidência Científica

Sumário

Os Transtornos do NeuroDesenvolvimento são um grupo de condições que fazem parte dos transtornos mentais e que têm início no período do desenvolvimento infantil. Muitas são as possibilidades de atuação com Transtornos do NeuroDesenvolvimento.

Esses transtornos podem afetar diversas áreas da vida da criança, prejudicando o desenvolvimento de habilidades que são essenciais para o seu dia a dia, tais como habilidades de linguagem, comunicação, motoras, sensoriais, acadêmicas, socioemocionais e outras.

Profissionais de diferentes áreas e com diferentes formações podem trabalhar com os Transtornos do NeuroDesenvolvimento.

Neste artigo, trazemos as possibilidades de atuação dos seguintes profissionais: psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

Psicólogos: Atuação com Transtornos do NeuroDesenvolvimento

Muitos psicólogos, depois que se formam, demonstram interesse em atuar com pessoas com Transtornos do NeuroDesenvolvimento e buscam especializações com essa finalidade.

Uma das possibilidades de atuação dos psicólogos com essas populações é na área de diagnósticos. Ainda que eles não possam fornecer laudos, já que isso normalmente compete aos médicos, eles podem fornecer psicodiagnósticos ou hipóteses diagnósticas.

Além disso, há neuropsicólogos que apresentam domínio de testes neuropsicológicos, o que pode contribuir muito para avaliar diversas questões diagnósticas relacionadas aos Transtornos do NeuroDesenvolvimento.

Outra possibilidade de atuação dos psicólogos é a realização de Psicoterapia com pessoas de todas as faixas etárias com autismo ou outros Transtornos no NeuroDesenvolvimento.

Além disso, os psicólogos podem trabalhar com a Terapia ABA, que é a intervenção para o autismo com maior evidência científica e que traz melhores resultados para os pacientes.

Pós GRaduação em Transtornos do Neurodesenvolvimento

Pedagogos: Atuação com Transtornos do NeuroDesenvolvimento

Normalmente, os pedagogos são preparados para atuar no ambiente escolar, ensinando habilidades acadêmicas e pedagógicas.

Muitos Transtornos do NeuroDesenvolvimento são identificados no ambiente escolar, já que as crianças passam muitas horas do seu dia na escola e realizam demandas que envolvem o domínio de muitas habilidades de vida diária.

Como muitas habilidades são trabalhadas na escola, é mais fácil identificar quando uma criança apresenta atrasos e não está se desenvolvendo como o esperado e como os seus pares.

Quando isso acontece, cabe aos professores e coordenadores da escola notificar os pais da criança sobre os atrasos identificados para que seja elaborado um plano de ensino adequado para essa criança.

Isso mostra por que é tão importante e necessário que cada vez mais os pedagogos sejam preparados/capacitados para atuar com crianças com Transtornos do NeuroDesenvolvimento.

Fonoaudiólogos: Atuação com Transtornos do NeuroDesenvolvimento

Os transtornos da comunicação são condições que estão classificadas dentro dos Transtornos do NeuroDesenvolvimento.

A Fonoaudiologia desempenha um papel fundamental no tratamento desses transtornos da comunicação, que incluem os atrasos na linguagem, fala, fluência, comunicação social e outros.

Os fonoaudiólogos podem atuar tanto em termos de diagnóstico como de intervenção, sendo a intervenção de autistas uma possibilidade de atuação.

Eles também podem atuar com as deficiências intelectuais, já que um dos critérios diagnósticos dessas deficiências são as habilidades adaptativas e de comunicação funcional.

Os fonoaudiólogos também podem trabalhar com a Terapia ABA, aprender sobre comportamento verbal e fazer uso dos procedimentos da ABA para melhorar a sua prática profissional.

Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais: Atuação com Transtornos do NeuroDesenvolvimento

Dentro dos Transtornos do NeuroDesenvolvimento, estão classificados os transtornos motores.

Alguns desses transtornos motores são: Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação, Transtorno do Movimento Estereotipado, Transtorno de Tique.

A Fisioterapia e Terapia Ocupacional desempenham um papel fundamental no diagnóstico e na intervenção desses transtornos motores.

Cabe aos profissionais dessas áreas atuar no desenvolvimento de habilidades de coordenação motora grossa e fina e outras habilidades motoras junto a pessoas com Transtornos do NeuroDesenvolvimento, como o autismo.

Sabendo da importância da equipe multidisciplinar no processo diagnóstico e da diferença que faz ter profissionais que compreendam o desenvolvimento infantil como um todo e não em processos fragmentados, trazemos uma iniciativa de formação inédita, a Pós-graduação em Transtornos do NeuroDesenvolvimento – Do Diagnóstico à Intervenção. Clique aqui e venha você também fazer parte desse time de especialistas.